Se preferir, clique no player para ouvir a narração do nosso artigo sobre roadmap.
Assim como um mapa rodoviário, por exemplo, o roadmap dá uma perspectiva sobre a jornada e auxilia a caminhar sabendo não apenas a direção para onde estamos indo, mas qual é o destino final. O melhor de tudo é que é um documento fácil de ser preparado e faz uma grande diferença na gestão de projetos.
Para entender melhor o que é um roadmap e como aplicá-lo para produtos e projetos na sua empresa, este artigo tem todas as respostas.
Leia também: Softwares para gestão de projetos: 6 dicas para alcançar melhores resultados
Um roadmap é uma ferramenta visual usada para planejar um cronograma e definir objetivos estratégicos. Ele é frequentemente usado em empresas para planejar suas ações de curto e longo prazo, bem como gerenciar recursos para atingir esses objetivos.
Dessa forma, ele é uma representação gráfica ou textual que ajuda a equipe do projeto e as partes interessadas a entenderem a sequência de eventos e o caminho a ser percorrido para alcançar os objetivos do projeto.
O roadmap também descreve as principais entregas e as linhas do tempo associadas a cada fase do projeto, delineando as ações e eventos principais que ocorrerão ao longo do tempo. Ele ajuda a alinhar a equipe e as partes interessadas em relação às prioridades e direcionamentos do projeto.
Além disso, o roadmap ajuda a manter a equipe ciente dos planos, aumentar a produtividade e garantir que as partes interessadas sejam discutidas e consideradas. Ele também ajuda a monitorar o progresso, dando aos gerentes a capacidade de ajustar seus planos de acordo com mudanças no ambiente de trabalho.
O roadmap ainda pode incluir informações como reuniões, datas de lançamento, metas financeiras e projetos-chave, tudo para entregar um produto ou serviço de qualidade ao mercado.
Houve uma época — nem tão distante assim — em que os mapas rodoviários não estavam na tela do GPS, mas eram feitos em papel. Assim, antes de uma grande viagem de carro, as pessoas consultavam o mapa para saber não só qual direção tomar para começar a viagem, mas também para ter uma ideia do caminho como um todo.
Quem já participou de um rally ou fez uma viagem de carro por lugares onde o GPS não funciona tão bem sabe que ter uma visão geral do percurso faz uma enorme diferença. Mesmo que o seu destino final fique na direção sul, em alguns trechos do caminho você vai ter que seguir para leste, ou oeste, para desviar de um rio, ou para contornar uma montanha.
É importante saber desses momentos durante a viagem para não quebrar cabeça com algo que já estava previsto desde o início. Da mesma forma, é preciso saber a direção do seu destino final, para não ficar seguindo por tempo demais na direção errada.
Podemos dizer então que o roadmap é um roteiro de todas as etapas de um planejamento estratégico. Ele permite que as equipes se mantenham focadas no destino final — neste caso, o objetivo geral do plano —, mesmo se precisarem desviar um pouco para contornar um problema que tenha aparecido no meio do caminho.
Construir um roadmap de sucesso pode variar conforme o objetivo do projeto, no entanto, é bastante comum que os seguintes componentes estejam presentes:
Agora que você já sabe o que é um roadmap, deve estar curioso para saber como montar um para o seu próximo projeto, certo? A primeira coisa que você deve saber é que o formato desse documento pode variar muito. Ele pode ser elaborado de forma mais visual, com o auxílio de planilhas, ou em uma apresentação que ficará disponível para os stakeholders.
O que existe em comum entre esses formatos é que todos devem trazer um grande grau de detalhamento sobre as variadas fases e etapas do projeto. Assim, não tenha medo de usar algum tipo de suporte visual para o seu roadmap, já que um documento muito grande e com muitas planilhas vai ser mais difícil de interpretar e, consequentemente, seguir.
Além disso, é interessante fazer um recorte que vá do mais geral até o mais específico no seu mapa. A seguir, sugerimos uma organização que costuma funcionar para a maior parte dos projetos.
Comece a elaboração do seu roadmap descrevendo como o seu projeto vai se comportar ao longo do tempo.
É importante que essa linha do tempo tenha uma boa calendarização. Atribua datas para os acontecimentos do seu planejamento, de forma a ter uma noção, já no início, de quanto tempo vai levar todo o desenvolvimento do seu projeto.
Depois de definido o calendário, você precisa dividir todo o plano estratégico do roadmap de projeto em grandes fases. Você pode estipular blocos como Planejamento, Validação, Desenvolvimento e Lançamento, para citar um exemplo. O importante é essas fases seguirem uma ordem cronológica e serem encaixadas dentro da linha do tempo que você já criou.
Não ache que as coisas vão se fazer sozinhas. Se você entendeu bem o que é um roadmap, sabe que ele também precisa incluir quem são as pessoas envolvidas em cada etapa e em cada passo. Portanto, defina as equipes envolvidas em cada fase. Isso tem duas funções: a primeira é para que cada um saiba o seu papel. Para esta etapa, a Matriz RACI costuma ser uma ferramenta bastante utilizada.
A segunda é que as outras pessoas possam esclarecer dúvidas e pedir orientação para o profissional certo em cada caso.
Até agora, colocamos no roadmap de projeto definições e designações em caráter geral. Mas esse documento também chega até o detalhamento do planejamento. Nesta parte, você pode especificar as tarefas que precisam ser cumpridas. Não se esqueça de relacioná-las com o calendário e com a equipe responsável por cada parte do plano.
Ter uma ferramenta de gestão de fluxo de trabalho é interessante, e você pode usar o Trello para coordenar essas tarefas. Assim, todos ficam sabendo das atualizações sobre o projeto em tempo real.
Trabalhar com um roadmap na gestão de projetos oferece vários benefícios significativos que contribuem para o sucesso do projeto, a eficiência da equipe e a satisfação das partes interessadas. Alguns dos principais benefícios incluem:
Antes de colocar nas prateleiras (ou nas páginas do e-commerce) um novo produto, existe uma série de etapas, que vão desde a pesquisa do mercado para validar a necessidade do tal produto até a elaboração de um protótipo. Depois, vêm ainda a produção, logística e todas as decisões estratégicas do marketing dessa nova solução que a empresa está oferecendo aos consumidores.
Para orientar todas as equipes envolvidas nessa complexa tarefa, existe o roadmap de produto. O documento é uma adaptação do roadmap de planejamento, com algumas especificidades que fazem ele funcionar melhor para o caso do lançamento de um produto concreto.
Essa ferramenta é muito utilizada por empresas de base tecnológica, e muito popular nos primeiros estágios de desenvolvimento de um novo software. Por isso, muitos roadmaps de produto usam metodologias ágeis, como scrum e kanban.
Apesar de serem mais populares no setor tecnológico, essas metodologias podem ser aplicadas em qualquer setor, bastando adaptá-las para a realidade da empresa e o seu contexto. O primeiro passo é definir as novas funcionalidades e características que o novo produto terá. Essas definições devem ser feitas a partir do feedback dos clientes e das suas necessidades reais.
Se o roadmap de produto ainda não ficou muito claro para você, assista ao vídeo a palestra de Rafael Helm e veja como fazer um:
Depois de entender o que é um roadmap e como essa ferramenta pode ser aplicada à realidade do seu negócio, você deve ter percebido que elaborar um documento como esse demanda tempo e esforços de vários setores da empresa. Para ter esses recursos disponíveis, uma ferramenta de gestão de processos é uma solução interessante.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |