Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs, são instrumentos extremamente essenciais para a boa gestão de qualquer negócio.
Por meio deles, é possível mensurar o resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas previamente estabelecidas.
Os KPIs mostram também se os processos estão sendo bem executados e se há necessidade de ajustar as estratégias ou metodologias adotadas.
A intenção dos indicadores é evitar que os gestores conduzam os negócios no escuro. Essas ferramentas fornecem dados concretos e orientam as tomadas de decisão, as quais deixam de ser embasadas em meros achismos.
Além disso, os KPIs ajudam também a priorizar tarefas, a compreender as responsabilidades e a estruturar o desenvolvimento da empresa.
Se você ainda não faz uso de indicadores-chave de desempenho, fique tranquilo que a gente vai te ajudar.
Elaboramos este artigo com estas 9 etapas essenciais de como implementar KPIs na empresa:
Continue a leitura e saiba o que fazer em um passo a passo descomplicado.
Leia também: Modelos de KPIs: os 4 principais para acompanhar o desempenho da empresa e orientar melhor as tomadas de decisão
Antes de conhecer o passo a passo, que tal relembrar alguns alguns exemplos de KPIs? Então, assista a este vídeo:
Estes materiais também serão úteis para você:
O primeiro passo de como implementar KPIs consiste na definição dos aspectos de negócio que você deseja mensurar.
Ou seja, é preciso ter em mente quais são os objetos que você considera importantes para acompanhar seu desempenho.
Você pode, por exemplo, mensurar e monitorar o desempenho das vendas, de uma campanha de marketing específica, do setor de financeiro, do estoque etc.
Veja mais: Como organizar metas e objetivos para obter melhores resultados
A segunda etapa de implementação de KPIs se refere à definição das metas que você considera importantes de serem atingidas pelos objetos apontados na etapa anterior.
É extremamente importante que as metas não sejam estabelecidas deliberadamente. É interessante que elas obedeçam a pelo menos 5 critérios essenciais, representados pela sigla SMART.
Ou seja, as metas precisam ser:
O planejamento estratégico é o documento que vai guiar as ações da organização em busca de objetivos de longo prazo.
Por isso, é essencial que as metas definidas no passo anterior estejam devidamente alinhadas ao PE.
Nesta etapa, você deve escolher os indicadores-chave de desempenho para acompanhar a evolução dos esforços em direção às metas que você estabeleceu.
Opte por KPIs que sejam simples de calcular e evite escolher indicadores em excesso. Assim, fica mais fácil acompanhá-los.
Também faz parte do processo de implementação de KPIs escolher quem serão os responsáveis por monitorá-los e garantir que os resultados estejam de acordo com o esperado.
De que maneira os dados dos indicadores de desempenho serão coletados?
Você pode, por exemplo, recorrer a um software especializado que fará a coleta dos dados e informações mais relevantes sobre os KPIs escolhidos, atualizando-os em tempo real.
Saber como alimentar os seus indicadores-chave de desempenho é fundamental.
Não há como implementar KPIs se estes não forem devidamente comunicados a todos os envolvidos no objeto que está sendo monitorado.
Essa comunicação é importante para gerar maior engajamento e comprometimento com as metas.
Se o vendedor não souber, por exemplo, que a equipe pretende aumentar o KPI de ticket médio em 20% nos próximos 6 meses, dificilmente ele vai se empenhar o bastante para alcançar essa meta coletiva.
Também é importante monitorar a evolução dos indicadores-chave de desempenho. Esse acompanhamento é importante para garantir que os processos estão sendo executados corretamente e se há necessidade de efetuar algum tipo de ajuste.
A partir do acompanhamento dos KPIs, é possível implementar as melhorias necessárias a fim de garantir que as metas sejam plenamente alcançadas.
Essa última etapa da implementação de indicadores é necessária para corrigir eventuais gargalos antes que eles se tomem proporções maiores, prejudicando a performance organizacional.
Saiba mais: Cultura de Melhoria Contínua: dicas para se transformar numa “Empresa Fit”
Ficou claro como implementar KPIs? Que tal descobrir quais acompanhar? Baixe nosso e-book “Gestão por desempenho: 8 KPIs para ficar de olho”!
Agora que você já sabe o que fazer, que tal implementar indicadores-chave de desempenho na sua empresa?
Então, assista também a este vídeo, com mais dicas:
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa com funcionalidades ideias para criação, acompanhamento e divulgação de KPIs. Assim, é perfeito para quem quer usar essa metodologia.
Por isso, já conquistou mais de mil empresas, com 160 mil usuários, que usufruem de vantagens como estas:
Se você quer mais dicas para usar KPIs em sua empresa, então baixe nosso e-book gratuito: Kit Exclusivo: Tudo e mais um pouco sobre KPIs
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |