Como apresentar um planejamento estratégico de forma incrível em 6 passos

CONTEÚDO

Como apresentar um planejamento estratégico
Como apresentar um planejamento estratégico

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Depois de todo trabalho e esforço para criar aquele planejamento estratégico realmente incrível, ainda resta mais uma etapa desafiadora: apresentá-lo de forma convincente para a diretoria!

A idealização de um bom planejamento estratégico é um processo demorado, que requer uma visão detalhada da empresa e do mercado para definir as diretrizes para os próximos anos.

No entanto, após sua confecção, ainda resta uma etapa importante antes dele ser colocado em prática: convencer os gestores que aquele plano será capaz de levar a empresa para onde eles desejam.

E o melhor caminho para isso é realmente saber como apresentar um planejamento estratégico, mostrando um passo a passo de forma simples e transparente, alinhando as expectativas de todos em direção dos objetivos do negócio.

Por ser um assunto complexo, que envolve o futuro da empresa e dos seus gestores, pode ser um desafio. Mas, seguindo os passos que mostramos neste artigo, você conseguirá convencer e engajar sua audiência.

Veja como transformar a apresentação de planejamento estratégico em um verdadeiro show!

Como apresentar o planejamento estratégico passo a passo?

A primeira grande dificuldade na apresentação de planejamento estratégico é a didática para explicar como ele foi feito.

Para que a apresentação funcione, é importante criar um roteiro, ou seja, um passo a passo onde o conteúdo e o design dos slides consigam transmitir as ideias de maneira objetiva.

Saber como apresentar um planejamento estratégico é semelhante a contar uma história, onde é preciso que os conceitos e ideias estejam em uma sequência lógica e que se conectem entre si. Usar técnicas de storytelling pode ajudar bastante.

Assim, as pessoas conseguirão acompanhar a linha de raciocínio usada para a construção do planejamento, facilitando a compreensão.

Seja para a apresentação do planejamento estratégico ou para qualquer outro tipo de reunião, é fundamental que elas não sejam chatas!

Confira dicas neste infográfico:

dicas para evitar reuniões chatas

Apresentação de planejamento estratégico em 6 passos

1º Passo: Preparação

Saber como apresentar um planejamento estratégico começa bem antes do início da apresentação propriamente dita.

  • Crie uma história envolvente: diretores e gerentes não gostam de perder tempo. Portanto, sua apresentação deve ser construída para capturar e manter a atenção deles. Para isso, você deve planejar uma história, começando com o cenário atual, onde a empresa se encontra, passando pelo caminho que será trilhado para alcançar as metas e objetivos e finalizando com o cenário futuro. Detalhe como será a empresa após os resultados alcançados. Você deve mostrar dados e números que comprovem o que está falando. Mas, também, deve buscar mexer com as emoções das pessoas. Assim terá a atenção delas por toda a apresentação.
  • Estude seu público: para que a história envolva sua audiência e a convença dos seus pontos de vista, você precisa saber para quem estará falando. É essencial conhecer como os gestores preferem receber as informações, com mais imagens fotográficas, ilustrações, esquemas, tabelas numéricas ou gráficos. Tente entender as preferências das pessoas, o que as motiva e seus valores. Personalize, na medida do possível, os slides e a sua fala. Assim, aumentam as chances de engajá-las e convencê-las.
  • Use recursos gráficos: os softwares para criação de apresentação têm dezenas de recursos interessantes que podem ser usados para enriquecer e valorizar o conteúdo. Elementos visuais como infográficos, fluxogramas, organogramas, mapas mentais, entre outros. Eles são excelentes maneiras de tornar a apresentação de planejamento estratégico mais atrativa. Apenas tenha o cuidado de não usar em excesso as cores, formas e animações. Afinal, os gestores não querem ver um anúncio de varejo, mas entender como o conteúdo apresentado vai ajudar no crescimento da empresa e no alcance das metas.

2º Passo: Introdução

Após a fase de preparação, o 2º passo é a apresentação de planejamento estratégico propriamente dita. Os primeiros slides devem conter uma breve introdução, com os assuntos que serão tratados.

Esse é o início da sua história e deve ser interessante o suficiente para capturar a atenção das pessoas, enfatizando a importância do que será mostrado.

Basicamente, você dirá, em linhas gerais, como irá responder às seguintes perguntas durante a apresentação:

  • Onde estamos?
  • Para onde queremos ir?
  • Como chegaremos lá?

A sua introdução deve criar expectativa e curiosidade nas pessoas e, à medida que for se desenvolvendo, mostrar com sua argumentação. Indique porque acredita que aquele seja o caminho ideal para a empresa.

3º Passo: Posicionamento e Propósito

O 3º Passo sobre como apresentar um planejamento estratégico é falar sobre o posicionamento de marca atual da empresa no mercado, ou seja, sua identidade organizacional e o que ela deseja alcançar por meio de seus diferenciais e do público-alvo definido.

Basicamente, o conteúdo dos slides deve abranger:

  • A Missão: representa o propósito da organização, o por que ela existe e o que a diferencia dos concorrentes.
  • A Visão: representa o que a organização sonha conquistar no futuro, um objetivo inspirador e ambicioso.
  • Os Valores: os valores complementam a identidade organizacional, representando os ideais de atitude e comportamento que devem nortear os colaboradores e as relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

É importante mostrar como a cultura organizacional está estabelecida porque todo o planejamento estratégico deve estar alinhado com esses princípios. E você pode ir fazendo essas conexões ao longo do restante da apresentação.

4º Passo: Diagnóstico e Análises

No 4º passo da apresentação de planejamento estratégico deve ser mostrado o diagnóstico empresarial e as análises relativas ao momento atual que a empresa vive.

Para embasar essas análises, inclua os resultados obtidos com as ferramentas utilizadas na concepção do planejamento, como a análise das 5 forças competitivas de Porter ou a matriz SWOT, por exemplo.

Nesse contexto, você deve mostrar números que comprovem a participação de mercado da organização, levantamento do público alvo e a análise dos concorrentes.

5º Passo: Planejamento de metas e objetivos

O 5º passo sobre como apresentar um planejamento estratégico será mostrar o crescimento desejado para a empresa nos próximos anos.

Para isso, devem ser apresentadas as metas e objetivos, bem como a comprovação de que eles são alcançáveis dentro da realidade da organização.

Uma boa maneira de convencer os gestores é apresentar as ferramentas e técnicas que você utilizou para organizá-las. Algumas sugestões são:

Também é importante mostrar quais indicadores de desempenho ou métricas serão usados para o monitoramento e medição dos resultados obtidos durante a fase de execução do planejamento estratégico.

6º Passo: Fechamento

A conclusão da sua apresentação pode ser um resumo de tudo o que foi visto. Concentre-se nos custos, nas receitas, nos resultados esperados e uma linha do tempo com os marcos mais importantes do planejamento estratégico.

Também é importante pontuar como será a empresa após alcançar os objetivos. Relacione os benefícios mais subjetivos, como a maior satisfação e engajamento dos colaboradores, prêmios que a empresa poderá receber por se tornar destaque na sua área de atuação, entre outras coisas.

O conjunto dos números e desses elementos emocionais ajudarão a fechar a apresentação de forma positiva e motivadora.

Depois que sua apresentação de planejamento estratégico for um sucesso, você terá que implementá-lo e acompanhá-lo, veja a melhor maneira de fazer isso:

 

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