A gestão de varejo é a área responsável pela organização dos processos e o desenvolvimento, por meio de estratégias que impulsionam a inovação e o crescimento do setor varejista.
De acordo com a pesquisa Panorama Varejo 2020, 54.5% das empresas não realizam, ou o fazem de forma errônea, a sua gestão automatizada de varejo.
Você não quer fazer parte dessa estatística, não é mesmo?
Então, continue sua leitura e confira os principais pontos sobre o tema!
Leia também: Conheça as melhores opções de softwares de gestão para varejo
A gestão de varejo é o conjunto de técnicas que envolvem análise, planejamento e monitoramento dos recursos físicos, financeiros, intelectuais e de pessoas de um comércio varejista.
Ou seja, a implementação de práticas que garantem mais organização e melhores resultados para a empresa.
Agora que você já sabe o que é a gestão de varejo, vamos olhar para técnicas que podem ser aplicadas em espaços presenciais!
O primeiro passo para uma gestão de varejo presencial efetiva é conhecer o perfil do seu cliente.
Devem ser considerados todos os dados que facilitem a visão de como o seu comércio se posicionará. Por exemplo, onde ele está localizado, qual o público que costuma entrar na sua loja, quem são os concorrentes e se eles também atendem o mesmo público.
A partir dessas informações ficará mais fácil construir ações que geram mais vendas, como a compra de um mix de produtos correspondente ao consumo do público e adequado ao seu budget.
Com entradas e saídas constantes no fluxo de caixa, pode ser fácil se perder nas finanças. Por conta disso, é sugerido investir na organização de todo o capital da empresa.
O pagamento de fornecedores, os salários, encargos trabalhistas, custos da loja e demais saídas devem ser organizadas e alinhadas ao dinheiro que entra a partir das vendas. Além disso, você pode aplicar outras dicas que facilitam a gestão das finanças:
Um comércio não deixa de ser um lugar onde pessoas se comunicam. Ou seja, é importante investir nas técnicas de comunicação dos seus colaboradores.
Afinal, todos gostamos de ser bem atendidos. Por isso, a equipe de atendimento ao cliente deve receber ensinamentos relacionados com a cordialidade e como receber bem uma pessoa.
Os treinamentos também podem incluir táticas de vendas que facilitem a tomada de decisões por parte dos clientes.
Como já falamos, o controle do estoque é um dos fatores que configuram uma gestão de varejo. Entretanto, também é importante ficar de olho nos produtos expostos na loja.
Outra dica é prestar atenção na movimentação da loja. Caso haja dúvidas, vale realizar uma pesquisa para entender se o comércio está no local ideal ou se outro endereço atenderá um público maior.
Independente da área de atuação, o mercado está sujeito a mudanças. Entre essas mudanças podem estar a percepção do consumidor sobre um produto ou o lançamento de uma nova solução.
Vale a pena também ficar antenado nas tendências do varejo, que a cada ano apresenta o surgimento de novas tecnologias e formatos de atrair os consumidores.
Como estamos abordando a gestão de varejo presencial, não podemos deixar de dar uma dica simples com um enorme potencial de atrair consumidores: a organização.
Todos nós reparamos quando uma loja está organizada e, mais ainda, quando ela está bagunçada. Por isso, prateleiras ordenadas e uma vitrine bem montada são artifícios que elevam a percepção positiva do consumidor.
Além de dicas de gestão de varejo para quem atua no meio presencial, também separamos sugestões para o ambiente digital, ou para quem começar a vender na internet.
Vale ressaltar que algumas das dicas apresentadas acima também podem servir para quem faz a gestão de varejo e e-commerce e vice-versa.
A localização da sua loja no ambiente virtual também é importante! Então, não se esqueça de buscar por uma plataforma que comporte os produtos que você tem a oferecer.
Vale a pena pesquisar também qual é a solução mais eficiente para o seu caso, como criar um site próprio ou montar um perfil em um site que seja o intermediário entre você e os seus consumidores.
Caso você tenha optado por construir um site próprio, lembre-se de que ele deve ser facilmente entendido pelos consumidores. Apenas as funções e descrições realmente necessárias devem compor o site.
Lembre-se também de escolher um layout responsivo, que funcione para clientes que acessaram o site em computadores, assim como celulares. No caso do uso de uma plataforma de vendas, certifique-se de que o título e a descrição sejam claros, além de priorizar imagens de qualidade.
Um dos impeditivos durante compras virtuais é o preço do frete. Por conta disso, é papel da empresa encontrar prestadores de serviço de entregas que ofereçam as melhores condições para o consumidor, assim como para a marca.
As vendas por e-commerce já representam uma grande fatia do mercado – e essas vendas têm seus picos em épocas como o Natal e a Black Friday.
Verifique também pelas datas específicas que possam ter um maior interesse do seu público e não se esqueça de atrair mais clientes com descontos durante épocas de baixa nas vendas.
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Agora você deve estar se perguntando: mas afinal o que faz quem trabalha no varejo? Quais suas principais atribuições e habilidades chave? Então vamos lá.
O gestor de varejo é o responsável pelo sucesso e desempenho de qualquer loja de varejo no país. São profissionais altamente qualificados e capacitados, que geralmente já foram vendedores, gerentes de loja, supervisores e agora estão atuando com a gestão comercial.
Esse profissional cuida da parte de vendas, comercial, visual, treinamento e capacitação da equipe, assim como motivação e organização.
Para chegar a esse patamar, o gestor precisa se organizar internamente e definir objetivos para a sua gestão de varejo e se capacitar para não apenas ocupar tal função, mas assumi-la com responsabilidade e profissionalismo com o objetivo de motivar e incentivar seu time.
Aqui vão algumas dicas para ajudar a moldar esse gestor de sucesso dentro de você!
O mundo está mudando mais rápido do que nunca e para uma empresa continuar competitiva precisa ser ágil e investir em uma cultura ainda mais ágil pode ser uma excelente saída.
Neste caso, entendemos como ágil todos os processos pertinentes a sua gestão de varejo, do planejamento estratégico até a capacitação e qualificação, adaptando a empresa e a equipe, as emergências ocasionadas pelo intenso fluxo do varejo.
Existe uma limitação sobre o que a palavra “inovação” realmente significa e muitas pessoas associam este conceito a tecnologia e gênios visionários. Porém, uma maneira melhor de aplicar esse conceito é tornar a inovação pessoal, encontrando uma maneira de ser melhor todos os dias e instigando esse desejo em sua equipe.
Invista na construção de um ambiente em que honestidade, confiança e transparência sejam valorizados. Para evitar rumores, a comunicação precisa ser clara e verdadeira, mesmo quando o feedback é ruim ou o assunto é polêmico.
Tenha os conhecimentos disseminados abertamente para conseguir estabelecer uma relação profissional transparente e saudável.
Observe o ambiente externo. Como seus concorrentes estão inovando no mercado e quais são os pontos fracos em sua comunicação, gestão e desenvolvimento?
Analisar o mercado e olhar mais de perto para a gestão de varejo vizinha pode fazer a diferença na hora de estruturar uma estratégia eficaz, por isso se mantenha atualizado e busque melhorias para sua empresa, de forma que os resultados estejam a frente do que a concorrência vem entregando.
Não basta ser organizado e assumir responsabilidades, um bom gestor precisa ter uma visão ampla das oportunidades que estão em seu caminho e utilizá-las como impulso para um crescimento cada vez maior.
Pensando assim, elencamos algumas habilidades atrativas para um gestor de varejo, de forma a levá-lo a alta performance.
Autoliderança é a capacidade do indivíduo de fazer a gestão de si mesmo, ou seja, se conhecer, estar aberto a novos desenvolvimentos, saber fazer a gestão das emoções e etc. Saber gerir é essencial em qualquer contexto, utilizando suas falhas e qualidades como oportunidades.
A visão sistêmica significa fazer uma boa leitura de contexto, seja ele político, econômico, social ou ambiental, ou seja, na medida em que você consegue ler o contexto é possível identificar o próximo passo que deverá ser dado. A partir daí é possível identificar qual direção seguir e como tomar boas decisões.
Pensar estrategicamente significa a capacidade de, diante dos recursos e contextos em que se vive, combinar tudo isso da forma mais inteligente possível para otimizar ao máximo os resultados da empresa e da sua gestão de varejo.
Pensamento estratégico é inteligência em ação, a maneira como o indivíduo pensa de forma que recombine aquilo que tem disponível para ter o melhor resultado possível.
Como fazer para atrair os melhores profissionais para trabalhar com você?
Não basta ter somente a qualificação para cumprir o que está sendo pedido. É preciso que o profissional se identifique com a empresa, seus valores e o ritmo de crescimento da empresa, para que as expectativas entre a organização e as equipes combinem.
Você sabe como mobilizar a sua equipe?
Haverá momentos mais exaustivos que exigirão uma gestão de varejo mais audaciosa e estratégica para tirar o melhor de cada um. Em outras situações, o ritmo será mais tranquilo, o momento exato para organizar os processos e requalificar o que deixou a desejar.
Deve-se saber como se comunicar com a equipe, deixando claro suas funções e os caminhos que a empresa irá tomar, além disso saber se comunicar com cada perfil de pessoa em suas diferentes fases profissionais.
Essa é a capacidade de criar as condições para o desenvolvimento do time. Cabe ao gestor de varejo estimular as pessoas para se desenvolverem, quer seja aumentando seu nível de conhecimento, desenvolvendo novas capacidades ou se tornando mais competentes em habilidades que já possuem.
Tudo pode ser melhorado, então mantenha um olhar especial para os processos de modo que seja possível compreender as melhorias a serem aplicadas, redução de custos, otimização de tarefas, entre outras segmentações.
O que é preciso estruturar melhor para que a equipe funcione melhor?
O processo de aceleração digital vem da entrada de muitos consumidores no mercado de compra digital, além disso a jornada online das empresas e marcas assumiram uma autoridade no mundo digital, levando sua comunicação, cultura e ofertas para diversos canais.
A forma como os consumidores se comportam, somado a digitalização das empresas, culminou para uma aceleração digital muito maior do que se esperava a anos atrás. Com isso, a gestão do varejo precisou se atualizar e até mesmo automatizar diversos processos, de forma a ampliar as oportunidades e melhorar a experiência do cliente.
Até mesmo as lojas físicas assumiram uma postura mais integrativa, agregando as interações do universo online com o contato presencial. Vemos frequentemente as redes sociais integradas ao espaço físico e o estímulo da utilização de ambos os canais.
É claro que deixamos a melhor dica para o final, não é mesmo? Para ter sucesso na aplicação das técnicas acima, é fundamental contar com uma tecnologia em gestão de varejo eficiente, como um software.
A partir dele, você poderá realizar análise dos KPIs de varejo, colhendo dados e automatizando o processo de leitura.
Para realizar essa função, você pode contar com o melhor software para gestão de varejo do mercado, o STRATWs One. Além de facilitar a tomada de decisões em diferentes setores, esse software da Siteware possibilitará que você:
Conheça agora mesmo histórias de sucesso do STRATWs One!
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