Uma das grandes diferenças entre o mundo online e o offline é que o digital tudo pode ser medido e avaliado com precisão. Por isso, se você tem uma loja online, é fácil começar a acompanhar os indicadores de e-commerce para saber como está o desempenho do seu negócio e traçar o seu planejamento estratégico.
O grande segredo está em quais KPIs de e-commerce escolher, pois são esses parâmetros que vão indicar quais medidas devem ser tomadas para o seu negócio. Neste artigo, vamos apresentar algumas métricas para e-commerce. Essas informações vão auxiliar você a entender em profundidade como a sua loja está indo.
Se você deseja entender um pouco melhor sobre KPIs, pode baixar os nossos, com tudo o que precisa saber:
Está pronto para conquistar um sucesso ainda maior com o seu e-commerce? Basta continuar a leitura e implementar os indicadores apontados a seguir!
Pense numa loja física. Quanto mais pessoas entrarem nela para ver os produtos, maiores serão as chances de concluir uma venda, certo? Na loja online não é muito diferente. Assim que você coloca o seu e-commerce no ar, um dos seus objetivos deve ser atrair tráfego para a sua loja.
Além de ter um site responsivo, otimizado e funcional, você precisará trabalhar a divulgação do seu negócio. Por ser uma loja virtual, fará bastante sentido investir em uma estratégia de marketing também digital. Com uma verba modesta, é possível fazer campanhas de anúncios para um público bem segmentado, atraindo o seu perfil ideal de consumidores.
Depois, você deverá monitorar o tráfego que foi atraído para o seu site. No Google Analytics, essa métrica para e-commerce corresponde às “Sessões”. Procure ver, ao longo do tempo, se o seu tráfego está aumentando. Analise também o efeito que as suas ações de marketing estão tendo sobre o público. Com esse acompanhamento, você vai entender quais tipos de ações são mais eficientes para atrair tráfego para o seu e-commerce.
Este é um dos mais importantes — senão o mais importante — dos indicadores de e-commerce. O KPI indica a relação entre as pessoas que visitam a sua loja online e quantas delas efetivamente concluem uma compra.
Fazer o cálculo desse rácio é bastante simples. Basta dividir o número de encomendas pelo número de visitas e multiplicar por 100 para obter o percentual da sua taxa de conversão. A fórmula fica assim:
Conversão (%) = (Encomendas / Tráfego) x 100
Outra forma de monitorar esse indicador de e-commerce é configurando no Google Analytics. Você pode definir uma página específica como uma conversão. Um exemplo é a página de confirmação de pagamento. Assim, terá relatórios automáticos da ferramenta sobre esse KPI.
Segundo uma pesquisa da SmartInsights, a taxa média de conversão para e-commerces é de 2,5%. Assim, caso você ainda não tenha atingido esse número, pode colocar como meta SMART para o seu planejamento estratégico.
Você sabia que é possível automatizar a gestão dos seus resultados? Confira como fazer isso no nosso material que pode ser baixado gratuitamente:
O ticket médio é o valor médio gasto por cliente por compra. Trata-se de um KPI não só de e-commerces, mas de negócios de varejo no geral. Esta métrica para e-commerce é importante, pois nos dá indicação do comportamento do consumidor na sua loja. Quanto maior for o ticket, maiores estão sendo os gastos em pedidos.
Para calcular o ticket médio, você vai precisar saber outros dois fatores, ou seja, o valor do faturamento total e o número de pedidos. Com esses dois números em mãos, basta dividir o primeiro pelo segundo. A equação é bem simples:
Ticket médio = valor total faturado / número de pedidos
Uma forma de promover o crescimento do seu negócio é aumentando o ticket médio. Isso pode ser alcançado de algumas formas diferentes. Você pode, por exemplo, ter produtos mais caros na sua loja online. Ou você pode ter produtos de menor valor e apostar em uma estratégia de ganhar na quantidade de itens que o seu cliente está colocando no carrinho.
Por falar em carrinho, a taxa de abandono de carrinhos é um dos mais importantes indicadores de e-commerce. Esse KPI pode dar indicações bastante valiosas sobre eventuais problemas que podem estar impedindo o seu cliente de concluir a jornada de compras.
Alguns desses problemas podem ser, por exemplo, o frete caro demais ou métodos de pagamento pouco práticos. Uma forma eficiente para melhorar o índice dessa sua métrica é resolver esses problemas no site.
Outra alternativa é recuperar essas pessoas por meio do remarketing. Algumas plataformas de CRM permitem o envio automático de e-mail ao consumidor que abandonou o carrinho. Esse lembrete, às vezes, pode ser o suficiente para a pessoa concluir a compra.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa que compra um item pela internet tem 7 dias para desistir da compra sem justificativas. Muitas lojas online oferecem também um prazo para o cliente realizar trocas, uma vez que a peça pessoalmente pode ser diferente — em tamanho, cor e outros aspectos — de como aparece na tela.
O índice de trocas e devoluções de produtos é um bom KPI para e-commerce, pois pode indicar que a sua loja precisa de melhorias na apresentação dos produtos. Além disso, essas operações geram custos extras para a empresa, portanto, um dos objetivos do seu plano estratégico deve ser reduzir esses índices.
Uma das maneiras mais eficientes para diminuir o número de desistências de compra e de trocas é ser o mais detalhado possível na descrição dos produtos. Se forem roupas ou calçados, invista em uma boa tabela de medidas, cite os materiais, descreva as modelagens. As fotos de boa qualidade e em vários ângulos diferentes são outra boa forma de evitar decepções e as consequentes trocas ou devoluções.
Também vale a pena ter um espaço para reviews de clientes que já compraram aquele item antes. As descrições das experiências de outros consumidores pode ajudar o lead a entender se aquele produto é mesmo o que ele está esperando ou não.
Agora que você já sabe em quais indicadores de e-commerce deve ficar de olho, vai precisar de uma forma eficiente de monitorá-los. Para isso, pode contar com a nossa planilha de acompanhamento de indicadores. Com ela, você vai poder planejar os KPI chave da sua empresa.
A ferramenta também permite ter uma visualização intuitiva dos resultados, tudo em uma mesmo lugar. Isso torna possível enxergar mais facilmente os desvios das metas, para corrigi-las a tempo de alcançar os objetivos propostos. Baixe a planilha gratuitamente:
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