Você sabe o que é missão de uma empresa?
Junto com a visão e os valores, a missão é um dos pilares que sustentam a identidade organizacional.
Toda empresa precisa ter uma razão de existir, um propósito a ser buscado constantemente durante a sua existência e que vai orientar suas decisões.
Para saber mais sobre esse assunto, te convidamos a prosseguir a leitura e conferir nos parágrafos à frente:
Quer entender melhor porque o planejamento estratégico é tão importante para os negócios? Então, baixe nosso e-book gratuito: E-BOOK: A importância do Planejamento Estratégico Empresarial
Conforme bem adiantamos na nossa introdução, podemos definir o que é missão de uma empresa como algo que traduz os motivos pelos quais tal empresa existe.
Ou seja, trata-se da razão de ser de uma organização, do propósito de seu trabalho. É a missão que dá sentido às tarefas que são executadas diariamente, permeando as ações de todos os níveis hierárquicos.
A missão faz parte do planejamento estratégico da empresa. Para te auxiliar na execução e definição do planejamento estratégico, leia: Ferramentas e sistemas de planejamento estratégico: os 7 melhores!
Para saber como definir a missão de uma empresa, é preciso antes ter clareza sobre a proposta de valor que se pretende oferecer ao público-alvo, a qual vai além do produto ou serviço em si.
A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante. Em até três frases, busque sintetizar a razão de existir da empresa, expondo os pontos-chave que motivam sua existência.
Existem algumas perguntas cujas respostas podem te ajudar a definir a missão da sua empresa. São elas:
A definição da missão da empresa faz parte do planejamento estratégico do negócio, veja mais sobre ele neste vídeo:
Para te inspirar a desenvolver a missão do seu modelo de negócio, trouxemos aqui alguns bons exemplos de missão de uma empresa.
Nas próximas linhas, você vai conferir exemplo de missão de grandes empresas dos mais diferentes segmentos de mercado.
Como exemplo de missão empresas de tecnologia, temos o caso da Apple:
“Projetar os melhores computadores pessoais do mundo, levando a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo”.
Outro bom exemplo de missão de empresas famosas pode ser observado na Google:
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.
Veja mais sobre a cultura organizacional do Google:
A Nike possui um exemplo de missão de empresas de moda de artigos esportivos:
“Levar inspiração e inovação para os atletas de todo o mundo”.
Já como exemplo de missão de grandes empresas do ramo alimentício, temos a missão de uma das maiores redes de fast food:
“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.
Também configura entre os principais exemplos de missão de uma empresa o caso da Disney:
“Levar alegria para todas as pessoas do mundo”.
A Nubank tem um bom exemplo de missão de startup:
“Combater a baixa bancarização no Brasil, trazendo opções mais acessíveis e desburocratizadas e oferecendo o melhor atendimento ao cliente do mundo”.
Outro exemplo de missão de prestadoras de serviço financeiro é o HSBC Brasil:
“Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores”.
“Refrescar o mundo, inspirar momentos de otimismo e felicidade, criar valor e fazer a diferença no mundo”.
“Ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial”.
“Ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável; ser um verdadeiro ator da transformação social para o bem público e o interesse comum”.
“Atuar de forma responsável como uma empresa global líder do setor e dedicar seu talento e tecnologia para criar produtos e serviços superiores que contribuem para uma melhor sociedade global”.
“Fabricar produtos de altíssima qualidade, preservando seu sabor com sofisticação e originalidade”.
“Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate”.
“Atuar como criadora de designs de produtos rápidos para os atletas mais rápidos do planeta, aprimorando áreas como futebol, corrida e treinamento, golfe e esportes motorizados com produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte”.
Esses foram os nossos exemplos de missão de uma empresa. Inspire-se neles e crie a missão do seu modelo de negócio.
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que ajuda sua empresa a saber se está conseguindo cumprir sua missão.
Veja mais sobre as vantagens que fizeram dele o software escolhido por mais de mil empresas em todo o mundo:
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |