Missão, visão e valores é a tríade mais conhecida e popular do marketing. No entanto, eles não são importantes apenas para esse pilar da empresa. Isso porque eles impactam na rotina de todas as áreas, definindo o que seus produtos entregam e até mesmo quais são os perfis de colaboradores que se conectam com a empresa.
Ainda assim, muitas organizações importantes ainda não tem esses conceitos bem definidos. Alguns gestores simplesmente não tiram um tempo para pensar sobre eles. Outros não têm clareza sobre o que significam.
De um jeito ou de outro, estabelecer essa base é o primeiro passo para um bom planejamento estratégico. Afinal, você só consegue saber para onde quer ir se, antes, souber quem é.
Por isso, se você chegou até aqui, interessado em saber mais sobre missão, visão e valores, como definir, o que são, para que servem e como aplicar, você chegou ao conteúdo certo! Continue a leitura e confira!
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A missão, a visão e os valores (MVV) de uma empresa são conceitos estratégicos que servem para nortear todas as decisões da empresa. Isso porque, desenvolvendo o que está por trás desses conceitos, você define as bases da empresa. Como se estivesse descrevendo os fundamentos da “personalidade” da organização.
Uma vez definidos, eles funcionam como uma bússola para a tomada de decisão. Além disso, quando juntas, essas declarações estratégicas formam a base da identidade e da cultura organizacional de uma empresa e fornecem orientação para seus esforços e objetivos.
Definindo então a missão, visão e valores temos:
A missão de uma empresa é uma declaração concisa que descreve o propósito fundamental da organização, ou seja, por que ela existe. Ela responde à pergunta: “Qual é o nosso negócio?“. Dessa forma, todas as empresas são abertas com o objetivo de resolver algum problema na sociedade ou no mercado. Esse objetivo é justamente a missão, que normalmente é definida como “a razão de ser da empresa”.
A missão deve incluir também de que forma a organização pretende resolver o problema identificado, e a solução tem que ser um modelo de negócio viável. A grande vantagem de definir a missão é que ela pode ser comunicada de forma clara para todos os colaboradores. Assim fica mais fácil que todos tomem decisões com base nos mesmos critérios.
O tempo verbal da missão é o presente. Mas, para formulá-la bem, o gestor precisa ter uma boa visão de futuro.
Alguns exemplos de missão de grandes empresas:
A visão é uma declaração de longo prazo que descreve o que a empresa aspira a alcançar no futuro. Ela fornece uma imagem clara e inspiradora do destino desejado da organização. A visão responde à pergunta: “O que queremos nos tornar?“. É uma representação do estado ideal que a empresa deseja atingir e serve como um guia para definir metas e direcionar principalmente os planejamentos estratégicos.
São exemplos de visão de algumas grandes empresas:
Por fim, há os valores da empresa, ou seja, um conjunto de princípios morais e éticos que definem de que forma ela conduz seus negócios. Por meio dos valores, a empresa define certos limites do que é aceitável ou não nas suas operações.
Os valores podem incluir ética, integridade, inovação, responsabilidade social, trabalho em equipe, entre outros. Dessa forma, os valores ajudam a moldar a cultura corporativa e a estabelecer padrões para o comportamento ético e a tomada de decisões.
Por exemplo, uma empresa que tem como valor a “promoção da sustentabilidade” não deveria patrocinar um evento no qual todos os copos serão descartáveis. Os valores oferecem uma base para o código de conduta tanto dentro da empresa quanto na relação que esta tem com a comunidade.
Os valores da Natura, por exemplo, são:
Ter a missão, visão e valores da empresa bem definidos é fundamental para guiar a organização em seus objetivos. No entanto, é possível destacar mais alguns benefícios, como:
Há quem diga que esses conceitos caíram de moda e ficaram obsoletos. O argumento é que, nos dias de hoje, outras ferramentas fazem mais sentido. Um exemplo seria o Golden Circle, criado por Simon Sinek. Assista ao vídeo abaixo para entender sobre esse conceito:
A verdade é que você não precisa escolher. Uma mesma empresa pode (e até deve) saber tanto o seu propósito quanto ter claros os conceitos de missão, visão e valores. Uma coisa não invalida a outra — ao contrário, juntos, esses conceitos vão construindo uma base sólida que vai ajudar você a tomar decisões estratégicas mais coerentes.
É comum que muitos líderes achem que a missão, a visão e valores de uma empresa vêm prontos com o próprio modelo de negócio. Ou seja, exatamente aquilo que rege o seu concorrente, também fará sentido para você.
Mas eles não vêm.
Esses conceitos são uma decisão estratégica, que precisa ser tomada deliberadamente pelo líderes. E há algumas técnicas que ajudam você a definir os seus, como vamos ver a seguir.
Para definir a missão da empresa, Peter Drucker, um dos papas da gestão estratégica, orienta a responder às seguintes perguntas:
Como vimos anteriormente, a visão tem um caráter menos prático e mais inspiracional, mas também não pode ser fantasiosa. Portanto, ela deve mirar em uma meta de longo prazo bastante ambiciosa, mas sem perder o contato com a realidade. Responder às seguintes perguntas vão te ajudar na definição da visão:
Lembre-se que uma visão não deixa de ser uma meta. Portanto, mesmo trabalhando com um prazo bastante longo, é estratégico pensar nela no formato SMART.
Os valores de uma organização têm tudo a ver com a ética profissional de seus fundadores.
Para defini-los, não existe atalho: é necessário avaliar de forma profunda as noções morais de quem está no comando da empresa. Você precisa compreender quais são os seus limites morais e éticos, quais condutas não tolera, o que é prioridade e o tipo de relações que gostaria que a empresa desenvolvesse.
Depois, transpor tudo isso para um conjunto de valores que vão moldar o código de comportamento dos funcionários e a própria forma como a empresa se relaciona com a sociedade.
Vamos ver os conceitos fundadores de algumas gigantes para você se inspirar a construir os seus?
A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e a consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.
Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.
Permitir às pessoas e às empresas, em todo o mundo, a concretização do seu potencial.
Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo.
Entreter o mundo.
Ser o melhor serviço de distribuição de entretenimento do mundo, licenciando o maior número possível de conteúdo e criando um “ambiente” onde criadores de conteúdo consigam ter uma audiência global.
Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade.
Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas.
Agora que você já entendeu melhor o que são missão, visão e valores das empresas, está um passo mais perto de fazer um planejamento estratégico imbatível para a sua. Para isso, considere contar com a ajuda de um software de gestão, como o STRATWs One.
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