Por que a logística é considerada um processo estratégico?

CONTEÚDO

logística é considerada um processo estratégico
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Você já parou para pensar sobre a importância que um planejamento estratégico bem estruturado tem na sua empresa? Ou por que a logística é considerada um processo estratégico? Então pare alguns minutos e reflita sobre como é a rotina organizacional da sua empresa e como vocês se planejam para que um projeto saia do papel.

O que envolve esse projeto todo? Quais são as etapas que precisam acontecer para que se chegue ao objetivo final da forma esperada? Se questionar e, mais do que isso, entender de fato como caminha seus planos para a empresa é, de fato, necessário.

Afinal, independentemente do ramo em que sua empresa atua ou qual seja o porte dela, criar e executar um bom planejamento estratégico é essencial para garantir o seu sucesso. Mas, você deve estar se perguntando “Como a logística está relacionada ao planejamento estratégico da empresa?”, a gente te explica.

Antes de entendermos exatamente como uma coisa está ligada a outra, vamos dar um passo para trás e entender melhor o que é planejamento estratégico em logística. Esse conceito fala basicamente sobre a análise que uma empresa faz, considerando várias óticas diferentes, sobre os objetivos da empresa e quais ações precisam ser feitas para chegar lá.

Ou seja, o plano estratégico é basicamente o “mapa do sucesso” de uma organização, que pode ser padronizado ou ir mudando conforme as necessidades da empresa e do mercado forem se modificando também. Neste planejamento, estão determinadas informações como: onde queremos chegar e quais estratégias serão feitas para chegar até lá.

Deu para captar o sentido desta estratégia? No artigo de hoje, vamos aprofundar um pouco mais no assunto e te explicar de maneira mais efetiva algumas questões como: qual é o principal objetivo estratégico da função logística ou como a logística está relacionada a esse planejamento estratégico da empresa. Confira!

Por que a logística é considerada um processo estratégico? 

O processo estratégico que envolve a logística de uma empresa é um dos mais importantes dentro da gestão, pois ele otimiza processos e gera resultados mais eficazes e rentáveis para o seu negócio. Além disso, ele permite que as empresas foquem no crescimento e se coloquem em posições mais fortes no mercado.

O que é planejamento estratégico na logística?

logística é considerada um processo estratégico

Aplicando esse conceito na logística de uma empresa, podemos mencionar o impacto que um planejamento estratégico bem estruturado pode fazer, aumentando a eficiência desse negócio e favorecendo toda a sua gestão operacional de maneira geral. E o que isso significa?

Muito simples, com esse plano de ação bem estruturado, as entregas são realizadas dentro do padrão estabelecido pela empresa e faz com que todo o processo, desde a compra de insumos para produção até a entrega do produto final ao cliente, aconteça de maneira eficiente.

Dentro da logística de uma empresa, existe uma enorme amplitude de possibilidades, onde os planos e as ações desempenham papéis importantes na organização. As principais decisões, sejam elas de curto, médio ou longo prazo, são tomadas considerando essa estratégia, que pode ser dividida em dois tipos: o operacional e o tático.

  1. Operacional

O planejamento operacional diz respeito à definição de tarefas, ações e rotinas que cada colaborador terá dentro do dia a dia operacional. E todas essas funções desempenhadas têm um objetivo final, que juntando todos de maneira unificada, chegaremos ao propósito geral da empresa. As atividades táticas contribuem para que estratégias sejam alcançadas.

  1. Tático

Já o planejamento tático consiste em uma estratégia que é repassada, da forma mais simples, para os funcionários, para que eles apliquem até certo ponto, mas não tenham todas as informações táticas do seu plano de ação. A finalidade deste método é simplificar os objetivos da empresa, assim se tem ajuda e sigilo ao mesmo tempo.

No caso deste planejamento, a sua estrutura pode ser dividida entre departamentos ou os gestores determinam atividades específicas para cada grupo de colaboradores que ele mesmo montar.

Um bom exemplo de planejamento estratégico tático é a Perdigão, que decidiu redefinir seus processos logísticos com essa estratégia e, com isso, aumentou 15% do seu número de atendimentos, além de reduzir o atraso com as entregas, de acordo com a Revista Científica Scielo Brasil.

Benefícios de um bom plano estratégico para logística

logística é considerada um processo estratégico

Primeiramente é preciso considerar que para elaborar esse plano de negócios, é preciso reconhecer quais são as necessidades da sua empresa ou percalços futuros que você poderá passar e tentar se planejar para que eles nem cheguem até o seu dia a dia organizacional. Definir estratégias para situações hipotéticas é mais rentável.

Entre vários outros benefícios, esse planejamento é capaz de aumentar a eficiência de um negócio, o que resulta em mais entregas realizadas de forma adequada. Deixando os processos mais eficientes e otimizados. Além deste, vamos te falar sobre outros 3 benefícios que um bom planejamento estratégico pode trazer para a sua organização. Veja!

  1. Redução dos custos operacionais

Esse é o benefício mais claro, pensa com a gente. Se você tem um sistema que te ajuda a otimizar seus processos, facilitar as entregas e controle de dados, consequentemente seus pedidos chegarão aos seus clientes com rapidez e eficiência ainda maiores. O atraso nas entregas pode fazer com que a empresa precise usar mais recursos para finalizar a entrega.

Além da busca por soluções alternativas como terceirizadas ou novas entregas que, também geram custos extras e impactam negativamente no orçamento pré-definido. Lembrando que, com a eficiência vem o aumento da produtividade que, gera custos extras para a empresa conseguir atender a todos os pedidos.

  1. Fidelização de clientes

Um bom plano estratégico também gera impactos que chegam diretamente ao cliente, nas entregas mais especificamente, que são mais pontuais e otimizadas. O que resulta em uma melhor experiência para o cliente e gera a possibilidade de fidelização deste, que ao ser bem atendido pela sua empresa, volta a consumir seus produtos/serviços.

Ao se mostrar uma empresa comprometida em entregar com flexibilidade e qualidade os produtos ou serviços para os seus clientes, os impactos podem ser os melhores para os seus clientes, que esperam não ter que lidar com atrasos ou dificuldades de recebimento de seus pedidos adquiridos.

  1. Vantagem competitiva

Com os custos reduzidos devido a essas estratégias pré-determinadas, a empresa pode investir em outras áreas que têm a mesma importância dentro do contexto empresarial, como o automação de processos, por exemplo.

Além disso, a economia desses gastos extras gera uma diferenciação da sua empresa diante das demais. Como o Walmart, por exemplo, que têm buscado ser responsável pelo transporte dos próprios itens, sem buscar terceirizadas ou transportadoras externas, o que melhora a qualidade e padroniza essas entregas de forma geral.

Composição do planejamento estratégico

Agora vamos falar sobre algumas dicas que podem te ajudar a planejar uma estratégia logística de qualidade e o que você pode fazer para tornar a logística um fator estratégico do negócio. Lembre-se que, cada negócio é único, então veja o que pode servir para a sua empresa, quais suprirão às suas necessidades atuais e aplique-as.

  1. Trabalhe com fornecedores/parceiros confiáveis

Pode parecer meio óbvio, mas é uma dica essencial para se manter um negócio funcionando bem e é uma das etapas de criação do seu planejamento estratégico. A confiança desses fornecedores é importante pois, muitas vezes será necessário pedir um suporte desses parceiros ou uma atenção especial em algum pedido específico.

Para definir seus fornecedores analise algumas informações como:

  • custo-benefício dos produtos;
  • qualidade da logística de transporte;
  • compromisso desse fornecedor;
  • busque referências;
  • veja a possibilidade de fazerem contratos menores inicialmente.

Para evitar transtornos como atrasos na entrega, diferença na qualidade do produto ou até mesmo golpes de transportadoras e fornecedores, busque empresas que tenham alguma referência no mercado e, mesmo assim, acompanhe diretamente cada passo do seu produto desde o pedido dos insumos, até a saída da empresa para o cliente final.

  1. Integre processos internos com externos

Esse tópico demonstra com clareza o conceito de qual o principal objetivo estratégico da função logística, a integração de setores, processos, operações e colaboradores com um objetivo em comum: chegar ao resultado pré-determinado pela empresa.

Para que essa integração seja possível, um sistema que relacione essas áreas é essencial, já que estimula a comunicação eficaz, clara e ampla entre todos os profissionais da empresa. Essa fluidez durante o dia a dia organizacional, traz grandes vantagens na hora de planejar futuras ações estratégicas para o seu negócio.

  1. Trabalhe com indicadores de performance

Mesmo que você tenha um bom planejamento e etapas estratégicas bem definidas, é preciso trabalhar com ferramentas de monitoramento que apontem dados e resultados obtidos a cada processo finalizado na empresa. Alguns indicadores de performance podem te ajudar a controlar alguns dados, como:

  • percentual de entregas;
  • tempo de espera no atendimento;
  • despesas com combustível;
  • valor médio dos produtos (mensal);
  • índice de não conformidades (recusas ou devoluções de recebimento);
  • tempo médio entre pedidos e entregas;
  • taxa de absenteísmo;
  • nível de turnover dos funcionários.

Veja o planejamento de logística como uma estratégia de negócio

Agora ficou mais fácil entender por que a logística é considerada um processo estratégico ,não é mesmo? Agora coloque todas as dicas em prática e veja seus rendimentos serem ainda maiores, além do seu desempenho melhorar consideravelmente.

Vamos recapitular os pontos que foram abordados no artigo de hoje:

  • por que a logística é considerada um processo estratégico;
  • o que esse planejamento pode trazer como resultado para a sua empresa;
  • quais são os benefícios dessa estratégia;
  • como um planejamento estratégico é feito.

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