Rotatividade de pessoas: como evitar na sua empresa?

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Rotatividade de pessoas
Rotatividade de pessoas

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Quantas pessoas já deixaram a sua empresa neste ano? Bem, se você acredita que esse resultado é maior do que você desejava, saiba que não está sozinho. Isso porque a rotatividade de colaboradores tem sido um grande problema para as empresas nos últimos anos.

Segundo um levantamento do ano passado da Robert Half, o Brasil é o país com o maior índice de turnover do mundo. Na análise, o Brasil registrou 56% de aumento no turnover. Dessa forma, essa costumeira substituição de pessoas em um curto espaço de tempo, tem criado uma instabilidade nas equipes e tornando difícil alcançar os objetivos a longo prazo.

Por isso, neste artigo, vamos analisar o que é a rotatividade de pessoal, quais são as principais causas desse problema e quais são os seus impactos para as empresas. Além disso, vamos mostrar algumas estratégias eficazes para reduzir a rotatividade no ambiente corporativo.

Continue a leitura e confira!

calculo de turnover

O que é a rotatividade de colaboradores?

Rotatividade de colaboradores é um termo usado para descrever a mudança contínua do número de pessoas que entram e saem de uma empresa. É importante para os empregadores entenderem a rotatividade de pessoas e os efeitos que ela pode ter para o seu negócio.

Isso porque uma alta taxa de rotatividade de pessoas pode prejudicar o desempenho geral da empresa, principalmente porque a inteligência criada diariamente deixa as equipes e é preciso contratar alguém para aprender tudo de novo. Por isso, é importante encontrar maneiras de reduzir a rotatividade de pessoas em seu ambiente organizacional.

Dessa forma, os gestores e responsáveis pelo RH devem fazer uso das avaliações de desempenho para monitorar a atuação dos seus liderados e alinhar isso ao nível das satisfação deles, com o objetivo de identificar quais fatores afetam a rotatividade do seu pessoal.

Como medir a rotatividade da sua empresa?

A taxa de rotatividade, ou apenas turnover, é um dos indicadores mais importantes para gestores do RH. Isso porque ao acompanhá-lo de perto, é possível identificar um alto ou baixo nível de satisfação dos colaboradores com a empresa e a partir daí criar um plano de ação para melhorar esse resultado.

Dessa forma, se você deseja acompanhar este indicador, saiba que para calcula-lo é bem simples.

Primeiro será necessário calcular o que chamamos de X. Para isso:

Z = (admitidos + demitidos) / 2 

Uma empresa que teve 5 demissões e 7 contratações, por exemplo terá:

Z = (7 + 5) / 2 

Z = 12/2

Z = 6

Com esse valor em mãos, agora já dá para calcular a sua taxa de rotatividade.

taxa de turnover = (Z / nº de colaboradores) x 100

Assim, seguindo exemplo anterior, imagine que a empresa conte com 50 colaboradores. Assim, a taxa de turnover dela será:

taxa de turnover = (12/50) x 100

taxa de turnover = 0,24 x 100

taxa de turnover = 24%

Existe uma taxa de rotatividade ideal?

Embora não exista uma taxa de rotatividade ideal, é fundamental que a empresa, principalmente o RH, foque os seus esforços para minimizar esse valor para o mínimo possível.

Normalmente, é possível considerar que a empresa possui uma rotatividade saudável se ela conseguir manter em torno de 5% a 10%, mas isso vai depender do segmento, porte e modelo de trabalho.

Quais os impactos financeiros para uma empresa com altos índices de rotatividade?

A rotatividade de colaboradores gera impactos financeiros significativos para qualquer empresa. Primeiramente, os custos com treinamentos, adaptação de estruturas e recrutamento são alguns dos fatores que precisam ser levados em consideração como despesas que poderiam ser evitados se o turnover fosse menor.

Dessa forma, se o índice de rotatividade da empresa for alto, os gastos envolvendo esses fatores terão um grande impacto no orçamento. Por isso, é importante conhecer as causas que levam à rotatividade, para que a empresa invista no planejamento, manutenção e sucesso dos colaboradores a longo prazo.

Em empresas de negócios complexos, por exemplo, é comum que um colaborador precise de um processo de onboarding seja muito eficiente para ajudá-lo a entender a objetividade dos negócios e conseguir desempenhar suas funções com qualidade. Assim, uma empresa que possua uma alta rotatividade de pessoas terá sim uma queda expressiva na produtividade e isso gerará impacto negativo nos negócios.

Quais são as principais razões para a rotatividade?

É fundamental partir do princípio que cada empresa terá suas próprias peculiaridades. Um gestor que não está desempenhando bem o seu papel de líder e prejudicando as entregas do seu time com uma liderança autocrática, por exemplo, pode ser uma razão para o índice de rotatividade do time dele estar alto.

No entanto, no mercado existem algumas estatísticas que apontam que entre as principais causas do turnover aparecem:

rh tecnologico

#1 Baixa qualidade do clima organizacional

O clima organizacional pode ser resumido como a motivação dos colaboradores na relação entre profissional e empresa. Nesse cenário, a baixa qualidade desse indicador pode indicar uma série de problemas, como:

  • falta de perspectiva de crescimento profissional;
  • medo de ser demitido diariamente;
  • competição pouco saudável entre os colaboradores;
  • baixas condições de trabalho;

#2 Falta de alinhamento de expectativas

A falta de alinhamento de expectativas é uma das principais razões para a rotatividade. Muitas vezes, os colaboradores não têm acesso a objetivos empresariais claros ou aos indicadores que medem o seu próprio desempenho. Isso faz com que eles não saibam como estão contribuindo para os resultados da organização.

Além disso, o desconhecimento dos objetivos da empresa faz com que as pessoas se sintam desmotivadas, o que facilmente leva a uma rotatividade elevada.

#3 Falta de reconhecimento

Uma das principais razões para a alta rotatividade é a ausência de uma cultura de feedback consolidada e a ausência de reconhecimento voltada ao desempenho individual. Isso significa que os profissionais não sentem que suas contribuições são valorizadas e recompensadas quando um líder ou mesmo um colega reconhece isso de alguma forma.

template feedbacks

#4 Ausência de um plano de carreira

Outra das principais causas para uma alta rotatividade de pessoas dentro de uma empresa é a ausência de um plano de desenvolvimento de carreira que permita aos colaboradores desenvolverem suas habilidades profissionais e aproveitarem as oportunidades de cargos de liderança.

Além disso, os colaboradores que não se sentem motivados a seguir carreiras mais longas e estáveis, com acessos a treinamentos regulares para melhorar suas habilidades, podem podem acabar se sentindo desmotivados e procurando empregos em outras empresas, até mesmo em concorrentes, desde que ofereçam melhores oportunidades de crescimento.

PDI

Quais as melhores práticas para evitar a rotatividade?

Agora que você já sabe as causas mais comuns para uma alta rotatividade dos colaboradores, que tal então conferir as melhores práticas para evitá-los? Confira:

1- Pesquisas de e-NPS

A pesquisa de e-NPS não está necessariamente ligada a evitar a rotatividade. No entanto, com ela, é possível calcular o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa.

Um ponto de atenção que você não pode deixar passar aqui é que os seus colaboradores irão responder a pesquisa. No entanto, se um plano de ação não for desenvolvido com o intuito de solucionar esses problemas, pode ser que o clima organizacional piore, pois as pessoas não se sentirão ouvidas.

2- Cultura de feedbacks

Os feedbacks construtivos podem ajudar a criar uma estrutura de comunicação eficaz e clara entre os líderes e suas equipes, capaz de ajudar a reconhecer o trabalho dos colaboradores e mostrar que suas contribuições têm significado para a organização.

Além disso, os feedbacks também incentivam o desenvolvimento contínuo das skills e o auto-aperfeiçoamento dos colaboradores, o que desenvolve um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, reduzindo assim a rotatividade.

Por fim, é importante lembrar que os feedbacks não devem ser confundidos com críticas, que são mais focadas no erro e no problema, mas devem direcionar os colaboradores a encontrar soluções criativas para os problemas.

3- Plano de Desenvolvimento Individual

Um plano de desenvolvimento individual é essencial tanto para atrair quanto para reter talentos. Esse plano deve privilegiar o desenvolvimento profissional com foco na aquisição de novas skills, alimentando uma cultura de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.

Dessa forma, tudo ajuda a criar um ambiente que os colaboradores se sintam motivados e valorizados, tendo mais chances de permanecer na empresa por mais tempo enquanto evoluem e trazem diversos benefícios relacionados a produtividade e a qualidade das suas entregas.

4- Acompanhamento de indicadores individuais e da empresa

Dentre as melhores práticas para acompanhar e prevenir a alta rotatividade dos colaboradores está a definição e acompanhamento de  metas e indicadores da empresa, atrelados ao desempenho individual.

Isso porque além de deixar claro para o colaborador como as entregas dele impactam nos resultados da empresa, é fácil manter um alinhamento de expectativas entre gestor e liderados, bem como criar planos de ação para um desenvolvimento profissional.

Dessa forma, contar com um sistema de gestão de desempenho é outra iniciativa muito útil para evitar que a alta rotatividade se torne um problema. Isso porque o sistema permite maior monitoramento dos resultados alcançados pelos colaboradores em relação às suas metas e objetivos, o que também facilita o acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Próximos passos

Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.

E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.

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