Falta de planejamento nas empresas: 6 consequências que você deve evitar
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A sua empresa conta com um planejamento estratégico? Se não, saiba que o seu negócio está mais vulnerável a consequências negativas.
Clique no player para o ouvir a narração do nosso post sobre a falta de planejamento nas empresas:
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida.
E um dos principais motivos ao qual se atribui isso, conforme um estudo do Sebrae, é a falta de planejamento nas empresas, em especial naquelas de pequeno e médio porte.
Isso mostra que quando feito de maneira correta, o planejamento estratégico dá os direcionamentos para gestores e colaboradores alcançarem os objetivos do negócio.
Além disso, ele ajuda a compreender o atual momento em que a empresa se encontra. Dessa forma, é possível definir os planos de ação que deverão ser colocadas em práticas para garantir o sucesso da organização.
Neste artigo, vamos listaremos as principais consequências da falta de planejamento nas empresas. Por isso, continue a leitura e saiba porque você deve fazer um planejamento estratégico para o seu negócio o quanto antes.
Assim, você evitará consequências negativas como estas:
- Desconhecimento sobre a própria empresa
- Desconhecimento sobre o público-alvo
- Gastos desnecessários
- Precificação inadequada
- Volume de vendas aquém do potencial da empresa
- Dificuldades na captação e retenção de talentos
Leia também: Vantagens e desvantagens do planejamento estratégico: vale mesmo a pena?
6 consequências da falta de planejamento nas empresas
1 – Desconhecimento sobre a própria empresa
A falta de planejamento nas empresas tem como uma de suas consequências o desconhecimento sobre a própria organização.
É durante o processos de construção do planejamento estratégico que são identificados os pontos fortes da empresa e suas fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças que rondam o negócio.
Sem essas informações, fica mais difícil definir estratégias e planos de ação para melhorar os resultados.
2 – Desconhecimento sobre o público-alvo
O planejamento estratégico também é importante para que a empresa possa entender melhor quem é o público para o qual seus produtos ou serviços são direcionados.
Quando há esse desconhecimento, pode acontecer de a sua empresa tentar vender um solução que pouco interessa ao público que ela quer atingir. O mesmo vale para as campanhas de marketing e para as estratégias de comunicação.
Todas as ações da empresa, de um modo geral, precisam considerar o perfil do público que se quer alcançar. E o planejamento é bastante útil nesse aspecto.
3 – Gastos desnecessários
Outro tópico que não poderia ficar de fora da lista de consequências da falta de planejamento se refere ao aumento de gastos desnecessários
A empresa que não se planeja tende a gastar mais dinheiro com coisas que não vão trazer tanto retorno quanto o esperado. As decisões sobre onde e quando investir são menos assertivas. Dessa forma, o fluxo de caixa da empresa é prejudicado e, consequentemente, sua sustentabilidade.
Sem um bom planejamento, a empresa pode, por exemplo, fechar contrato com um fornecedor que cobra muito mais caro que a média do mercado. Há também a questão tributária; o planejamento ajuda a evitar que você pague mais impostos que o necessário.
Existem diversas formas de reduzir gastos, veja algumas delas:
4 – Precificação inadequada
Sem o devido controle sobre os seus gastos, o preço praticado por sua empresa tende a ser inadequado. Isso porque é na precificação que você vai tentar suprir os custos e obter lucro.
E é aí que o planejamento se faz, mais uma vez, necessários. Por meio dele, você poderá otimizar os seus gastos e estabelecer preços condizentes com a realidade do seu negócio e do mercado.
Saiba mais: Pesquisa revela erros comuns de preços em empresas B2B
5 – Volume de vendas aquém do potencial da empresa
A empresa que não conta com um planejamento bem estruturado pode acabar vendendo bem menos do que é capaz. Por não conhecer seu público a fundo, a empresa não consegue estabelecer estratégias que sejam, de fato, eficientes para conquistar e fidelizar novos clientes.
Além disso, é no planejamento que se define a proposta de valor e se estrutura o Funil de Vendas. E esses são aspectos fundamentais para efetivar as negociações e expandir as vendas.
6 – Dificuldades na captação e retenção de talentos
Encerrando a nossa lista com as principais consequências da falta de planejamento nas empresas, temos o aumento da dificuldade em captar e reter talentos.
A empresa que conta com um bom planejamento consegue ter clareza sobre o perfil de funcionários que ela para compor o seu time. Além disso, o colaborador tende a ficar mais satisfeito em uma empresa que tem metas e processos bem estabelecidos e fluxos de trabalho organizados.
Essas foram as principais consequências que a falta de planejamento pode causar na sua empresa. Portanto, não negligencie esse importante aspecto da gestão corporativa.
Agora que você já viu a importância do planejamento, confira as dicas deste vídeo:
Conclusão: sem planejamento não há posicionamento
Definir o correto posicionamento de sua empresa, isto é, qual seu diferencial e qual é o seu público, é fundamental.
E sem um planejamento é impossível determinar esse fatores adequadamente. Dessa forma, se você deseja ter sucesso em seu negócio, precisa fazer o planejamento estratégico.
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