(Clique no player para ouvir a narração do nosso post sobre como fazer um diagnóstico empresarial! Deixe nos comentários o que achou.)
Você sabe como fazer um diagnóstico empresarial?
Quando estamos doentes, procuramos um médico para que ele possa descobrir o que há de errado com o nosso organismo.
Após diagnosticar o problema, ele vai receitar um remédio ou algum outro método para curar aquilo que está nos fazendo mal.
No caso de um diagnóstico empresarial, o raciocínio é bem semelhante.
Para as organizações, o diagnóstico é uma ferramenta que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que envolvem a empresa.
Trata-se de um procedimento que tem como objetivo evidenciar problemas e oportunidades, além de permitir que o gestor tome decisões estratégicas mais assertivas.
Ao fazer um diagnóstico eficiente, o empresário passa a conhecer melhor o seu próprio negócio e consegue traçar um caminho que o levará a conquista de melhores resultados.
Esse procedimento possibilita, por meio de uma abordagem direta, propor soluções para aquilo que de fato compromete a “saúde” da empresa.
Isso a deixará mais forte e preparada para enfrentar o mercado cada vez mais competitivo.
Mas como fazer um diagnóstico empresarial?
Elaboramos um passo a passo que vai te ajudar a realizar essa tarefa importantíssima para qualquer negócio.
Confira!
Confira também: Como fazer uma avaliação de desempenho de sua empresa?
Confira abaixo o vídeo do nosso canal do YouTube com o resumo de cada etapa para fazer o diagnóstico!
Um diagnóstico eficaz envolve diferentes áreas da empresa: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, processos etc.
O primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a organização desempenha.
Existem alguns métodos que podem te ajudar nessa etapa, como a realização de entrevistas.
Vá até os gestores, supervisores e demais colaboradores e pergunte a eles sobre a atual situação de seus respectivos setores.
Mas, antes, procure elaborar um roteiro com as perguntas a serem feitas.
Outro método de coleta são os relatórios periódicos de cada área da empresa.
Esses documentos contêm informações bastante relevantes sobre procedimentos, processo de tomada de decisão e resultados obtidos.
E que tal fazer uma observação em campo?
Dessa forma, você vivencia de perto a rotina de trabalho da empresa: como os funcionários operam, como os procedimentos se dão na prática, quais os principais erros e acertos, etc.
Lembre-se que, para que a observação de campo tenha eficácia, é fundamental que o observador não interfira na execução das atividades.
Existem outras formas de conhecer melhor seu negócio: Análise SWOT para planejamento estratégico: quais são seus pontos fortes e pontos fracos?
Agora que você já coletou as informações necessárias, é hora de organizá-las e analisá-las.
Para isso, você pode fazer uso de planilhas, gráficos, mapas, tabelas, etc.
O objetivo aqui é disponibilizar os dados de maneira que facilite a análise.
Dica: separe cada situação ou problema por categoria. Dessa forma, será possível estabelecer prioridades e solucionar o que for mais urgente.
Há inúmeras ferramentas de análise de dados. Confira algumas:
Após coletar e analisar as informações mais relevantes da sua empresa, fica mais fácil identificar os problemas que ela enfrenta.
Mais que isso: é possível encontrar a raiz de tais problemas.
Nesse terceiro passo de como fazer um diagnóstico empresarial, é feita uma investigação aprofundada para saber quais são as causas dessas falhas e gargalos.
Confira: 3 ferramentas para análise de causa raiz como guia para tomada de decisão
O Diagrama de Ishikawa é uma dessas ferramentas que pode te ajudar bastante nessa etapa.
Ele classifica a causa dos seus problemas em 6 tipos.
São eles:
Muitos problemas são ocasionados devido ao mau funcionamento de máquinas e equipamentos.
Problemas relacionados à matéria-prima são muito comuns e podem acarretar prejuízos significativos.
Por isso, escolha bem os seus fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles.
Funcionários mal treinados, incapacitados, sem qualificação ou simplesmente desmotivados podem prejudicar o cumprimento das atividades.
Aqui os problemas estão relacionados ao ambiente interno (falta de espaço, layout incorreto) e externo (poluição, intempéries) à empresa.
Você costuma medir os processos da sua empresa?
Se não, saiba que isso pode comprometer o andamento das atividades, gerando trabalho dobrado.
Lembre-se da frase de Deming, o mestre da qualidade total:
“Não se gerencia o que não se mede”
Esse último aspecto observado no Diagrama de Ishikawa diz respeito aos problemas causados pelos métodos que a organização utiliza na execução de suas atividades.
Veja mais em nosso blog: O que é e como fazer um diagrama de Ishikawa?
Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.
Você precisa se perguntar: o que pode ser feito para melhorar essa situação?
Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, reúna a sua equipe de gestores e proponham, juntos, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de crescer.
Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia.
Tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.
Agora que você já sabe como fazer um diagnóstico empresarial, não perca tempo e faça logo o da sua empresa!
A Siteware desenvolveu um software que pode ajudar sua empresa melhore sua performance, detecte oportunidades de melhoria, faça a gestão de seu portfólio de projetos e alcance os melhores resultados.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |