O que são estratégias de Inteligência de Mercado? Como aplicar?

CONTEÚDO

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Ter estratégias de Inteligência de Mercado é fundamental para manter a competitividade do seu negócio. 

Não importa se você é uma startup, uma pequena empresa ou uma grande corporação: manter-se antenado com o que seu concorrente está fazendo, com a intensidade de vendas de seu produto/serviço e com as mudanças de mercado faz a diferença.

Principalmente em um cenário cada vez mais digital, essas informações externas, quando fundamentadas em dados e indicadores objetivos, podem impactar diretamente na eficácia dos resultados e nas estratégias da empresa. Afinal, em qualquer ambiente competitivo, informação é fundamental. 

O mundo digital oferece um volume de dados grandioso para que os gestores e equipes possam tomar as decisões certas, no timing certo, para ficar à frente de seus concorrentes.

Nesse mar de informações disponíveis que o empreendedor pode usar a seu favor, ter uma boa ferramenta de inteligência que oriente sua atuação no mercado é um diferencial. 

Nesse contexto, vamos falar um pouco mais sobre o que são estratégias de Inteligência de Mercado e qual a melhor maneira de aplicar a prática ao seu negócio. Tá interessado pelo assunto? Vem com a gente!

O que são estratégias de inteligência de mercado?

As estratégias de inteligência de mercado surgem da necessidade cada vez maior das empresas embasarem seus métodos de atuação e tomada de decisões em informações objetivas e confiáveis.

Nos dias de hoje não há mais espaço para decisões e ações tomadas na base do achismo ou do “feeling”. Todos os dados relevantes, tanto internos quanto externos, devem ser processados e analisados para que a probabilidade de erros diminua.  

É nesse contexto que surgem as estratégias de Inteligência de Mercado, em que dados externos provenientes do ambiente competitivo em que a empresa está inserida são usados como principal guia de atuação. 

Muitos podem pensar que essa metodologia de análise é utilizada apenas a partir de informações relativas aos concorrentes, mas isso é um engano. 

A prática é bem mais ampla e traça um diagnóstico de todos os dados externos relevantes que podem impactar de alguma forma nos indicadores de desempenho da marca no ambiente competitivo.

Essa análise passa tanto pela recepção da imagem da empresa nos veículos de imprensa tradicionais, quanto pelo monitoramento da opinião dos usuários dos serviços/produtos em redes sociais ou outros canais de comunicação. Alguns objetivos das estratégias de inteligência de mercado são:

  • analisar as abordagens de ação, recursos e fatias de mercado da concorrência;
  • identificar como seu produto/serviço pode se diferenciar dos outros;
  • monitorar a imagem da marca tanto na mídia tradicional quanto nas redes sociais;
  • avaliar preços e valores;
  • e entender de forma clara os perfis e demandas de clientes e potenciais.

Vale destacar a importância da organização conhecer a fundo seu público. Quando a empresa tem dados importantes de pessoas que consomem seu produto/serviço ou interage com a marca nas redes sociais, ela recebe feedbacks preciosos sobre o perfil de comportamento e de compra de seus clientes e possíveis prospects.

Portanto, além de monitorar o nível de satisfação do público, é possível também captar prováveis demandas e gostos pessoais, o que contribui para uma melhor e mais personalizada ação por parte da empresa.

Como as práticas de inteligência de mercado podem melhorar a atuação de uma empresa? 

Ter ao seu dispor informações tão valiosas do mercado aumenta bastante a capacidade da empresa de tomar as decisões certas e na hora certa

A internet é um ambiente perfeito para que o empreendedor possa possa filtrar e selecionar as informações mais importantes a respeito do seu público e concorrentes, para assim:

  • estar sempre um passo à frente dos clientes e concorrentes com análise preditiva;
  • agir mais rápido do que os concorrentes;
  • identificar erros dos competidores para não repeti-los;
  • e encontrar novas possibilidades de atuação, além de demandas dos clientes não atendidas.

Complementando o último tópico da lista: uma organização que investe em Inteligência de Mercado abre maior oportunidades de se diferenciar dos concorrentes e inovar no seu segmento.

Pois é no rastreamento de dados relevantes que identificamos não só padrões de atuação, mas também lacunas e demandas do público que empresas competidoras não se atentaram..

Dessa forma, um Inteligência de Mercado eficiente pode ser frutífera em apresentar novas oportunidades de atuação para que a marca se difunda ainda mais.

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Resumindo…. 

Portanto, possuir estratégias de Inteligência de Mercado bem definidas é uma prática indispensável para uma empresa se manter atuante e em crescimento nos anos em que vivemos. 

Informações externas do ambiente de mercado, além de perfis e modos de atuação tanto dos concorrentes, quanto dos clientes, constituem o respaldo confiável que gestores e lideranças devem possuir para realizar tomadas de decisões e fazer planejamento estratégico com resultados eficazes.

A transformação digital veio para ficar e utilizar dados confiáveis são de fundamental importância para o crescimento do brand awareness e dos lucros de uma empresa.

Saiba que se você não está usando inteligência para monitorar seu ambiente competitivo, muito provavelmente seu concorrente está fazendo isso e você será passado para trás.

Nesse contexto, uma plataforma de análise de dados, como o Cortex MI, pode ajudar sua empresa a elaborar estratégias de Inteligência de Mercado. Uma ferramenta sofisticada de automação é indispensável e pode fazer sua organização economizar tempo e custos financeiros inimagináveis. 

O Cortex MI possui tecnologia de inteligência que auxilia os gestores e suas equipes com insights que orientam as tomadas de decisão da empresa, tornando-a bem mais rápida, eficiente e barata.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter entregado um material esclarecedor sobre a importância de estratégias de Inteligência de Mercado nesse cenário de constante migração das comunicação para o mundo digital. Até a próxima!

Sobre a Cortex

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