Dinheiro não é tudo na vida!
Todo mundo já ouviu essa frase e sabe que não deve ser usada ao pé da letra.
No entanto, hoje em dia, principalmente em relação aos novos profissionais, os chamados millennials, a questão monetária já não é o primeiro ponto a ser levado em conta na hora de se decidir por aceitar uma nova vaga de trabalho.
Pesquisas divulgadas pelo site da revista Exame mostram que mais da metade dos profissionais do mercado de trabalho formal (56%) mudaram sua carreiras porque estavam infelizes em seus postos atuais.
Além disso, 60% dessas pessoas consideram que o quesito salário é apenas um dos critérios que buscam melhorar para se sentirem plenamente satisfeitos em um novo cargo.
Nesse contexto, as empresas precisam estar alertas para não perderem talentos para a concorrência. E na área de vendas, em que os vendedores conhecem profundamente as estratégias do negócio, esse risco é ainda mais alto.
Uma maneira de fazer isso é sabendo como montar um plano de carreira de vendedor que atenda às necessidades e perspectivas de seu colaboradores.
Neste post, você vai entender melhor o que é um plano de carreira de vendedor e como ele pode diminuir a evasão de talentos e a rotatividade nas empresas.
Quando se fala em plano de carreira de vendas, ou de qualquer área, na verdade, deve-se levar em conta dois aspectos:
Trata-se de um documento formal que mostra quais são os cargos que a empresa definiu em seu organograma, desde de o estagiário até o CEO.
Nele, estão descritas as atribuições de cada cargo, as qualificações necessárias para ocupá-los e a remuneração.
É uma espécie de mapa por onde um funcionário pode se guiar para evoluir sua carreira na empresa.
Normalmente, quando existe (o que é raro), este documento é frio e pouco inspirador.
Portanto, se você quer saber como montar um plano de carreira de vendedor efetivo, confira, mais adiante, nossas dicas.
Para os colaboradores, o plano de carreira deve ser encarado como um planejamento pessoal de sua evolução profissional.
Esse plano deve começar com uma autoavalição profissional sobre suas forças e fraquezas e seu desempenho na empresa.
Em seguida, o profissional deve criar um cronograma de ações, com metas definidas, para que ele consiga superar suas fraquezas e utilizar suas forças da melhor forma para alavancar seus resultados no negócio e, assim, atingir seus objetivos profissionais e também pessoais.
Como por tudo isso em prática? Veja agora!
O plano de carreira deve estar alinhado com os objetivos estratégicos do negócio.
Assim, por exemplo, uma empresa que decidiu lançar diversos novos produtos nos próximos anos, deve ter um plano de carreiras que estimule a criatividade e a inovação. Com cargos e hierarquias que permitam a troca de informação e a colaboração entre áreas.
Hoje, as pesquisas digitais são uma importante ferramenta para conhecer não só o mercado, mas também seus colaboradores.
Conduza uma pesquisa de clima e também uma pesquisa de satisfação de funcionários e fique atento ao que precisa ser feito para reter seus talentos.
Com base nas informações que conseguiu, trace um plano de carreiras que servirá de guia para os colaboradores entenderem como poderá ser o seu futuro dentro da empresa.
Entenda que esse plano de carreira não é algo rígido e imutável. É importante ter regras claras de quais critérios um funcionário precisa atender, por exemplo, para assumir determinado cargo. Como tantos anos de experiência, inglês fluente e MBA.
Por outro lado, se um funcionário quiser mudar de área, deve haver uma abertura para que ele encontre uma vaga em outro departamento, mesmo sem seguir a mesma trilha que outros usaram para chegar lá.
Se os objetivos estratégicos da empresa mudarem, é possível que você tenha que mudar o plano de carreira geral.
Lembre-se de comunicar isso claramente e tente usar regras de transição, para não prejudicar alguém que estava quase chegando a seu objetivo na empresa e viu as regras mudarem de uma hora para outra.
Uma boa avaliação de competências de cada profissional é fundamental para que se possa definir seus planos de carreira no âmbito pessoal.
Existem diversos modelos de avaliação 360 graus que podem ajudar todos os colaboradores da empresa a avaliarem a si próprios e também a serem avaliados pelos demais colegas.
Assim, têm uma percepção melhor de como são considerados por seus pares, superiores, liderados, parceiros e até clientes.
Tenha em mente que não há como montar um plano de carreira de vendedor sem avaliar o desempenho do funcionário.
Veja como fazer uma avaliação 360 graus neste vídeo:
Com base no roteiro desenvolvido em seu plano de carreira geral, é preciso que o superior imediato se reúna com o colaborador e monte com ele um plano de carreira de vendas que atenda a seus desejos e aspirações.
É nesse momento que o plano de carreira da empresa e do vendedor devem convergir em objetivos comuns. Assim, aquele vendedor que luta para comprar seu primeiro carro, ou aquele outro que quer comprar a casa própria para a família, verão uma maneira de construir esse futuro junto com a empresa.
Para isso, é fundamental, como dissemos aqui, traçar metas, tarefas e fazer reavaliações periódicas do que foi conquistado e do que precisa continuar a ser aprimorado.
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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