Contar com profissionais capacitados deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade nas grandes empresas. Nesse caso, embora contratar os melhores do mercado seja uma solução, o treinamento de pessoas têm se mostrado uma solução mais prática e menos dispendiosa.
Além disso, vale a pena destacarmos que um bom treinamento de pessoas não só colabora para o aumento da produtividade como também contribui para a retenção dos melhores talentos. Isso sem dizer no auxílio ao alinhamento da cultura organizacional.
Em suma, os benefícios são grandes. O resultado é que a empresa se torna mais competitiva e atrativa, tanto do ponto de vista do produto, como também da produtividade dos colaboradores. Até porque o desejo de muitos profissionais é trabalhar em um local que invista neles.
Portanto, a organização só tem a ganhar investindo em treinamento de pessoas. Pois, o ambiente de trabalho melhora, a produtividade aumenta e consequentemente o lucro cresce.
E se você quer entender o que é o treinamento de pessoas e como aplicá-lo no seu negócio, então é só ler este artigo até o final. Boa leitura!
E aproveite, porque Siteware preparou um material exclusivo para você, profissional de RH, que deseja dar mais agilidade aos processos:
O treinamento de pessoas é um instrumento de ensino usado pelas empresas para desenvolver habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos específicos em seus colaboradores. Ele pode ser usado para o desenvolvimento de habilidades técnicas ou comportamentais, as hard e soft skills, dependendo da estratégia adotada.
Alguns autores afirmam que o treinamento de pessoas é um recurso de desenvolvimento pessoal, uma vez que sua meta é aperfeiçoar o desempenho de um colaborador, aumentando sua produtividade e melhorando suas relações interpessoais.
Por isso, o RH tornou-se uma área estratégica dentro das organizações na atualidade. Afinal, ele lida diretamente com as metas da organização e cria os treinamentos para atingi-las.
Cada treinamento possui um objetivo específico que pode ser:
Dessa forma, uma virada de chave importante para a gestão das empresas é compreender que investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas não é um custo e sim um investimento.
E já que as reuniões são essenciais para o treinamento de pessoas, aproveite estas dicas de como conduzir uma reunião produtiva:
Existem alguns tipos distintos de treinamento de pessoas. Cada um deles é usado para diferentes objetivos organizacionais, sendo que os principais são:
O treinamento hard skill aprimora os conhecimentos técnicos do colaborador. Por isso, o seu conteúdo deve ser relacionado diretamente à atividade exercida pelo colaborador.
Dessa forma, esse tipo de treinamento de pessoas orienta os colaboradores no uso de equipamentos, ferramentas específicas, processos e até mesmo sobre novas técnicas usadas no dia a dia. Esses treinamentos técnicos qualificam a equipe em conhecimento tácito.
Só para exemplificar, imagine um colaborador que trabalha no departamento de exportação. O treinamento hard skill, nesse caso, será focado no ensino de legislações, procedimentos, normas para exportar, aprender sobre novas ferramentas, dentre outros assuntos.
O objetivo desse treinamento de pessoas é manter o funcionário atualizado dentro da sua área de atuação, acompanhando assim a evolução do mercado.
O treinamento soft skills aperfeiçoa as habilidades comportamentais do colaborador, melhorando a sua inteligência emocional, bem como o relacionamento com outros membros da equipe.
A intenção é melhorar a sinergia entre os membros de um time, melhorando o relacionamento no dia a dia, acarretando um ambiente de trabalho e um clima organizacional mais próspero e harmônico.
Esse é um tipo de treinamento de pessoas que capacita os líderes para resolver conflitos e ter mais empatia para com os seus encarregados.
No treinamento de pessoas, os assuntos motivacionais são diferentes do comportamentais. É preciso atenção, pois muita gente os confunde. A intenção desse treinamento de pessoas é aumentar o engajamento e a motivação do time.
Isso pode ser para o dia a dia ou um projeto em específico. Ele é muito usado quando a moral do time está baixa e os colaboradores apresentam pouco engajamento.
Esse é aquele treinamento que dá um gás nas pessoas e revigora as expectativas. Por isso, eles geralmente são ministrados de forma criativa como:
Enfim, a criatividade é base para um bom treinamento motivacional, e por essa razão o departamento de RH precisa planejar bem antes de aplicá-lo.
Se quiser saber como identificar os colaboradores desengajados na sua empresa, clique no link e baixe o nosso infográfico agora mesmo!
Identifique seus colaboradores desengajados!
O treinamento de integração prepara um novo colaborador para iniciar as atividades logo após a sua contratação e início do processo de onboarding. Ele é muito comum dentro das grandes organizações e já está sendo adotado pelas empresas de porte menor.
No decorrer dele, o colaborador entende a cultura organizacional da companhia, as ferramentas que utilizará cotidianamente, os processos usados para o desempenho das tarefas etc.
É ao longo da integração que o RH transmite a missão, visão e valores da organização e mostra as regras, costumes, e o que espera do colaborador. Em vista disso, é um treinamento de pessoas para minimizar erros, começar com o pé direito e até mesmo reduzir as taxas de turnover.
O desenvolvimento de líderes prepara colaboradores para assumir papel de liderança. Ele é voltado para funções específicas e ministrado quando um funcionário é contratado para atuar em um cargo de liderança, ou quando ascende de posição.
A intenção é tornar o colaborador apto para exercer funções de:
Embora esse treinamento possa encaixar para o novo e antigo gestor aprimorarem as habilidades soft e hard skills, é importante estar ciente que dentro de uma empresa, um programa de treinamento para lideranças deve ser coordenado à parte, garantindo que a inovação esteja sempre presente.
O treinamento de pessoas é importante pois desenvolve continuamente novas habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores.
Além disso, mantém o ambiente de trabalho mais harmônico e a equipe engajada, gerando assim, mais produtividade para a empresa e consequentemente aumento de lucro.
Os seus benefícios já são conhecidos de longa data, mas vale destacar que ele colabora para:
A médio e longo prazo, a retenção de talentos é uma busca constante dentro das organizações. Pois, quando um gestor mantém as melhores cabeças do mercado trabalhando, ele consequentemente terá resultados melhores.
Em tempos de home office, onde empresas estão optando por contratar colaboradores de outras regiões que são especialistas em suas respectivas áreas, a retenção e gestão de pessoas se faz ainda mais necessárias.
Além do mais, evita o turnover, minimizando os gastos desnecessários com contratações.
Portanto, a retenção de talentos evita esse custo, pois ao participar de treinamentos constantes o funcionário sente-se menos motivado a deixar a empresa.
Profissionais capacitados são mais atentos à qualidade de um produto ou serviço executado. Dessa forma, é comum que em uma equipe altamente qualificada surjam ideias novas que melhorem a produção e a qualidade do produto.
O próprio estímulo à criatividade proporciona essa melhoria na qualidade entregue. E, sem treinamentos constantes, fica mais difícil gerar a mesma qualidade.
Existe uma frase famosa que diz que a prática leva a perfeição. Ou seja, quanto mais você pratica algo, melhor e mais rápido executa essa tarefa com o tempo.
Em vista disso, quanto mais treinamento de pessoas for oferecido para a capacitação da equipe, mais produtiva ela será. Isso está diretamente relacionado ao retorno que o investimento em treinamento traz.
Veja outras dicas para salvar a sua produtividade:
Outro benefício do treinamento de pessoas é a atualização que ele proporciona. Assim sendo, todos os colaboradores ficam por dentro das mais novas tendências e técnicas do mercado. Seja no assunto novas tecnologias, quanto também novidades em técnicas.
Inclusive, eles podem sugerir novas ferramentas que trazem mais eficiência às atividades diárias da organização. Além de que, a atualização evita que a equipe fique defasada em relação a alguma nova legislação vigente.
Por fim, e não menos importante, os treinamentos de pessoas motivam o time, uma vez que, os profissionais se sentem mais valorizados.
Pense o seguinte: quando você entra trabalhar, se a empresa não paga nenhum curso, não oferece treinamentos, você se sente meio jogado de escanteio, não é mesmo?
Agora imagine se a organização todo mês oferecer um novo curso, ajudar você com bolsas de graduação, cursos de extensão, sua motivação não melhoraria? Portanto, o treinamento está diretamente ligado à motivação.
Leia também:
O treinamento de pessoas capacita o colaborador com o objetivo de atender uma ação pontual. Já o desenvolvimento é um programa mais amplo, como a Avaliação de Desempenho com um plano de ação, composto por uma série de treinamentos. Pode-se dizer então que o treinamento é uma parte do desenvolvimento de pessoas.
Diante disso, é de referir que o treinamento aplica-se em uma situação específica, como por exemplo:
Além disso, o desenvolvimento de pessoas ocorre de maneira contínua e planejada sempre com um objetivo final. Por isso, fazem parte de um desenvolvimento inúmeros treinamentos de pessoas ministrados de diversas maneiras como:
Nesse ínterim, o RH constrói um plano de desenvolvimento para os colaboradores no qual estão inseridos alguns tipos de treinamentos.
Treinar e desenvolver pessoas exige um grande planejamento por parte do departamento de Recursos Humanos da empresa que deve seguir um caminho lógico para que em um determinado momento a meta traçada seja cumprida.
Em outras palavras, para treinar pessoas é preciso:
O diagnóstico consiste em encontrar quais são as deficiências e necessidades dos colaboradores sempre em linha com o objetivo da organização. Isso pode ser feito através de uma avaliação de desempenho contínua.
Por meio de um bom diagnóstico, a empresa entende o que precisa melhorar e qual será o melhor conjunto de treinamentos que desenvolverá cada colaborador.
Dessa maneira, não há como planejar um desenvolvimento sem diagnosticar a situação individual de cada um. Ou seja, é necessário compreender o ponto de partida para determinar o caminho até o ponto de chegada.
Falamos acima que o desenvolvimento é um conjunto de treinamentos. Portanto, após diagnosticar as necessidades e deficiências, o gestor deverá esboçar um objetivo para um prazo determinado de tempo para o treinamento de pessoas.
O objetivo é o ponto de chegada, e uma vez definido, cria-se a estratégia, ou seja um plano de ação para se alcançar essa meta.
Só para exemplificar, imagine que o diagnóstico da empresa foi que os colaboradores estão pouco motivados. Portanto, o objetivo é “motivar a equipe para aumentar a produtividade individual de cada um”.
O plano de desenvolvimento é investir em diversos treinamentos de pessoas na área de motivação. Até aqui estão definidos o objetivo e a estratégia para atingi-lo. Agora é preciso pensar nas etapas da estratégia, ou seja, nos treinamentos.
Definidos quais serão os treinamentos é preciso executá-los. Em um primeiro momento, cria-se um cronograma para posteriormente aplicar os treinamentos.
Eles podem ser em forma de palestras, cursos, workshops. Vale dizer que a sua execução precisa estar em linha com o que os gestores da empresa pretendem alcançar.
Por fim, quando falamos em treinamento de pessoas, é preciso criar indicadores para acompanhar a evolução individual de cada colaborador. É uma forma de medir os resultados dos treinamentos.
Note que a medição não é feita sobre o desenvolvimento, mas sim após a execução de cada treinamento. Ao fim, o que se espera é que esse conjunto de treinamentos melhore o desempenho de cada um.
No entanto, a avaliação constante é essencial. Pois, se um treinamento de pessoas não deu resultados, o gestor de RH refaz sua estratégia para que a meta seja cumprida.
Veja como funciona a mente de um bom gerente de RH:
Se não houver esse acompanhamento constante, ao final, pode-se perder um tempo precioso com cursos que não contribuíram para o desenvolvimento do funcionário.
Para facilitar o entendimento vamos considerar um exemplo de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Vamos considerar que um gestor queira ampliar o conhecimento técnico da equipe de marketing, bem como melhorar o relacionamento dentro do departamento.
Em vista desse objetivo é desenvolvido um plano com 5 treinamentos que serão divididos em:
A palestra, nesse exemplo, será ministrada por um coach, com o intuito de melhorar a inteligência emocional. A gamificação complementará a palestra e terá o objetivo de aumentar a colaboração e sinergia da equipe.
Já o workshop terá um caráter técnico e ensinará o manuseio de uma determinada ferramenta, ao passo que o curso online trará para o time as mais recentes novidades de marketing do mercado.
Ao final, todos participarão de um evento de confraternização que mostrará os desafios da empresa e terá como objetivo aumentar a motivação.
Veja que nesse exemplo, cada um dos treinamentos de pessoas tem sua importância para garantir o desenvolvimento como um todo. E, para acompanhar essa evolução, o gestor de RH da empresa precisa dispor de um bom software.
É ele quem mostrará constantemente como está a evolução do time, e quais são as mudanças necessárias no decorrer do percurso.
E uma boa solução disponível no mercado é o STRATWs One que permite avaliar a performance de cada funcionário, bem como a efetividade do treinamento de pessoas.
Levando pessoas e empresas mais longe.
Belo Horizonte
Rua dos Timbiras, 2352 – 5º andar – Lourdes, Belo Horizonte – MG, 30140-069
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |