Passo a passo: como implementar KPIs na sua empresa em 9 etapas descomplicadas
Conteúdo
Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho, ou simplesmente KPIs, são instrumentos extremamente essenciais para a boa gestão de qualquer negócio.
Por meio deles, é possível mensurar o resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas previamente estabelecidas.
Os KPIs mostram também se os processos estão sendo bem executados e se há necessidade de ajustar as estratégias ou metodologias adotadas.
A intenção dos indicadores é evitar que os gestores conduzam os negócios no escuro. Essas ferramentas fornecem dados concretos e orientam as tomadas de decisão, as quais deixam de ser embasadas em meros achismos.
Além disso, os KPIs ajudam também a priorizar tarefas, a compreender as responsabilidades e a estruturar o desenvolvimento da empresa.
Se você ainda não faz uso de indicadores-chave de desempenho, fique tranquilo que a gente vai te ajudar.
Elaboramos este artigo com estas 9 etapas essenciais de como implementar KPIs na empresa:
- Defina seus objetos de mensuração
- Estabeleça as metas que você deseja atingir
- Certifique-se de que as metas estejam alinhadas ao planejamento estratégico
- Escolha os seus KPIs
- Defina os responsáveis pelos KPIs
- Estabeleça processo de coleta de dados
- Comunique os KPIs a todos os envolvidos
- Monitore a evolução dos KPIs
- Promoção da melhoria contínua
Continue a leitura e saiba o que fazer em um passo a passo descomplicado.
Leia também: Modelos de KPIs: os 4 principais para acompanhar o desempenho da empresa e orientar melhor as tomadas de decisão
Antes de conhecer o passo a passo, que tal relembrar alguns alguns exemplos de KPIs? Então, assista a este vídeo:
Estes materiais também serão úteis para você:
- Kit Exclusivo: Tudo e mais um pouco sobre KPIs
- Kit completo: Ferramentas de Análise
- PLANILHA AUTOMATIZADA: Metodologia OKR
Passo a passo: como implementar KPIs
Passo 1 – Defina seus objetos de mensuração
O primeiro passo de como implementar KPIs consiste na definição dos aspectos de negócio que você deseja mensurar.
Ou seja, é preciso ter em mente quais são os objetos que você considera importantes para acompanhar seu desempenho.
Você pode, por exemplo, mensurar e monitorar o desempenho das vendas, de uma campanha de marketing específica, do setor de financeiro, do estoque etc.
Veja mais: Como organizar metas e objetivos para obter melhores resultados
Passo 2 – Estabeleça as metas que você deseja atingir
A segunda etapa de implementação de KPIs se refere à definição das metas que você considera importantes de serem atingidas pelos objetos apontados na etapa anterior.
É extremamente importante que as metas não sejam estabelecidas deliberadamente. É interessante que elas obedeçam a pelo menos 5 critérios essenciais, representados pela sigla SMART.
Ou seja, as metas precisam ser:
- Específicas (Specific);
- Mensuráveis (Measurable);
- Alcançáveis (Achievable);
- Relevantes (Relevant);
- Com prazo bem definido (Time-based).
Passo 3 – Certifique-se de que as metas estejam alinhadas ao planejamento estratégico
O planejamento estratégico é o documento que vai guiar as ações da organização em busca de objetivos de longo prazo.
Por isso, é essencial que as metas definidas no passo anterior estejam devidamente alinhadas ao PE.
Passo 4 – Escolha os seus KPIs
Nesta etapa, você deve escolher os indicadores-chave de desempenho para acompanhar a evolução dos esforços em direção às metas que você estabeleceu.
Opte por KPIs que sejam simples de calcular e evite escolher indicadores em excesso. Assim, fica mais fácil acompanhá-los.
Passo 5 – Defina os responsáveis pelos KPIs
Também faz parte do processo de implementação de KPIs escolher quem serão os responsáveis por monitorá-los e garantir que os resultados estejam de acordo com o esperado.
Passo 6 – Estabeleça processo de coleta de dados
De que maneira os dados dos indicadores de desempenho serão coletados?
Você pode, por exemplo, recorrer a um software especializado que fará a coleta dos dados e informações mais relevantes sobre os KPIs escolhidos, atualizando-os em tempo real.
Saber como alimentar os seus indicadores-chave de desempenho é fundamental.
Passo 7 – Comunique os KPIs a todos os envolvidos
Não há como implementar KPIs se estes não forem devidamente comunicados a todos os envolvidos no objeto que está sendo monitorado.
Essa comunicação é importante para gerar maior engajamento e comprometimento com as metas.
Se o vendedor não souber, por exemplo, que a equipe pretende aumentar o KPI de ticket médio em 20% nos próximos 6 meses, dificilmente ele vai se empenhar o bastante para alcançar essa meta coletiva.
Passo 8 – Monitore a evolução dos KPIs
Também é importante monitorar a evolução dos indicadores-chave de desempenho. Esse acompanhamento é importante para garantir que os processos estão sendo executados corretamente e se há necessidade de efetuar algum tipo de ajuste.
Passo 9 – Promoção da melhoria contínua
A partir do acompanhamento dos KPIs, é possível implementar as melhorias necessárias a fim de garantir que as metas sejam plenamente alcançadas.
Essa última etapa da implementação de indicadores é necessária para corrigir eventuais gargalos antes que eles se tomem proporções maiores, prejudicando a performance organizacional.
Saiba mais: Cultura de Melhoria Contínua: dicas para se transformar numa “Empresa Fit”
Ficou claro como implementar KPIs? Que tal descobrir quais acompanhar? Baixe nosso e-book “Gestão por desempenho: 8 KPIs para ficar de olho”!
Agora que você já sabe o que fazer, que tal implementar indicadores-chave de desempenho na sua empresa?
Então, assista também a este vídeo, com mais dicas:
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa com funcionalidades ideias para criação, acompanhamento e divulgação de KPIs. Assim, é perfeito para quem quer usar essa metodologia.
Por isso, já conquistou mais de mil empresas, com 160 mil usuários, que usufruem de vantagens como estas:
- Integrar pessoas, operação e estratégia;
- Encontrar oportunidades de melhoria;
- Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
- Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
- Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
- Gerenciar riscos e analisar cenários;
- Facilitar a troca de informação e, assim, a comunicação entre departamentos;
- Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar.
Se você quer mais dicas para usar KPIs em sua empresa, então baixe nosso e-book gratuito: Kit Exclusivo: Tudo e mais um pouco sobre KPIs