(Clique no player para ouvir a narração do nosso artigo sobre inovação no varejo. Faça o download do áudio caso não possa ouvir agora!)
De que maneira você, varejista, tem se adaptado às novas tendências e demandas do mercado? A inovação está intrínseca aos valores da sua empresa?
Os desejos e as necessidades dos consumidores estão sempre em transformação. Para acompanhar essas mudanças, o varejo precisa se reinventar e oferecer algo novo, seja do ponto de vista do produto em si ou na experiência de compra como um todo.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar a importância da inovação no varejo e mostrar estas 5 tendências que você deve ficar de olho:
Continue a leitura e saiba como você pode inovar, seja nas vendas de varejo online ou offline.
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Setores de alta competitividade, como é o caso do setor varejista, precisam estar em busca constante por inovação. Essa é uma forma de conseguir se destacar e ganhar a preferência dos consumidores.
Além disso, a inovação é uma forma de a empresa varejista se manter relevante no mercado, estando atenta a novos métodos, processos e tecnologias.
Muitas vezes, é necessário inovar para conseguir se adaptar às transformações do mercado e às novas necessidades do público.
Empresas do varejo que negligenciam e não valorizam o aspecto inovação tendem a parar no tempo e dificilmente conseguem se manter de pé.
Confira agora 5 dicas de tendências para inovação no varejo que você pode implementar na sua empresa.
Cada vez mais as empresas varejistas estão apostando na experiência omnichannel. Basicamente, consiste em oferecer aos consumidores diferentes canais de interação com a marca e que funcionam de maneira integrada.
Ou seja, o cliente pode, por exemplo, iniciar a sua compra no site da loja e depois buscar o produto na loja física. Ou então começar um atendimento de suporte no chatbot da empresa pelo Facebook e depois dar continuidade pelo telefone, sem precisar repetir todos os dados pessoais e explicar a solicitação novamente.
A integração entre os canais e as informações que circulam entre eles é o ponto-chave da experiência omnichannel.
Outra dica de inovação no varejo é a implementação da Internet das Coisas. Essa tecnologia consiste em fazer com que objetos possam trocar informações entre si.
Para isso, sensores são instalados a esses objetos possibilitando a coleta, o armazenamento e a transmissão de dados.
No varejo, a Internet das Coisas pode ser utilizada, por exemplo, em prateleiras inteligentes. Elas vão informar para o setor de estoque quais itens estão em falta, quais costumam ter saídas maiores e menores, os horários de pico etc.
Se você quer entender melhor a internet das coisas, então dê uma olhada neste vídeo da TecMundo:
O Big Data é também uma tendência em ascensão no mundo dos negócios, inclusive no setor varejista.
Essa tecnologia consiste em processar grandes volumes de dados e transformá-los em informações relevantes para as estratégias de negócio.
Com o uso do Big Data, é possível entender melhor o comportamento de consumo do público da empresa, personalizar ofertas, prever demandas, alocar os recursos com mais assertividade e direcionar melhor as ações de marketing para atrair e fidelizar clientes.
O Big Data é uma das tecnologias usadas no Business Intelligence, saiba mais sobre BI neste vídeo:
As carteiras digitais representam uma nova maneira com que os consumidores lidam com o próprio dinheiro na hora de fazer suas compras.
Com segurança e praticidade, os pagamento podem ser feitos totalmente pelo celular e em poucos cliques.
Você pode oferecer para os seus consumidores a possibilidade de efetuar pagamentos por aproximação do celular à maquininha de cartão (Near Field Communication – NFC) ou por QR Code se a compra for feita pela internet.
Cada vez mais as pessoas estão cobrando das marcas um compromisso sério com as causas ambientais e de sustentabilidade. Essa cobrança é ainda maior entre o público mais jovem.
Uma maneira de inovar nessa questão é através do uso de tecnologias que ajudem a evitar o desperdício no estoque. Além disso, é possível investir em materiais de origem biodegradável e apoiar instituições que fazem reciclagem.
Veja também: Dicas de sustentabilidade nas empresas: como trabalhar de forma consciente
Agora que você já sabe como é possível inovar no varejo, coloque em prática as nossas dicas e mantenha-se competitivo no mercado.
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que permite acompanhar o desempenho de seu negócio, inclusive o varejo, porque conta com diversas vantagens:
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