Vistas a clientes são uma rotina do trabalho da área comercial. Principalmente quando se tratam de vendas complexas realizadas por empresas que atuam no mercado B2B.
Isto é: vendas que têm um ciclo longo e exigem uma análise profunda das condições e alternativas apresentadas. Por isso, nesse tipo de vendas, o vendedor deve se comportar como um verdadeiro especialista e praticar a chamada venda consultiva.
Seu papel é conhecer à fundo a empresa do cliente, suas necessidades e descobrir a melhor maneira de resolver seus problemas.
Assim, visitas presenciais são muito importantes e uma forma de colher informações de alto nível e extremamente confiáveis. Por isso, manter um controle de visitas a clientes, com relatórios bem completos sobre o que foi discutido, é fundamental.
Dessa forma, vendedor, líder e outros membros da equipe sempre terão à sua disposição as informações que necessitam para desenvolver o relacionamento com o cliente.
Quer descobrir como fazer um relatório de visitas que proporcione todas esses benefícios? Então, confira agora um modelo de relatório de visita comercial bastante completo, com 10 itens.
Essa é uma informação básica, mas que não pode faltar. Principalmente o contato com quem se veio conversar. Importante descrever seu cargo, relevância na empresa e outros detalhes.
Caso haja facilitadores do contato, como secretárias e recepcionistas, devem ser indicadas também.
Além disso, outros profissionais que trabalham na empresa e que se relacionem com o vendedor e como podem ou não influenciar neste negócio.
Ramo de atividade, porte, faturamento, número de funcionários, filiais e outras unidades, se é nacional ou multinacional e outras informações como essas.
Como foi conquistado o cliente (caso já seja cliente, claro), há quantos anos é cliente, média de faturamento mensal, que produtos ou serviços adquire e o grau de satisfação do cliente.
Caso seja uma visita de apresentação da empresa ou de negociação e follow-up da primeira compra, assinalar isso.
Além de apresentação da empresa e negociação, existem diversos outros motivos para visitar um cliente. Renovação de pedidos, apresentação de novos produtos ou serviços, alinhamento de pós-venda, para atender a um chamado técnico, esclarecer uma reclamação etc.
Deixe isso claro em seu relatório.
É importante saber quem solicitou a visita, porque essa pessoa será “a dona da pauta”.
Além disso, é bom esclarecer que mídia foi usada, se e-mail, telenema, whatsapp ou outra. Isso ajuda a entender o contexto.
Listar de forma breve, e com datas, os últimos 3 contatos do cliente com a empresa. Assim, se alguém ler o relatório, poderá entender melhor a relação do cliente com a empresa.
Agora, passamos ao que aconteceu durante a visita ao cliente.
Pode ser na forma de uma lista dos tópicos discutidos. Fundamental assinalar se houve a presença de outras pessoas na reunião e quem disse o que.
Depois de se conversar e trocar ideias, normalmente se chega a uma conclusão. Pode ser um prazo, um preço, uma quantidade de mercadorias ou até mesmo decidir adiar a decisão.
Ok, digamos que se definiu um preço de venda, por exemplo. Ótimo, mas qual é o próximo passo? O que será feito em seguida para manter o relacionamento com o cliente?
Será enviada uma proposta comercial? É preciso acertar mais algum detalhe? Haverá um e-mail com mais informações? Isso precisa ser esclarecido e com a data em que deve ocorrer.
Por mais que um relatório de vendas pareça completo, sempre pode haver alguma informação importante que o vendedor queira destacar.
Uma mudança de procedimentos na hora de pagar, um novo diretor contratado, a inauguração de uma filial etc.
Deixe registrado qualquer fato relevante que possa interferir de alguma forma na relação com o cliente.
Que achou do relatório de vendas? Excessivamente detalhista? Deixe sua opinião nos comentários.
Agora que você já sabe como fazer o relatório de visitas, confira este vídeo do Agendor com uma dica para montar o seu roteiro de visitas:
Aproveite e baixe esta planilha gratuita com controle de despesas e relatório de visitas simplificado.
* Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.
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