13 dicas para desenvolver o pensamento estratégico no seu negócio 

CONTEÚDO

alinhamento estratégico
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Seja uma meta financeira, profissional ou um sonho, para termos sucesso em com qualquer tipo de objetivo, é fundamental ter um “norte”. E, para tanto, é indispensável ter um pensamento estratégico para conquistar o que deseja!

Na maioria dos casos, pensar nos objetivos é uma atividade fácil: “eu quero viajar para outro país nas férias, desejo trocar de cargo ou ser promovido”. Portanto, é válido levar em conta que a organização e a definição das ações tomadas ao longo do processo fazem toda a diferença para que esse desejo não vire frustração.

E uma das melhores formas de analisarmos uma situação de maneira criativa e apta a detectar procedimentos a serem implementados ou retirados do planejamento é por meio do pensamento estratégico. Será que você tem? Continue a leitura e descubra como aprimorar o seu!

Confira o que é o pensamento estratégico, como ele pode ser desenvolvido e aplicado dentro de organizações. Boa leitura!

O que é pensamento estratégico?

A estratégia é a ação de aplicar de maneira eficaz recursos e condições favoráveis para o alcance de determinado objetivo. Logo, pensar de forma estratégica é conseguir visualizar as melhores oportunidades para se alcançar uma meta.

Quando imaginamos o pensamento estratégico nas organizações estamos nos conectando também ao planejamento estratégico. Afinal o planejamento é o refinamento desse pensamento, que começou com ideias e foi colocado em prática por meio das atividades necessárias.

Podemos verificar também alguns exemplos de pensamento estratégico em nosso dia a dia. Quando desejamos algo e sabemos o seu custo, a mente imagina estratégias para comprar o produto, como calcular uma quantia a ser guardada por mês ou cortar custos do orçamento mensal.

Dentro das empresas, esse tipo de pensamento acaba sendo desenvolvido por gestores que estão à frente das tomadas de decisões. A partir de observação e contato com dados, eles têm ideias para que problemas sejam resolvidos, o que chamamos gerenciamento estratégico.

Porém, também é saudável que um colaborador, que não possui um cargo de liderança, desenvolva o pensamento estratégico. Isso porque, por meio dele, o profissional tem mais autonomia e está apto a auxiliar a solucionar possíveis problemas.

Leia também: Veja nosso mapa do tesouro para aprender como construir e executar seu planejamento estratégico

Exemplos de pensamento estratégico

Para entender melhor o que é e como funciona o pensamento estratégico na prática, separamos alguns exemplos aplicados ao negócio, independentemente do setor de atuação.

Enfrentar crises econômicas

Durante a pandemia da covid-19, muitos CEOs e líderes precisaram repensar seus modelos de negócios. Foi o caso de André Feliciano (exemplo fictício), que era sócio majoritário de uma empresa de médio porte que oferecia produtos duráveis, e que teve uma grande queda nos primeiros meses da quarentena.

Como tem um bom pensamento estratégico, manteve a calma e definiu quais dados precisaria avaliar para reestruturar seus processos produtivos e comerciais. Elencou alguns colaboradores com visão analítica aprimorada e pediu para analisarem informações sobre vendas, feedbacks de clientes e pesquisar tendências dentro e fora do país. 

Ele constatou que precisaria reduzir custos de produção rapidamente para não elevar o preço final, investir na comercialização dos itens mais vendidos no último ano e desenvolver novos produtos para atender às demandas do consumidor.

Assim, apesar de ter tido queda nas vendas, conseguiu manter a empresa em funcionamento, sem precisar demitir colaboradores ou fechar as portas.

Leia mais: Pesquisa de Satisfação: a importância de entender o cliente

Criar novos produtos

Inovar é crescer. Esse é o lema do mercado corporativo e serve para toda e qualquer empresa, principalmente para negócios do setor de tecnologia.

Nesse exemplo, usaremos João Gomez como CEO da marca. Ele sentiu que a curva ABC de dois produtos que eram bastante vendidos entrou na fase de queda. Porém, não desanimou ou resolveu investir em mais publicidade. Ele foi verificar os dados em seu sistema de gestão.

Durante essa avaliação, percebeu que a tecnologia empregada em seus softwares estava defasada em relação à concorrência e sua precificação também, pois pelo mesmo valor, oferecia menos.

E o que fazer? Ele pensou em soluções estratégicas, como reunir o time de TI e atualizar a interface, falar com a equipe de marketing para realizar pesquisas e entender as necessidades do público, entre outras ações que precisavam da união de vários setores para acontecer.

O resultado foi o desenvolvimento de um software completo, moderno e que atendia a todas as necessidades dos seus clientes. O que gerou mais vendas e aumento do market share da marca.

Continue aprendendo: Alinhamento Estratégico: Como Aperfeiçoar a Gestão Empresarial

Como desenvolver o pensamento estratégico?

O pensamento estratégico é considerado uma soft skill, e, assim como outras habilidades pode ser desenvolvido ou aprimorado com algumas práticas:

  • Observe o que acontece ao seu redor;
  • Escute as pessoas;
  • Saia da zona de conforto;
  • Identifique os comportamentos essenciais;
  • Gerencie o tempo; 
  • Lembre que tudo é tentativa e erro;
  • Mantenha-se atualizado;
  • Tenha tempo para pensar;
  • Acompanhe regularmente os resultados;
  • Mapeie os processos;
  • Invista na flexibilidade;
  • Envolva os colaboradores;
  • Use a inteligência da tecnologia.

Confira detalhes sobre essas 13 práticas que vão fazer a sua mente pensar de forma diferente ao analisar qualquer tipo de situação!

  1. Observe o que acontece ao seu entorno

Desenvolver o pensamento estratégico começa com uma observação ativa e crítica. Por mais que o objetivo seja alcançar uma meta no futuro, são as ações tomadas no presente que determinam os processos a serem executados.

A palavra estratégia foi criada para designar as ações feitas pelos comandantes de guerras nos tempos medievais. Eles assistiam ao combate em cima de montanhas e tinham uma visão privilegiada, vendo toda a movimentação de sua tropa e dos rivais.

Essa observação minuciosa do objetivo desejado permite que novas ideias surjam a partir da constatação de pontos fracos e até mesmo de processos supervalorizados, que estão travando o desenvolvimento.

  1. Escute as pessoas

Assim como a observação permite que novas ideias surjam, uma boa conversa também desperta novos processos.

A visão de várias pessoas sobre como as ações que visam o alcance de um objetivo estão sendo implementadas são um estímulo ao pensamento estratégico.

Principalmente para profissionais que desempenham um papel de gestão, a escuta permite que as falhas sejam percebidas. Ou até mesmo que aprimorem o que já está dando certo. 

Um exemplo desse caso é um gestor que, após uma conversa, percebe que designou uma função errada a um colaborador. Por meio do pensamento estratégico, ele decide colocá-lo em um cargo onde ele consegue render muito mais.

  1. Saia da zona de conforto

Colocar-se em situações fora da zona de conforto é um comportamento que estimula muito a criatividade e o pensamento estratégico.

Ao lidarmos com um problema no local de trabalho e compartilharmos uma resolução dessa questão para o mesmo lugar todo dia, as ideias podem ser bloqueadas. Em alguns casos, uma simples caminhada por um lugar novo pode fazer com que as estratégias surjam com mais clareza.

  1. Identifique os comportamentos essenciais

O esgotamento mental é um vilão do pensamento estratégico nas organizações. A sobrecarga de trabalho e o acúmulo de funções dificultam a visão analítica, que precisa de uma mente saudável e tranquila para funcionar.

Para driblar esse possível desafio, é necessário cortar as atividades que geram a sensação de sobrecarga, como eliminar reuniões que apenas enchem a agenda e não terceirizar trabalhos que não são essenciais.

  1. Gerencie o tempo

Ligado ao tópico acima, está também o gerenciamento do tempo. Saber controlar as atividades permite que a criação de estratégias considere sempre o tempo até o atingimento das metas.

Por exemplo, ao pensar de forma estratégica, você desenvolve ações que aprimoram o trabalho de um setor, facilitando o caminho até o objetivo. Porém, se o tempo não foi considerado, existem grandes chances dessa estratégia não funcionar.

A gestão do tempo permite que os pensamentos se desenvolvam da seguinte forma: “Possuo x problema   ser resolvido, tenho x dias para resolver esse problema, quais estratégias podem ser desenvolvidas nesse espaço de tempo e que correspondam a esse problema?”

  1. Lembre que tudo é tentativa e erro

Por fim, lembre-se de que todos os processos envolvem tentativa e erro. O pensamento estratégico é apenas o início de um processo muito maior a ser desenvolvido. Muitas vezes as ideias podem dar errado ou não serem implementadas.

O importante é manter a mente saudável e pronta para pensar de forma estratégica em várias situações, aumentando também a taxa de acertos em suas análises.

  1. Mantenha-se atualizado

Outra dica de como desenvolver o pensamento estratégico é: fique de olhos em tendências do setor de atuação da sua empresa e até mesmo da gestão de negócios para ampliar as possibilidades de criar estratégias mais inovadoras e eficientes.

Quanto mais acompanhar notícias e curiosidade sobre o mercado, melhor. Por isso, não pense que focar apenas em suas funções do trabalho podem resultar em pensamentos criativos. É preciso buscar inspirações e referências constantemente.

Como? Leia blogs, sites e livros. Vá a eventos do setor. Converse com profissionais de outras empresas. Acompanhe notícias em veículos de mídia nacional e internacional. Pesquise cases de sucesso. Busque pesquisas e estudos sobre temas relacionados. Faça cursos e treinamentos.

  1. Tenha tempo para pensar

Pode até parecer redundante, mas é essencial separar tempo na agenda para pensar. Ao contrário, a rotina acaba consumindo cada minuto do dia e não sobra espaço para ter novas ideias analisando dados e informações.

Em outras palavras podemos dizer: invista tempo no seu ócio criativo. E não tenha medo de apresentar o que pensou e nem o conflito que possa surgir. Na verdade, debates (quando saudáveis) são benéficos ao desenvolvimento do pensamento estratégico.

É nesse momento que aparecem dúvidas, perguntas difíceis e é possível visualizar possíveis obstáculos e mitigar riscos. Ou então aprimorar as ações com sugestões de pontos de vista distintos.

  1. Acompanhe regularmente os resultados

Esse modelo de pensamento também costuma ser estimulado quando há uma periodicidade determinada para monitorar indicadores de performance do negócio. Afinal, não é apenas uma olhada rápida em relatórios que despertarão novas ideias.

Ao acompanhar tendências e padrões da empresa, é possível estabelecer o que dá certo ou errado e, então, focar em melhorias contínuas.

Outra vantagem de mensurar os resultados regularmente é agir rápido e tomar decisões assertivas, baseadas em dados em tempo real. Ou seja, além de possibilitar que o gestor entenda todo o histórico e como se formou o cenário atual, ele consegue ajustar o caminho sem precisar fracassar antes.

  1. Mapeie os processos

Essa dica aqui é a base para qualquer atividade executada na sua gestão: mapear os processos operacionais das equipes e visualizar de modo claro o fluxo de trabalho e os resultados provenientes de cada etapa.

A partir disso, identifique erros e gargalos, maneiras de otimizar os processos e o que deve ser implementado para turbinar os resultados, como sistemas de gestão automatizados.

Assim como o acompanhamento regular de resultados, mapear processos deve ser algo contínuo e periódico. Afinal, as demandas do mercado mudam e é preciso segui-las.

  1. Invista na flexibilidade

O pensamento estratégico é o oposto de um pensamento engessado. Por isso, seja flexível! E se não for, desenvolva essa habilidade. Ela é essencial para o sucesso da análise crítica e construtiva.

Leve em consideração que é impossível ter controle sobre tudo, especialmente sobre o mercado e seu setor de atuação. Uma pequena mudança pode impactar expressivamente o seu negócio e, por isso, o planejamento deve ter espaço para alterações.

O pensamento estratégico acontece quando o líder ou o colaborador consegue olhar para um cenário e pensar o que pode ser feito ali. Ou seja, adaptar as ações de acordo com a necessidade do momento, o que significa ser flexível para adotar mudanças.

Porém, é claro que ninguém gosta de ser pego de surpresa. E mais uma vez o sistema de gestão estratégica pode ser usado. Ele permite identificar riscos e criar planos a tempo para se antecipar a eles.

  1. Envolva os colaboradores 

Já ouviu falar que “duas cabeças pensam melhor do que uma?”. Essa expressão se aplica perfeitamente nessa dica para desenvolver o pensamento estratégico. Portanto, envolva a equipe em decisões que podem ser compartilhadas ou apenas peça opiniões para você bater o martelo final.

É incrível como uma reunião de brainstorming pode ser tão valiosa para inovar e pensar fora da caixa. Uma ideia puxa a outra e, assim, ações são formadas e os resultados alcançados.

  1. Use a inteligência da tecnologia

Por falar em unir mentes, a tecnologia também oferece um tipo de inteligência altamente benéfico para as organizações. O software de gestão estratégica é perfeito para coletar, armazenar e integrar dados, gerando relatórios completos com métricas e indicadores que são o início da jornada do pensamento.

Com todos os dados centralizados em um só local, fica fácil ter uma visão macro do negócio e identificar o que pode ser melhorado ou está dando certo, podendo até ser aplicado em outros setores, por exemplo.

Atinja as metas da sua empresa alinhando todas as ações em torno do mesmo objetivo

Além do pensamento estratégico, o sucesso também está ligado ao uso de ferramentas e tecnologias. Soluções que automatizam o gerenciamento permitem que os colaboradores usem o tempo para pensar de forma estratégica, em vez de perder horas e horas preenchendo e analisando planilhas.

Veja no vídeo abaixo como as ferramentas podem te auxiliar no planejamento estratégico:

O sistema de planejamento estratégico automatiza tarefas e oferece vários recursos de gestão que contribuem para aumentar os resultados do negócio. Com a reunião de dados em um só local e uso de recursos visuais, fica muito mais fácil tomar as decisões certas.

Basta o gestor, por exemplo, acessar seu sistema de gestão empresarial e monitorar o desempenho corporativo, com centralização de indicadores de performance.

O STRATWs One, ferramenta completa da Siteware, é a melhor opção do mercado para realizar uma gestão de alto nível. De modo geral, ele possibilita a organização da rotina de trabalho de todos da equipe e engajar o time, que em poucos cliques consegue visualizar dados e tudo o que precisa ser feito.

Faça uma demonstração e veja como sua gestão pode ser aprimorada e o pensamento estratégico colocado em prática!

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