Como a estratégia logística pode influenciar no desempenho das empresas?

Conteúdo
A estratégia logística colabora para que as empresas tenham um melhor desempenho nos resultados, uma vez que evita o retrabalho e proporciona mais satisfação ao cliente.
Com o aumento das vendas online, sejam elas feitas por diversos canais como redes sociais, WhatsApp, plataformas de vendas ou até mesmo por e-commerces estruturados, a necessidade de uma boa gestão logística se intensificou.
Vale destacar que o conceito de logística estratégica não é novo, e ainda assim grande parte das empresas não dá a devida atenção ao tema.
Entretanto, se antes o comércio dava pouca importância ao assunto, agora com a possibilidade de vender para localidades mais distantes, a busca por aplicar uma estratégia logística se acentuou.
E se a sua empresa está querendo implantar uma estratégia logística para ter um desempenho mais elevado nos resultados, esse artigo é feito para você.
Qual a função da logística dentro de uma empresa?
A logística tem um papel essencial dentro das organizações. Afinal, é ela quem garante que não haverá atrasos na entrega de pedidos, e com isso o cliente ficará mais satisfeito.
No entanto, essa prática não se resume apenas à entrega de pedidos, mas sim a diversos processos operacionais que vão desde a escolha de fornecedores.
Olhando de forma macro, a logística compreende a compra da matéria-prima, a armazenagem, a movimentação interna dentro da empresa, a escolha de transportadoras e a entrega do produto acabado para o cliente.
Quando essa gestão não é feita de maneira estratégica e integrada, há grandes chances de haver retrabalho, erros de compra, acarretando assim atraso de pedidos.
Leia também:
- Entenda qual a importância da gestão logística para o seu negócio;
- Entenda o que é o gerenciamento de serviços e como aplicá-lo na sua empresa.
Quais os pontos positivos de uma empresa que desenvolve um processo logístico eficaz?
Quando uma organização aplica a estratégia logística e desenvolve um processo logístico eficaz, ela passa a ter diversos benefícios, como:
- redução de custo;
- aumento na produtividade;
- agilidade na entrega de pedidos;
- melhora nos índices de satisfação.
A redução de custo se dá pelo fato da empresa diminuir o tempo de estocagem, entregar produtos de forma mais rápida e ter menos retrabalho nas movimentações internas.
Por entregar produtos mais rapidamente, o cliente compra com mais frequência e isso gera aumento na produtividade, assim como na lucratividade do negócio.
E, por garantir entregas de produtos com qualidade e até mesmo antes do prazo combinado, os consumidores sentem-se mais satisfeitos, e isso é visto na melhoria dos índices de satisfação.
Como a estratégia logística pode contribuir para o crescimento das empresas?
Um processo logístico bem feito e integrado contribui para o crescimento de uma organização em muitas frentes, mas principalmente colaborando para o aumento da lucratividade.
Pois, quando há falhas na logística todos os setores são afetados. Por exemplo, se há atraso de matéria-prima, a produção pode parar por falta de insumos.
Diante do risco dessa paralisação a empresa aumenta as compras de matéria-prima e consequentemente piora o giro de estoque. Esse aumento na compra faz diminuir o caixa da empresa, piorando os índices de liquidez.
Além dessa piora em indicadores financeiros, inevitavelmente os pedidos dos clientes vão atrasar e como consequência deixarão de fazer novos pedidos. Ou seja, a empresa só tem a perder.
Já quanto há uma estratégia logística bem determinada não há atrasos, a estocagem pode ser mínima, os índices de liquidez e giro de estoque melhoram e a empresa passa a ser mais produtiva e lucrativa.
Como a logística influencia o papel estratégico de uma empresa?
A logística tem uma grande influência na gestão estratégica da empresa e até mesmo na comunicação estratégica. Afinal, se a logística não é bem feita, o planejamento estratégico não cumpre o seu objetivo.
Portanto, ao desenhar um planejamento estratégico, é preciso considerar todos os processos logísticos nesse momento, desde a escolha do fornecedor.
Aliás, tudo começa com a escolha certeira do fornecedor que terá que cumprir os prazos de entrega corretamente da matéria-prima evitando assim a necessidade de aumento de estocagem.
Bem estabelecido o prazo de entrega, a empresa consegue saber qual é o estoque mínimo necessário, considerando uma margem de segurança.
Fora isso, também é preciso desenhar toda a movimentação interna de modo que a entrada da matéria-prima, estocagem, movimentação para a produção, movimentação para o estoque acabado e despacho sejam feitos da forma mais rápida possível.
Como a estratégia logística pode agregar valor à empresa?
A logística agrega valor à organização ao contribuir para melhorar diversos indicadores de desempenho, como:
- giro de estoque;
- liquidez;
- prazo médio de entrega;
- prazo médio de recebimento do cliente.
Note que uma estratégia logística bem desenhada permite à companhia ter um estoque menor, e por ser menor ele vai girar mais rápido.
Diante disso, o caixa da empresa permanece mais elevado uma vez que não precisa despender tanto capital para a compra de matéria-prima como forma de proteção.
Com movimentações mais rápidas internamente, as entregas são mais rápidas, melhorando o prazo médio de entrega ao cliente e, consequentemente, o recebimento também será mais rápido, impactando o financeiro da empresa.
Qual a importância da estratégia logística para as organizações?
A logística tem uma grande importância para as organizações, como vimos nos exemplos de estratégia logística citados acima.
Ou seja, ela colabora diretamente para que a empresa tenha mais lucro mensalmente. Por isso, não há como ignorar o fato de que para se implantar uma estratégia logística é preciso ter um bom software.
Afinal, é por meio do software que a organização consegue avaliar os indicadores, encontrar gargalos no processo e implantar um sistema de melhoria contínua.
Sem um bom processo de estratégia logística, muitas vezes há encarecimento no custo do produto que precisa ser repassado ao seu preço. A consequência é que a empresa perde competitividade mercadológica.
E diante de um mercado cada vez mais globalizado, ter preços competitivos é fundamental não só para crescer, como também se manter vivo.
Portanto, se sua empresa está em busca de um bom software para começar a implantar a estratégia logística de maneira integrada, dinâmica e focada em objetivos, agora você encontrou.
O STRATWS One vai ajudar o seu negócio a otimizar toda a gestão logística, com indicadores de fácil interpretação, colaborando assim para a redução de custo e melhora nos índices de lucratividade.