Já pensou quais são os maiores erros na abertura de um negócio e que eles podem levar a sua empresa a fechar as portas?
Quais são os maiores erros cometidos pelos empreendedores que impedem as empresas de terem eficiência operacional?
Esse é um levantamento que todo empresário deveria fazer antes de começar uma operação. Dessa forma, se torna fácil evitar a maioria deles.
Porém, nem todos pensam assim e os problemas continuam a se repetir, mesmo quando poderiam ser evitados apenas com a observação e prevenção. E, no final, essas são as principais dores dos empreendedores ao abrir um negócio.
O planejamento é um dos fatores que podem garantir o sucesso do empreendimento e fazer com que a empresa continue crescendo por muito tempo.
Se você já tem um bom planejamento estratégico, não se esqueça de considerar os maiores erros na abertura de um negócio quando estiver estruturando a sua forma de trabalho.
Veja, a seguir, os 4 grandes erros cometidos por empreendedores ao abrir empresas:
Saiba mais: Indicadores de desempenho de contabilidade: 6 dicas para monitorar seu progresso e mapear erros e acertos
Não importa se você é um empresário iniciante ou se já possui experiência, os erros cometidos quase sempre são os mesmos. Veja alguns deles:
O plano de negócios ajuda a estabelecer as metas e objetivos de uma empresa e ajudará a identificar os recursos necessários para fazer o acompanhamento do negócio.
Desde o começo é preciso fazer o acompanhamento do desempenho corporativo com a ajuda de um software especializado a fim de saber se os objetivos estão sendo cumpridos.
Veja algumas dicas de como fazer um planejamento estratégico e evitar as principais dores dos empreendedores:
Só porque um setor está dando dinheiro não significa que você deva investir nele se não tiver conhecimento necessário.
Por exemplo, as clínicas médicas sempre estão cheias e o crescimento das clínicas populares têm sido grande.
Porém, se você não atua na área de medicina, talvez esse não seja um bom ramo de investimento, já que você provavelmente não sabe, ao menos, a diferença entre um plano de saúde individual e familiar, por exemplo, ou não tem o menor jeito em lidar com problemas de saúde.
Por isso, além de ter afinidade com a área será preciso estudar muito sobre ela para conseguir não cometer os maiores erros na abertura de um negócio.
Não adianta estabelecer metas de marketing se você não sabe quem é o seu público consumidor. É preciso fazer um levantamento completo com idade, local de residência, sexo e muitos outros fatores que permitem entender quem comprará o seu produto ou serviço.
Antes de tudo, faça esse levantamento para entender quais necessidades precisará suprir e assim direcionar corretamente o seu negócio.
Por exemplo, no caso de querer investir na área de saúde, você deve saber se seu público costuma ter um plano de saúde, quais são eles, se preferem pagar consulta particular ou se ainda não possuem poder aquisitivo alto e só podem pagar consultas a preços populares.
Para conseguir se estabelecer, sua empresa terá que competir com os concorrentes que já estão há mais tempo no mercado e para isso terá de inovar e oferecer um diferencial.
Parte dessa inovação pode surgir ao conhecer o seu cliente, suprindo uma necessidade que ele tem e não consegue encontrar no mercado.
Mesmo após ocupar esse espaço, sua empresa não pode se acomodar! A inovação deve ser constante e fazer parte do planejamento. Com a ajuda de um sistema é possível ver se os objetivos estão sendo alcançados e pensar em novos, sempre apostando no seu diferencial.
Os maiores erros na abertura de um negócio acabam sendo cometidos por quem quer aproveitar uma oportunidade, mas não se planeja para isso. Faça diferente e não cometa esses deslizes!
Veja mais sobre oportunidades de melhoria neste vídeo:
Leia também: 5 características de um mau líder e como evitar esses erros de gestores ruins
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