Aprenda como definir valores de uma empresa e empregá-los em 3 passos

Maria Clara Amorim

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Entender como definir valores de uma empresa é uma etapa fundamental para quem deseja construir uma cultura organizacional sólida, coerente e capaz de orientar decisões no dia a dia.

A princípio, é engraçado que nem todo mundo pensa nisso, mas a verdade é que toda empresa nasce com um propósito, mesmo que no início ele não esteja tão claro. Ao tomar a decisão de abrir uma empresa, o que se busca é solucionar uma dor ou um problema que se vê no mercado.

Mas é com o tempo que esse propósito começa a ganhar forma, influenciar decisões e moldar o jeito como a equipe se comporta, se comunica e entrega resultados. É aí que entra um dos pilares mais importantes (e muitas vezes subestimados) da cultura organizacional: como definir valores de uma empresa.

Apesar de subestimado, não é fácil entender como definir valores de uma empresa, já que isso é muito mais do que escolher palavras bonitas para colocar na parede ou no site institucional (garanto para você).

Os valores são os princípios que refletem o jeito único da empresa pensar, agir e se relacionar com os clientes, os colaboradores e com o mercado. Ou seja, são decisivos no dia a dia e devem nortear todas as decisões organizacionais.

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Continue a leitura para entender mais sobre como definir valores de uma empresa!

Como definir valores de uma empresa e torná-los respeitados pelos colaboradores: 

A verdade é que as pessoas querem que os valores de sua empresa sejam respeitáveis e intocáveis. No entanto, bons líderes devem saber que eles precisam ser bem estruturados e implementados na cultura organizacional.

Quando isso não acontece, os valores viram apenas uma fachada da organização, e os gestores acabam sentindo os efeitos negativos desse comportamento na equipe, que podem surgir em forma de ressentimento e indiferença.

É por isso que como definir valores de uma empresa deve nascer da prática, refletir sua cultura real e guiar comportamentos no dia a dia. E mais importante ainda: precisam ser vividos e respeitados por quem faz a empresa acontecer: os colaboradores.

Por isso, é fundamental saber como definir valores de uma empresa e divulgá-los adequadamente. Existem muitas condições importantes que demonstram o poder de valores bem definidos, mas três se destacam:

1- Escreva uma declaração de valores

A declaração de valores é, na prática, a formalização dos princípios que guiam as atitudes, decisões e relações dentro da organização. Ela não deve ser genérica nem vaga, muito menos copiada de outras empresas. O ideal é que reflita de forma clara e objetiva quem a empresa é, no que acredita e como espera que as pessoas ajam no dia a dia.

Ela deve ser usada como o início de uma jornada contínua, e não como a conclusão dela. O documento precisa estar sempre aberto para possíveis discussões e mudanças. Não há como definir valores de uma empresa sem esta declaração documentada.

Para que essa declaração seja realmente efetiva, ela precisa estar conectada com outros elementos centrais da cultura organizacional: a missão e a visão da empresa. Entenda mais no vídeo do nosso CEO, Marcello Ladeira:

2- Aplique-os valores definidos na declaração de cima para baixo

Não basta escrever uma declaração bonita se ela não for vivida no dia a dia, especialmente pelas lideranças. Já te falei que não adianta nada montar os valores apenas para enfeitarem as paredes ou o site da sua empresa.

Uma das maiores falhas ao pensar como definir valores de uma empresa está justamente em não garantir que eles sejam aplicados de forma coerente, começando pelas pessoas que têm mais poder de influência: os líderes.

É papel da liderança demonstrar, com atitudes concretas, o que esses valores significam. Quando líderes tomam decisões alinhadas aos valores, dão feedbacks baseados neles e reconhecem comportamentos que os reforçam, toda a organização entende que aquilo não é só discurso: é prática.

3- Os valores aplicados devem motivar a integridade

De nada adianta saber como definir valores de uma empresa se, na prática, eles não inspirarem integridade e confiança dentro da organização. Quando bem aplicados, os valores criam um ambiente de transparência, responsabilidade e coerência.

Mas quando são ignorados ou distorcidos, podem ter o efeito contrário, enfraquecendo a cultura e prejudicando o desempenho da equipe.

E, caso a empresa não consiga chegar a esse ponto, os líderes precisam ser os primeiros a admitir isso.

Os valores têm o poder de gerar mudanças significativas no desempenho da equipe ao moldar uma cultura e, quando mal utilizados, podem prejudicar o desempenho com força tóxica. Quando essas três condições não estão presentes, eles acabam sendo mal utilizados. Veja como acontece:

O que pode dar errado?

Mesmo com as melhores intenções, nem sempre o processo de como definir valores de uma empresa resulta em algo positivo. Isso acontece quando os valores são mal interpretados, mal aplicados ou usados de forma incoerente com a realidade do dia a dia da organização.

Como definir valores de uma empresa exige responsabilidade. Afinal, eles se tornam uma referência para comportamentos esperados e decisões estratégicas. Mas quando mal utilizados, esses mesmos valores podem criar efeitos como julgamentos injustos, falta de confiança e até um ambiente tóxico.

Veja abaixo dois erros comuns que podem comprometer toda a construção de uma cultura baseada em valores:

1- Os valores podem se tornar uma arma de punição

Quando uma empresa não consegue incorporar espontaneamente seus valores, eles podem ser usados como uma forma de envergonhar e punir os colaboradores.

Para entender melhor esse cenário, peço que imagine uma organização que tem “colaboração” como um de seus valores.

Só que, em vez de incentivar o trabalho em equipe e reconhecer os esforços conjuntos, ela começa a julgar e punir comportamentos individuais com base em uma interpretação rígida e subjetiva do que seria “colaborar”. Isso gera medo, insegurança e silenciamento dos profissionais, o que é o oposto do que se espera de um valor bem construído.

Essa distorção acaba sendo usada para fugir de problemas que poderiam ser resolvidos com diálogo e transparência. Por exemplo, é comum ver demissões justificadas por alguém não se “alinhar aos valores da empresa”. 

2- Os valores podem desviar a atenção da falta de conduta

Outro erro comum é usar os valores como uma cortina de fumaça. A empresa diz ter princípios fortes, mas quando ocorrem falhas éticas ou problemas graves de conduta, a resposta é vaga ou inexistente.

Quando um novo valor surge com a intenção implícita de corrigir os comportamentos das pessoas, esperando que elas abracem e se adequem a ele, isso será a última coisa a acontecer.

O engajamento da equipe não acontece sem sinceridade e transparência. Valores mal aplicados acabam distanciando a organização da honestidade e da integridade quando deveriam fortificá-las. Campanhas que promovem novos como definir valores de uma empresa despertam a ilusão de compromisso, enquanto as verdadeiras fontes do mau comportamento da equipe continuam se escondendo ao fundo.

E por isso que ignorar situações que vão contra os próprios valores da sua empresa enfraquece a cultura e transmite uma mensagem de que tudo é relativo, inclusive o que deveria ser inegociável.

Valores certos constroem culturas fortes

O trabalho difícil é como definir valores de uma empresa. Isso porque, mesmo com grandes esforços para as mudanças começarem a acontecer, pode ser que a atenção dada não traga resultado e não passe de uma fachada.

É importante analisar o processo para que os mesmos erros não sejam cometidos e que as ações sejam realmente incorporadas à rotina na empresa. É assim que, ao invés de iniciar a mudança, a criação de “declarações de valores” pode oferecer uma ilusão.

Os processos dentro da organização devem ter valores consistentes e bem estruturados, que reflitam o que torna a empresa bem-sucedida. Eles devem ser um misto de ações e palavras e, se a sua empresa não está disposta a fazer o difícil trabalho de incorporá-los em todas as partes da organização, ela não precisa nem se incomodar em escrevê-los.

A cultura organizacional gera resultado quando é moldada pela estratégia, tornando-se uma vantagem competitiva que atrai os melhores talentos para o negócio.

Por outro lado, é essencial saber como definir valores de uma empresa, porque, caso mal estruturados, podem não significar nada para as pessoas e enfraquecer a confiança, a integridade e a habilidade da empresa de competir com outras.

Próximos passos

Para colocar em prática tudo o que aprendeu sobre como definir valores de uma empresa, contar com uma solução que fortaleça a cultura no dia a dia faz toda a diferença. O módulo Gestão de Talentos do STRATWs One é uma ferramenta estratégica pensada para ajudar empresas a consolidarem seus valores de forma viva, integrada aos processos de gestão e com impacto real no desempenho das pessoas.

Com ele, é possível acompanhar metas individuais, registrar feedbacks alinhados aos valores da empresa, realizar reuniões 1:1 com histórico e visibilidade, além de construir planos de desenvolvimento (PDIs) que reforçam os comportamentos esperados pela cultura organizacional.

Mais do que organizar rotinas de RH, o STRATWs One apoia líderes e equipes a transformarem valores em atitudes, conectando o que está no papel com o que acontece na prática. Isso porque a plataforma centraliza as informações e permite que RH e lideranças monitorem, em tempo real, a performance dos colaboradores.

O STRATWs One é o aliado ideal para garantir que seus princípios se tornem parte do dia a dia da gestão.

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