15 dicas sobre como ser um bom líder de equipe para começar a implementar hoje!

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como ser um bom líder
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6. Seja você o exemplo

Quem nunca ouviu o ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”?

É fácil oferecer sugestões e dizer aos seus subordinados o que fazer. Mas quando pensamos em como ser um bom líder, queremos alguém cujas ações nos inspirem. Por isso, ao invés de falar o que deve ser feito, mostre como ser um profissional de sucesso na sua rotina. Afinal, ter virado um líder é prova da sua capacidade profissional.

7. Incentive o pensamento próprio

Apesar da sua imagem ser uma ótima inspiração para os colaboradores, não a confunda com um manual de regras. 

Para que as pessoas se sintam inspiradas dentro da sua equipe, é imprescindível encontrar um ambiente respeitoso e de liberdade para todos serem como são. Inspirar é diferente de imitar.

8. Empatia em primeiro lugar

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa a fim de compreender sentimentos e pensamentos que não sejam os seus. Essa qualidade é essencial para quem pensa como ser um bom líder. Porque ao reagir pensando no outro, diminuímos as possibilidades de conflitos e decepções.

Para ser um líder empático no trabalho, saiba ouvir o que eles têm a dizer, como seus anseios e desafios. Ser mais flexível e ouvir mais do que falar também são dicas importantes para oferecer uma melhor liderança e ajudar a fortalecer sua equipe.

9. Organização afeta a liderança

Ser organizado é uma qualidade que todos os profissionais devem ter ou se empenhar em melhorar. Com uma boa organização, manejamos todas as nossas responsabilidades com eficiência e atendemos prazos com uma produção de qualidade.

Mas quando uma pessoa se torna líder, a organização ganha ainda mais importância. Isso porque a organização permite ter sempre no radar todos os assuntos que estão acontecendo com todo o time, possibilitando uma melhor priorização de tarefas.

10. Recompense o bom desempenho

Existem dois extremos que marcam a vida de qualquer profissional: os grandes erros e acertos. São eles que mostram com maior clareza o que fazer ou não para seguir crescendo e se tornar uma referência no mercado.

Os grandes erros são fáceis de serem identificados por causa das suas consequências. Mas os grandes acertos? É seu papel, como um bom líder, mostrá-los. 

Um elogio sincero já é uma recompensa incrível. Mas em situações de grande impacto, que tal oferecer um brinde, desde um kit de produtos da empresa até um jantar especial? São atitudes como essa que incentivarão o colaborador a continuar crescendo.

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11. Perguntar mais que responder

Você se lembra que sugerimos incentivar o pensamento próprio no tópico 7? Uma ótima maneira de alcançar esse objetivo é através das perguntas – desde que sejam sinceras. 

Ter um espaço aberto, onde as pessoas possam expressar suas opiniões e ter ideias acatadas, é a melhor maneira de ajudar a sua empresa – e a sua equipe – a seguir crescendo.

12. Use ao máximo seus talentos

Ao longo dos meses, é provável que você identifique os talentos da sua equipe. Mas como melhor usá-los é o que lhe transformará em um líder. Saber escolher as pessoas corretas para cada situação possibilitará um aumento na produtividade e uma redução no retrabalho, entre outros benefícios.

13. Positividade no ambiente de trabalho

Ter a positividade nas suas ações pode ser a chave para ter um ambiente de trabalho e reuniões mais leves e focadas. Afinal, uma atmosfera agradável aumenta a força de vontade e a motivação dos colaboradores.

14. Trabalho em equipe

Mais um tópico que um ditado pode ser a melhor maneira de exemplificá-lo. Dessa vez, a máxima é “sozinho, você vai mais rápido. Juntos, nós vamos mais longe”.

Ou seja, trabalhar em equipe resulta em melhores resultados graças à diversidade, inclusão e experiências distintas. 

É mais fácil alcançar soluções inovadoras com uma série de perspectivas, portanto una a sua equipe sempre que possível para ter novas possibilidades.

15. Lembre-se: é normal se sentir assustado e vulnerável

Parte do empreendedorismo, da gestão e da liderança é se sentir dividido entre vulnerabilidade e convicção. Essa é uma das mais importantes dicas para ser um bom líder de equipe: Nenhum de nós consegue estar completamente confiante de que estamos 100% no caminho certo.

Por outro lado, desde o momento em que chegamos ao trabalho pela manhã, somos chamados a inspirar confiança nos outros.

Uma forma de perder o medo é reconhecer que a vulnerabilidade está presente em todas as áreas, e que ela tem o poder de criar potencial para uma mudança positiva. Para os novos líderes e gerentes, o desafio e a oportunidade vem de reconhecer com humildade que ninguém é invencível.

Também vem de dar aos membros da equipe a confiança de que as decisões estão sendo tomadas de forma equilibrada e ponderada, e de mostrar que, no final, a abordagem mais estratégica é aquela com a base mais forte e o potencial para o sucesso.

Entendeu como ser um bom líder?

Negócios e gestão são iguais a qualquer outra coisa na vida: você só pode controlar o que você pode ser controlado, e se você não consegue aceitar que a liderança pode ser solitária e duvidosa em grande parte do tempo, bem, você pode não estar pronto para ser um líder. 

Independentemente disso, comemore e abrace sua vulnerabilidade, porque se você não sentir nem um pouco dela, provavelmente você não está se esforçando o suficiente.

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Texto adaptado daqui.

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