Partir de um emprego não é um processo fácil, especialmente quando as circunstâncias são adversas. O offboarding é o processo de finalizar a relação entre um colaborador e uma empresa. Embora muitas vezes seja ignorado ou negligenciado, o offboarding é tão importante quanto o onboarding, pois ajuda a garantir que o colaborador se despedaça da empresa de forma ordeira, com a satisfação de ambas as partes.
Para você ter ideia, segundo pesquisa da Sales Benchmark Index (SBI), profissionais de RH costumam passar até oito vezes mais tempo estruturando o processo de admissão do que o processo de desligamento.
Por isso, neste artigo, eu trago para você algumas informações fundamentais para saber mais sobre o processo de offboarding e como o RH da sua empresa deve atentar para estruturar um processo de desligamento estratégico.
Continue a leitura e confira!
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O offboarding é um processo de desligamento saudável entre colaborador e empresa. Por isso, é importante que as equipes de Recursos Humanos se atentem a essa prática para garantir que tudo seja feito com profissionalismo e respeito. A lógica é garantir que a experiência do colaborador seja positiva do onboarding até o fim, independente de quem deu o primeiro passo para o desligamento: a pessoa ou a empresa.
Esse processo é importante pois ele finaliza ali a jornada do colaborador dentro da empresa e com certeza ficará marcado ou como um processo saudável ou tóxico na mente dos ex-colaboradores. No LinkedIn e outras redes sociais, por exemplo, é bastante comum ver depoimento de pessoas contanto como foi a jornada dela como profissional da antiga empresa. Nesse caso, a última coisa que o RH deseja é que saiam falando mal da marca.
Dessa forma, oferecer um desligamento seguro e saudável minimiza os impactos negativos que a demissão pode trazer e alinhar com as boas práticas de recursos humanos. Além de deixar um ótimo impacto sobre a marca da empresa, essas ações auxiliam no cuidado com a imagem da companhia. Assim, quando se fala em offboarding, não se pode esquecer do impacto que isso tem tanto para a empresa quanto para o colaborador.
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Implementar um processo de offboarding é extremamente importante para garantir que as responsabilidades do trabalhador sejam transferidas adequadamente, bem como as obrigações legais sejam cumpridas e que o colaborador saia com um sentimento positivo.
Além disso, garantir que o offboarding aconteça de maneira tranquila e justa pode ajudar a reduzir problemas financeiros também. Isso porque é comum que colaboradores que se sentiram lesados procurem a justiça trabalhista, em busca dos seus direitos.
Por fim, contar um processo de demissão estruturado tem o potencial de melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade, possibilitando que os colaboradores se sintam mais valorizados e seguros. Isso porque ao reduzir as fofocas e boatos sobre a empresa, os funcionários que ficam na empresa sentiram menos o impacto da despedida de um companheiro de time.
Portanto, é essencial que o RH de todas as empresas compreenda o quão importante é esse processo e ajudar a organização a implementar o melhor programa de offboarding possível.
Agora que está claro para você o que é o processo de offboarding, deixei aqui algumas dicas para te ajudar a estruturar esse processo dentro da sua empresa. A seguir, confira um passo a passo:
Empresas mais jovens e que estão começando a construir um RH mais estratégico com certeza sentem a falta de organização da documentação e os procedimentos formais. Nesse caso, como é um momento comum para todos, é importante ter um documento que traga as documentações necessárias e as questões legais e trabalhistas de um processo de desligamento.
Para isso atente-se:
Durante um offboarding, tenha em mente que a comunicação deve ser a mais objetiva possível. Nesse caso, ser transparente quanto ao porque a empresa chegou a tal decisão será importante, bem como passar isso para os colegas de equipe da pessoa também.
Isso deixará os processos e a cultura da empresa bem clara para todos, facilitando o processo.
Se possível, peça ao líder direto da pessoa para estruturar um feedback, para que o ex-colaborador veja isso como uma forma de melhorar suas atitudes e habilidades profissionais e incentivá-lo e não desmotivá-lo.
Pesquisas de engajamento, como o eNPS, são muito comuns para criar uma experiência de qualidade ao colaborador. Mas, como estamos falando do offboarding, a pesquisa de desligamento aparece como uma prática comum e necessária.
Essa pesquisa costuma ser bastante interessante pois ali é o momento em que o colaborador pode ser o mais sincero possível. Sem muitos melindres, já que ele está de saída, ele poderá apontar pontos fortes e fracos dentro da sua organização.
É claro que a frustração, rancor e tristeza, causadas pelo desligamento, podem e devem ser levados em consideração em muitas pesquisas. No entanto, recolher esse feedback com certeza ajudará o RH a construir planos de ação eficazes para melhorar os processos.
O offboarding é um processo de extrema relevância para ambas as partes, pois ele permite à empresa emitir as recomendações e se despedir de forma adequada, mas também permite ao colaborador se informar a respeito das suas responsabilidades e direitos ao sair da organização.
Por isso, é importante evitar a falta de empatia e não se atentar a todas as necessidades daquela pessoa. Nos dias atuais, a última coisa que uma empresa deseja é ficar reconhecida como uma marca que não valoriza os seus talentos.
Uma demissão mal planejada pode prejudicar a reputação da marca e até mesmo causar uma crise de imagem.
Com um software de recursos humanos você é capaz de identificar, reter e desenvolver talentos através de ciclos automatizados de avaliações de competências. Um bom sistema de gestão de pessoas oferece mais autonomia ao RH, pois permite a automatização dos processos e estimula a cultura de feedbacks com uma gestão de talentos inteligentes.
E um software de gestão de RH que colabora para isso é o STRATWs One. Com ele você planeja, organiza e melhora a rotina de trabalho de toda a equipe, fazendo com que os colaboradores tenham o foco na cultura de resultados.
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