Interessado em montar um plano de negócios para a sua empresa? Com ele, você conseguirá identificar oportunidades, concorrentes e clientes em potencial.
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Muitos empreendedores até podem pensar que escrever um plano de negócios é uma tarefa chata ou que precisa ter centenas de páginas. Mas, muito pelo contrário, o plano deve ser o mais conciso possível e fornecer todas as informações relevantes para o negócio.
Embora não haja regras rígidas e rápidas para escrever um plano de negócios eficaz, ele precisa demonstrar que você tem conhecimento, habilidades, competências e confiança para liderar os negócios.
Neste artigo, te apresento as principais etapas de como montar um plano de negócios para te ajudar na organização e execução de um.
Você conhece o Modelo Canvas? Ele é uma ferramenta visual que permite o desenvolvimento do seu plano em apenas uma tela!
Lembre-se que um plano de negócios é um documento que deve descrever os objetivos do negócio no curto, médio e longo prazo. Além disso, é preciso deixar muito bem específico quais são os passos e planos de ação que precisarão ser executados para que esses objetivos sejam alcançados.
A lógica é que um mesmo modelo de plano de negócios seja elaborado de tempos em tempos, permitindo que se desenvolva um histórico de evolução.
Um bom plano de negócio deve ser fundamental para ajudar a empresa a evitar que erros aconteçam na prática e as possibilidades sejam encontradas ainda no planejamento. Por isso, é importante ter um passo a passo bem mapeado:
O primeiro passo é ter a motivação necessária para planejar e executar um negócio a curto prazo e médio prazo.
Para isso, dizem que é importante separar a abordagem do plano de negócios do lançamento de um produto ou serviço. Você saberá que este momento chegou quando você progredir nos seguintes quatro pilares:
Nesta fase, o objetivo é entender no que você está se metendo: o processo de elaboração será longo? Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais recursos e ajuda você precisará?
No começo, dê uma olhada em todas as seções do plano de negócios. Aproveite o tempo para entender o que é um plano de negócios. Essa etapa deve levar um ou dois dias.
Uma ferramenta muito utilizada para apoiar neste momento é a Matriz de análise SWOT. Com ela, fica muito mais fácil identificar quais são as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio, permitindo criar um planejamento muito mais eficaz.
Dessa forma, integre a estrutura do plano de negócios a seu próprio ritmo. Faça pequenas anotações sobre as suas observações, suas surpresas ou suas perguntas.
Uma ação que pode te ajudar é estudar a concorrência de diferentes formas. Identifique quais são os pontos fortes e fracos, quais seriam os possíveis objetivos dele e até o público-alvo deles, já que mesmo atuando no mesmo mercado, as pessoas atingidas podem possuir perfis distintos.
Agora você começará a escrever seu plano de negócios.
Uma das seções mais importantes é a Pesquisa de Mercado. Esta parte do plano de negócios permitirá que você explore o seu ramo de atividade e, acima de tudo, lhe ajudará a compreender melhor a oportunidade de negócio que está à sua frente.
Esta etapa tem quatro objetivos:
Depois de entender o seu mercado, você poderá seguir em frente.
Então, você tem uma oportunidade de negócio? A pergunta de um milhão de dólares é: ela é viável? Neste ponto, você precisará se certificar de que a oportunidade que você está buscando vale a pena.
Portanto, você precisa começar definindo o modelo de negócio viável que trará suporte a essa oportunidade. Para evitar escrever um plano de negócios completo para um negócio insustentável, faça apenas um modelo neste estágio.
Em termos concretos, como você fará para alcançar o modelo de negócio desenvolvido na etapa anterior? Quais recursos você precisará? Como a sua empresa alcançará sua missão? Como isso atrai clientes?
Chegamos ao planejamento triplo. Por que triplo? Porque você precisará planejar três aspectos do seu negócio: operações, marketing e finanças. E você precisará planejar esses aspectos de acordo com três níveis lógicos: estratégico, tático e operacional.
É nesse estágio que você poderá completar as seções como plano de marketing, operações e finanças. Essas seções devem ser trabalhadas em paralelo em um espírito de planejamento global.
Por exemplo, se você optar por anunciar no Facebook, isso afetará seu calendário de marketing (seção de Marketing), mas também suas atividades diárias e seus recursos humanos (seção de Operações) e, por fim, seus custos iniciais e de operação (seção Financeira).
Nesta etapa, é importante pensar e criar a identidade visual da sua empresa. Isso não só irá diferenciá-lo de seus concorrentes, mas também ajudará a atrair mais clientes, fazendo com que seu negócio seja lembrado.
Além disso, visitantes, futuros clientes ou futuros “fãs” precisam identificá-lo de maneira rápida e fácil. Saiba que não é assim tão difícil quanto parece criar uma identidade.
Há muitos serviços online que podem fazer isso, por exemplo, o Logaster, que ajudará você a realizar essa etapa. O Logaster oferece um logo gratuito em tamanho pequeno para que você tenha a possibilidade de inseri-lo nos produtos da sua marca.
Também é possível baixá-lo para ver como ele se ajusta em seu site, nas páginas de redes sociais etc. Além disso, é possível adquirir planos com kits para a marca que incluem imagens para redes sociais, cartões de visita etc.
Agora é a hora de voltar ao começo.
Parece estranho para você escrever as primeiras seções no final? Muitos empreendedores ficam surpresos com essa prática. No entanto, é crucial fazer assim. Elas reúnem a essência do seu projeto de negócios e mostram todo o trabalho que você fez nas outras seções.
Em poucas páginas, você vai convencer o potencial investidor que tem em mãos uma oferta sólida, pronta para o mercado e, acima de tudo, que vale a pena o investimento.
Essa etapa é o auge do seu plano de negócios, mas também é uma transição natural para o próximo passo na elaboração do plano de negócios: buscar financiamento!
Se quiser dar o próximo passo, conheça o STRATWS ONE. Ele é um software de gestão de performance corporativa capaz de unir seu pessoal, a operação e a estratégia em busca de melhores resultados.
Com ele, o seu plano de negócio consegue sair do papel e entrar na execução de maneira muito mais estratégica e eficaz, permitindo que a sua empresa alcance os resultados esperados nos seus objetivos assinalados.
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