Hoje em dia, muito se fala sobre Gestão e execução. No entanto, a etapa mais importante para garantir o alcance dos seus objetivos é o Planejamento Estratégico.
É no planejamento que se definem os objetivos da empresa, suas metas, onde ela quer chegar. E, por isso, é crucial que o seu plano estratégico seja bem feito e bem pensado, para garantir que sua execução o levará para onde realmente quer ir.
Assim, se você quer saber como fazer um planejamento estratégico de uma empresa, separamos alguns itens essenciais para você fazer um check-list e conferir se todos os passos para um bom planejamento foram tomados.
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Lembre-se de que, antes de definir aonde quer chegar (um dos objetivos planejamento estratégico), você precisa definir quem a sua empresa é. Sua missão e sua visão devem esclarecer quem é a empresa, porque ela faz o que faz e qual o objetivo final da existência da mesma. Sem estabelecer primeiro a identidade da empresa, não há planejamento que funcione.
Além disso, sua missão e sua visão devem permear as ações que serão tomadas por sua empresa na busca por seu objetivo maior. Por isso, tenha-as sempre em mãos ao pensar seu planejamento estratégico.
Para crescer e se consolidar no mercado, toda empresa deve estar atenta a oportunidades. Outro dos objetivos do planejamento estratégico é ajudar a definir quais tipos de oportunidades sua empresa deve aproveitar, para que nenhuma passe despercebida pelos seus líderes e gestores.
É importante, também, elencar quais oportunidades NÃO devem ser aproveitadas, reconhecendo os limites de atuação da empresa e de sua equipe, além de focar seus esforços apenas naquilo que lhe ajudará a atingir seu objetivo.
Como fazer um planejamento estratégico de uma empresa sem conhecer seus clientes? Afinal, o principal objetivo de qualquer empresa é ter clientes satisfeitos.
São eles que trazem receita, divulgam seu negócio e servem como agentes de críticas para melhoria contínua. Por isso é essencial que você conheça seus clientes, saiba quem são, do que gostam, para que utilizam o seu produto, onde estão e o que você pode fazer para melhor atendê-los.
Saber exatamente o que seu cliente espera de você é o primeiro passo para montar uma estratégia que, no fim das contas, vai levá-lo ao sucesso.
É muito importante conhecer sua clientela, sua empresa e seus objetivos. Mas é imprescindível que você mapeie sua concorrência e saiba o que eles estão ofertando para seus clientes, como funcionam, qual o seu produto e como ele se compara ao seu. Sem essa providência, não há como montar um planejamento estratégico de uma empresa.
Conhecer quem está na corrida junto com a sua empresa é um fator de sucesso que ajuda a trazer soluções inovadoras e a estabelecer um diferencial competitivo entre seu negócio e os outros.
Antes de seguir com seu planejamento, é necessário saber quais as limitações da sua empresa e quais suas forças. Para isso, faça uma análise do seu negócio com a matriz SWOT. Não tem como fazer um planejamento estratégico de uma empresa sem isso.
Somente após saber exatamente quais suas vantagens e quais os pontos de atenção, será possível traçar o melhor caminho para o sucesso, sem sobrecarregar seus esforços e com maior garantia de bons resultados.
É muito difícil chegar a algum lugar se você não mede o impacto das suas ações. Por isso, é importante que você já tenha definidos quais os indicadores que deseja acompanhar para medir o sucesso do seu negócio.
Então, antes de partir para o planejamento estratégico, pense em quais números são essenciais para o acompanhamento da jornada da sua empresa e comece a medi-los.
Quando sua resposta for sim para todos os 6 itens acima, você saberá como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa e ela estará pronta para traçar sua estratégia e partir rumo ao sucesso!
Levando pessoas e empresas mais longe.
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