Saiba como elaborar um plano de metas para empresa: defina a direção a seguir

CONTEÚDO

Como elaborar um plano de metas para empresa
Como elaborar um plano de metas para empresa

CONTEÚDO

Para elaborar um plano de metas para uma empresa você deve definir objetivos, traçar planos de ação para atingi-los, medir os resultados e corrigir o rumo, se necessário.

(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre como elaborar um plano de metas para empresa! Deixe nos comentários o que achou.)

Baixe nossa planilha gratuita e acompanhe as metas e objetivos de uma empresa: 

É bem sabido que o primeiro passo para alcançar resultados é esclarecer os objetivos, ter metas específicas e bem definidas.

Isso é verdade tanto na esfera pessoal como na profissional.

Portanto, não falamos de planejamento como uma ação meramente formal ou com  um fim em si mesmo.

O objetivo é planejar as metas da empresa para desenvolver seu negócio, apontando a direção para onde todos devem seguir, segundo seu nível hierárquico e seu papel na organização.

Desenvolver o seu negócio não é o resultado de escolhas aleatórias, mas o resultado de um plano de negócios preciso e sua implementação.

No entanto, nem sempre é assim que as empresas atuam.

Quando e como definir metas para empresa, afinal?

Quando as coisas estão correndo bem, na realidade, é muito comum que os resultados tenham sido obtidos sem ter claro o caminho preciso que levou à obtenção desses resultados.

Ou seja, uma estratégia não foi formalizada para chegar lá e isso, no nível empresarial, significa não ter sistematizado o negócio.

Portanto, não será possível aprender com isso e transmitir aos outros como replicar esse modelo de negócios e organização de processos tão vitoriosos.

Quando as coisas dão errado, a falta de um projeto e do acompanhamento do caminho não permitem entender onde a lacuna entre os resultados esperados e os resultados reais foi iniciada.

Isso significa que não notamos quando era necessário corrigir a rota e recalcular.

E na ausência de tal consciência, serão feitas tentativas para remediar, muitas vezes piorando a situação.

Portanto, saber como elaborar um plano de metas para a empresa e, principalmente, acompanhar seus resultados, é fundamental para o negócio. É isso que vamos aprender neste postagem.

Confira também este artigo de nosso blog: Conheça a ferramenta canvas para ilustrar seu plano de negócio

Dois modelos de plano de metas muito usados são o OKR e o BSC, veja mais sobre lese baixando estes materiais gratuitos:

O que é um plano de metas para uma empresa?

Antes de falarmos como elaborar um plano de metas para empresa, é importante saber o que ele é.

Alguns profissionais ou proprietários de negócios, simplesmente, não sabem o que significa fazer um plano de metas.

Eles não sabem planejar os objetivos da empresa e, consequentemente, não sabem como elaborar um plano de metas para a empresa.

O planejamento estratégico é uma metodologia, um processo que permite definir os objetivos de uma empresa ou profissão indicando meios, instrumentos e ações para alcançá-los, com uma perspectiva temporal de médio e longo prazo (3 a 5 anos, por exemplo).

Em outras palavras, ajuda-nos a definir os objetivos e as estratégias para alcançá-los, levando em conta o ponto de partida e esclarecendo quais recursos precisamos para atingir esses objetivos.

Podemos resumir em alguns passos como fazer um plano de metas de uma empresa:

  • Definir objetivos (estratégicos, táticos e operacionais e seus indicadores);
  • Definir o plano operacional para atingir esses objetivos;
  • Medir os resultados reais do plano já em ação (controle);
  • Corrigir a rota (se necessário).

E é claro que esse processo é, de fato, contínuo.

Porque, uma vez analisados ​​os resultados e definidas ações corretivas, novos orçamentos, ações e processos são ajustados para que os objetivos sejam atingidos.

O plano de ação não é um documento estático, ele é vivo e sujeito a mudanças.

Como diria Ram Charan:

“Selecione as ideias e execute-as. 80% das ideias estão na execução.”

Isto é: só quando o plano de metas de uma empresa estiver sendo executado é que 80% das ações mais corretas para atingir as metas serão realmente descobertas.

Como elaborar um plano de metas de uma empresa em 4 passos

E, na prática, como elaborar um plano de metas para empresa?

1. Definir objetivos (estratégicos, táticos, operacionais e indicadores)

Os objetivos estratégicos são de médio-longo prazo e referem-se a um horizonte temporal de 3 a 5 anos.

Por exemplo, um objetivo de médio a longo prazo poderia consistir em dobrar o volume de negócios em 2 anos; ou sair de uma posição de endividamento em 3 anos.

Para definir objetivos de médio e longo prazo, é necessário partir da análise da situação inicial e sua possível evolução, identificando e analisando os pontos fortes e fracos da empresa, formalizando os objetivos e as estratégias para chegar lá.

Para isso, se usam diversas ferramentas de análise, veja mais aqui: Análise de cenários para planejamento estratégico: conheça as melhores ferramentas

2. Definir o plano operacional e o orçamento para atingir esses objetivos

Claramente, após ter planejado os objetivos de médio e longo prazo, é necessário planejar ações e estratégias para alcançá-los. Sem isso, não há como fazer um plano de metas na empresa.

E para fazer isso você precisa:

  • Definir o Plano Operacional, ou seja, as ações de curto prazo que irão operar para atingir o objetivo de médio e longo prazo. Esses são objetivos operacionais de curto prazo (1 ano);
  • Converter esses objetivos em números, indicadores de desempenho objetivos e fáceis de medir e entender, construindo o orçamento da empresa relacionado com metas anuais em termos de volume de negócios, investimentos de marketing, custos operacionais e despesas gerais, definindo margens e liquidez.

Sabe como fazer um plano de ações operacional? Então, veja neste vídeo:

3. Meça os resultados reais do plano (controle)

Mas a definição dos objetivos estratégicos e operacionais é inútil se, gradualmente, os resultados reais não forem medidos, comparados com os esperados nos planos e orçamentos operacionais.

Portanto, para fazer um plano de metas no trabalho do dia a dia empresarial, é necessário todo mês, ou em períodos menores e momentos de crise, se necessário, coletar os dados reais e resultados do plano em operação.

4. Corrigir o percurso

Construir os planos de um lado e recolher os resultados, por outro lado, torna possível realçar as diferenças, mostrando as áreas críticas em que não se conseguiu atingir os objetivos planejados.

Tudo isso para observar as lacunas de desempenho o mais rapidamente possível, para poder intervir e corrigir a rota, permitindo assim a realização dos objetivos inicialmente previstos.

Assim, quando se pensa em como fazer um plano de metas na empresa, é essa operação de medição e ajustes que permite estar sempre o mais próximo possível das metas e objetivos da empresa já planejadas e, assim, a realizar a melhoria contínua dos processos.

Resumindo o processo de como fazer um plano de metas na empresa de forma esquemática:

PLANO ESTRATÉGICO > PLANO OPERACIONAL > AVALIAÇÃO DE RESULTADOS > MANOBRA CORRETIVA

Não sabe como ter acesso a todos esses indicadores em tempo real?

Com o STRATWs One da Siteware você conta com um software de gestão empresarial que permite ter acesso às informações que precisa, unindo e integrando as equipes e aumentado o engajamento em torno dos objetivos da empresa.

Agora que sabe como elaborar um plano de metas e objetivos para empresa, assista a este vídeo e saiba como traçar objetivos e metas pessoais:

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

 

Banner 16 Saiba como elaborar um plano de metas para empresa: defina a direção a seguir