Planejamento operacional de uma empresa: o que é, importância e passo a passo de como fazer
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A sua empresa conta com um sólido planejamento operacional?
Considerado um fator crucial para que a organização seja bem-sucedida e alcance resultados realmente satisfatórios, o planejamento operacional muitas vezes é negligenciado pelas empresas.
Isso porque elas acreditam que apenas o plano estratégico já é suficiente para conduzir o modelo de negócio. Mas como fica a parte prática, o famoso “mão na massa”?
Tão importante quanto definir estratégias de negócio é conseguir esquematizar as ações necessárias para que os objetivos estratégicos sejam alcançados. E é sobre isso que se trata o planejamento operacional.
Continue a leitura deste conteúdo que elaboramos para você! Entenda o que é, qual a importância do planejamento operacional e quais são seus diferentes tipos.
Além disso, você também vai conferir nas próximas um passo a passo de como fazer um planejamento operacional:
- Coloque no papel os objetivos da organização;
- Estabeleça um orçamento;
- Monte um cronograma;
- Defina quais tarefas precisam ser executadas;
- Determine os responsáveis por cada tarefa;
- Monitore a execução.
Leia também: Planejamento organizacional: tudo o que você precisa saber sobre essa importante ferramenta de gestão
O que é planejamento operacional de uma empresa e por que ele é importante?
É um documento que busca viabilizar o alcance das metas e objetivos definidos no planejamento estratégico da organização.
Ou seja, é no planejamento operacional que ficarão definidas as tarefas cotidianas e os detalhes das operações da empresa para tornar os objetivos estratégicos possíveis.
É nesse documento que se define também os responsáveis por cada tarefa e o orçamento necessário para financiar as operações. Além disso, ele também deve conter o cronograma para realização das atividades e os mecanismos para monitoramento do desempenho.
Tendo isso em vista, o planejamento operacional se faz importante para a criação de um fluxo de trabalho diário realmente eficaz.
Por meio dele, é possível transformar objetivos de longo prazo em tarefas menores e executáveis. Além disso, esse tipo de planejamento permite identificar gargalos nos processos internos e reduzir custos.
Veja também como fazer um planejamento estratégico empresarial:
Quais são os tipos de planejamento operacional de uma empresa?
Basicamente, existem dois tipos de plano operacional: o single-use e o ongoing.
Planejamento operacional single-use
Neste tipo de planejamento, busca utilizá-lo por um período bem curto ou solucionar algum problema projeto bem específico.
Planejamento operacional ongoing
Já no planejamento do tipo ongoing, o período de execução é mais extenso. Além disso, ele vai passando por alterações à medida em que os resultados das ações adotadas vão sendo percebidos.
Veja também: Tipos de planejamento estratégico: conheça os 3 principais e como aplicar em sua empresa
Passo a passo: como fazer um planejamento operacional para a sua empresa?
Agora você já sabe o que é, qual a importância e quais os tipos de planejamento operacional de uma empresa. Então, é hora de descobrir como fazer um para o seu modelo de negócio e transformar metas e objetivos em fluxos de trabalho.
Passo 1 – Coloque no papel os objetivos da organização
A primeira etapa de como fazer um plano operacional consiste em identificar quais são os objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico.
É importante que o PO esteja alinhado a esses objetivos; portanto, não os perca de vista.
Você sabe a diferença entre metas e objetivos? Este vídeo pode ajudar você:
Passo 2 – Estabeleça um orçamento
Dando continuidade às etapas do planejamento operacional de uma empresa, é necessário definir o orçamento disponível para custear as operações do dia a dia da empresa. Assim, evita-se gastar além do necessário.
Confira em nosso blog: Aprenda como fazer o orçamento empresarial em 4 passos e garanta o espaço para o seu negócio crescer no ano que vem
Passo 3 – Monte um cronograma
Trabalhar com prazos é fundamental. Por isso, o seu planejamento operacional precisa contar com um cronograma bem definido, baseando-se no grau de complexidade de cada atividade a ser executada e no orçamento disponível.
Esta é a parte onde deve haver colaboração entre todos os integrantes da equipe que trabalham na operação.
Confira também: 7 passos de como montar um cronograma de projeto de sucesso
Passo 4 – Defina quais tarefas precisam ser executadas
O planejamento operacional trata da parte prática das estratégias de negócio. Sendo assim, você precisará definir quais são as tarefas que deverão ser executadas para viabilizar o alcance dos objetivos estratégicos.
A Matriz GUT pode ajudar nesse processo. Confira:
Passo 5 – Determine os responsáveis por cada tarefa
Além de determinar as tarefas das operações de negócio, é necessário também definir quem serão os responsáveis por cada uma delas. Saber de quem cobrar os resultados contribui para garantir a qualidade da execução do plano de trabalho.
Passo 6 – Monitore a execução do planejamento operacional
Por fim, encerrando as etapas do plano operacional, monitore o desempenho dos colaboradores na execução de suas tarefas e promova as melhorias necessárias.
Para a execução, é recomendado o planejamento através de um plano de ação. Ferramentas como o 5w2h podem ajudar!
Veja 7 passos para criar um plano de ação eficiente:
A importância da tecnologia no planejamento operacional
Um software de acompanhamento de performance vai ser de grande auxílio na hora de monitorar seu planejamento operacional. Além de facilitar o acompanhamento de métricas, um software de gestão reúne todas as informações em um só lugar.
O STRATWs One, desenvolvido pela Siteware, é um software de gestão de performance corporativa completo e robusto. Ao longo dos anos, já conquistou mais de mil empresa ao redor do mundo e é usado por 180 mil de seus colaboradores.
Quer saber o porquê? Então confira algumas de suas vantagens:
- Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
- Potencializar a governança corporativa;
- Gerenciar riscos e analisar cenários;
- Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
- Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Integrar pessoas, operação e estratégia;
- Encontrar oportunidades de melhoria
- Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
- Aumentar a produtividade.
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