Meritocracia nas empresas: como implantar a valorização de pessoal por seu desempenho

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Todo gestor já ouviu sobre os benefícios da meritocracia nas empresas, bem como que o reconhecimento do trabalho dos colaboradores é parte essencial do desenvolvimento e do sucesso de uma empresa.
A meritocracia nas empresas valoriza os resultados e o desempenho dos colaboradores. Assim, em vez de ser influenciada por fatores como relações pessoais ou tempo de casa, ela foca no impacto que os colaboradores têm na organização.
Eu sei que desenvolver e implementar esse sistema não é uma tarefa simples, mas pode ser crucial para atrair, reter e motivar talentos, diminuindo as taxas de turnover. Além disso, pode ser decisiva para promover a produtividade da sua equipe, contribuindo para um ambiente saudável e colaborativo.
Dessa forma, as recompensas são diretamente proporcionais ao esforço, habilidades e contribuições de cada um, sendo muito adotada nas empresas para criar programas de remuneração variável, por exemplo.
Nesse artigo, vamos falar sobre o que é a meritocracia nas empresas e como esse conceito é largamente difundido no mundo corporativo, independentemente do tamanho do negócio.
Mas e você? Sabe como ela pode ser útil para a gestão e seus colaboradores?
Continue a leitura para saber mais sobre o que é meritocracia!
O que é a meritocracia nas empresas?
O significado de meritocracia (do latim meritum, “mérito” e do grego cracía, “poder”) pode ser definido como um tipo de sistema social que reconhece as posições de poder na sociedade levando em consideração os méritos individuais de cada um.
Esse conceito é aplicado no mundo corporativo como uma metodologia que entende que as pessoas com melhor desempenho em suas funções devem ser recompensadas por suas contribuições. Portanto, a hierarquia é construída com base nos méritos de cada colaborador, sendo uma forma de valorização das pessoas.
Na prática, isso significa que promoções, bônus ou até mesmo novos desafios, devem ser atrelados a indicadores de desempenho, como metas cumpridas, habilidades demonstradas (soft e hard skills) e a capacidade de gerar resultados.
Então o foco está diretamente ligado ao crescimento individual e coletivo, buscando que todos tenham oportunidades iguais de se destacar e evoluir.
A meritocracia pode ser implementada na cultura organizacional como uma forma democrática de distinguir e valorizar seus colaboradores, tendo o papel de avaliadora do desempenho, analisando e comparando os resultados de cada membro da equipe.
Quais são as vantagens e desvantagens da meritocracia nas empresas?
Adotar a meritocracia nas empresas pode trazer uma série de benefícios, tanto para as organizações quanto para seus colaboradores. Quando bem implementada, seus resultados são claros.
Mas também existem desafios e desvantagens que precisamos considerar ao implementar esse modelo de gestão. Se não for bem estruturada, a meritocracia pode gerar resultados indesejados e até prejudicar a dinâmica que você tem atualmente. A seguir, vamos explorar o que há de melhor e de pior na meritocracia nas empresas:
1- Vantagens
Uma das maiores vantagens da meritocracia nas empresas é a capacidade de estimular a alta performance. Ao criar um sistema onde o reconhecimento e as recompensas estão diretamente ligados ao desempenho, as empresas incentivam seus colaboradores a darem o seu melhor.
Por isso, quando bem utilizada, a meritocracia ajuda a filtrar os talentos da empresa, aumenta a produtividade da equipe e o engajamento dos colaboradores e, consequentemente, contribui para o crescimento da empresa.
As pessoas mais criativas e inovadoras se destacam e são recompensadas por isso, o que as estimula a trabalhar mais e melhor. Dessa forma, elas veem mais significado em seu trabalho e se tornam mais motivadas e engajadas.
Ao focar no desempenho e resultados, a empresa cria um ambiente onde todos os colaboradores têm as mesmas oportunidades de crescimento, independentemente de fatores externos, como amizades ou tempo de casa. Isso fortalece o senso de confiança dentro da equipe e contribui para um clima organizacional saudável.
Com a melhoria da produtividade impulsionada pelas recompensas, a equipe pode desenvolver melhor ainda suas habilidades e aumentar a eficiência das atividades da empresa.
Além disso, os colaboradores que não estão cumprindo prazos ou tendo o desempenho esperado acabam se motivando a melhorar, tendo como exemplo e modelo o reconhecimento conquistado pelos colegas. Afinal, quando sabemos que seremos valorizados, exploramos todo o nosso potencial.
2- Desvantagens e cuidados ao implantá-la na sua empresa
Ao desenvolver uma campanha de valorização de pessoal por meritocracia, a organização precisa estar preparada para implantar esse tipo de sistema de recompensas, para que ele não se torne apenas uma “fachada” que justifica gratificações baseadas em critérios extraprofissionais (como parentesco, favoritismo etc.).
Para que os colaboradores deem o seu melhor e se esforcem para serem recompensados, eles precisam saber exatamente o que é esperado deles e como estão sendo avaliados por isso.
Quando os critérios não são bem definidos ou são subjetivos, pode ocorrer a percepção de injustiça entre os colaboradores, o que pode minar a confiança e gerar desmotivação.
E é por isso que uma boa comunicação entre a equipe é essencial, para que os critérios de avaliação sejam claros, bem estruturados e de conhecimento de todos (falarei sobre isso mais para frente)
A meritocracia nas empresas pode gerar ainda uma pressão excessiva sobre os colaboradores para que alcancem resultados a todo custo, criando um ambiente de trabalho extremamente competitivo, onde as pessoas focam apenas em suas próprias conquistas e deixam de lado a colaboração e o trabalho em equipe. O clima de competição é algo que pode acontecer, mas cabe medir se está sendo saudável ou não no dia a dia.
Em casos extremos, essa pressão pode gerar estresse, burnout e até conflitos internos, prejudicando a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
Para que a cultura organizacional seja focada em um ambiente cooperativo, é importante não priorizar só os méritos individuais. É preciso trabalhar atividades em grupo que melhorem a relação entre as pessoas, fortificando a equipe.
A partir daqui, fica claro que o ambiente deve estar propício para a implementação da meritocracia nas empresas. Continue lendo e veja como implantar com sucesso essa metodologia!
Como implantar a meritocracia nas empresas?
Como te falei até agora, implantar a meritocracia nas empresas pode ser um desafio, mas é um passo crucial e um dos mais importantes para construir uma cultura organizacional que valorize o desempenho, o esforço e a competência.
A seguir, apresentamos um passo a passo para você aplicar a meritocracia nas empresas de maneira eficaz.
1- Defina critérios claros e objetivos de avaliação
Para garantir que todos os colaboradores sejam avaliados de maneira justa, é essencial que as metas sejam bem definidas e alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa. Isso pode incluir indicadores de desempenho como produtividade, qualidade do trabalho, cumprimento de prazos, inovação e trabalho em equipe.
Esses critérios devem ser amplamente divulgados dentro da empresa, para que todos saibam exatamente o que é esperado deles e como serão avaliados. Não se esqueça nunca que a transparência nesse processo é fundamental para evitar que alguém se sinta injustiçado.
2- Estabeleça um sistema de recompensas equilibrado
Com os seus critérios de avaliação definidos, chegou a hora de implementar um sistema de recompensas baseado no mérito
Isso pode incluir bônus financeiros, promoções, reconhecimentos públicos ou até oportunidades de desenvolvimento profissional, como treinamentos e mentorias (te conto mais sobre as recompensas no próximo tópico. Continue a leitura!).
A chave aqui é garantir que as recompensas sejam proporcionais ao esforço e aos resultados obtidos, de forma a incentivar uma competição saudável e o engajamento dos colaboradores.
Vale ressaltar que, ao adotar a meritocracia nas empresas, é preciso encontrar o equilíbrio para que as recompensas sejam acessíveis a todos que atingirem os objetivos, sem favorecer apenas os de maior visibilidade ou os que estão em posições mais altas na organização.
3- Invista no desenvolvimento contínuo dos colaboradores
A meritocracia nas empresas abre um espaço para desenvolvimento dos colaboradores. Dessa forma, inclua programas de capacitação, workshops, treinamentos e feedbacks contínuos para que mesmo aqueles que não estão no topo do sistema meritocrático tenham a chance de crescer e se destacar.
É muito importante oferecer oportunidades para que todos os colaboradores possam melhorar suas habilidades e seguir seus objetivos.
E quando você faz isso, também ajuda a melhorar a performance da equipe como um todo, garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso.
4- Faça tudo isso com uma comunicação transparente
A comunicação é um dos grandes pilares da gestão e para a meritocracia nas empresas, esse princípio não é diferente.
Todos os colaboradores devem estar cientes de como o sistema meritocrático funciona, quais são os critérios de avaliação e como as recompensas são distribuídas. Além disso, é importante manter um canal aberto para que os colaboradores possam esclarecer dúvidas, receber feedback sobre seu desempenho e sugerir melhorias no sistema.
A transparência na comunicação ajuda a construir confiança entre a equipe e a gestão, evitando mal-entendidos e garantindo que todos se sintam tratados de forma justa.
5- Revise sempre
Não é porque o planejamento está pronto que não deve ser revisado. Afinal de contas, é no dia a dia que você vai perceber pontos que foram muito positivos e outros que nem tanto.
Quando um projeto sai do papel e toma forma é que conseguimos analisar o que funciona ou não. Acompanhe regularmente o andamento da metodologia a partir dos resultados das avaliações de desempenho, da satisfação dos colaboradores com o sistema de recompensas e da identificação de áreas de melhoria.
Mantendo sempre esse princípio em mente, você garante que possíveis falhas não se repitam.
Quais tipos de recompensas podem ser aplicadas?
1- Cargos
Uma das grandes aspirações da maioria dos colaboradores é a possibilidade de crescer em sua empresa. Para promover um membro da equipe, é importante que a organização acompanhe o trabalho desse candidato em várias perspectivas.
Avaliar as aptidões do colaborador para decidir se ele se encaixa nas funções de um cargo mais elevado deve ser um processo feito detalhadamente. Por exemplo, em suas metas, prazos, entregas, capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e potencial de inovação.
Nesse tipo de gratificação, é importante ter um cuidado especial: promover muitos colaboradores em um curto período de tempo aumenta a rotatividade de funcionários, o que é prejudicial para a gestão.
2- Salários e prêmios
Aumentar salários gradualmente e dar prêmios a medida que metas e objetivos são alcançados são recompensas comumente utilizadas para reconhecer o trabalho e esforços de um funcionário.
O retorno financeiro é algo muito valorizado pelos colaboradores, que se sentem motivados a cumprir prazos e metas com excelência. Esse modelo é interessante por permitir que a empresa crie seu próprio sistema de desenvolvimento salarial e de premiações (que podem ser individuais ou em grupo).
3- Remuneração variável
Participação nos lucros, batimento de metas e comissões por vendas também são boas alternativas para valorizar o desempenho dos colaboradores, agindo como um bônus ao salário mensal.
Para utilizar desse método de remuneração variável, a organização deve definir os indicadores de cada área, ponderar os objetivos pretendidos pela equipe, além de criar parâmetros de avaliação e de acompanhamento das metas.
Afinal, a meritocracia nas empresas vale a pena?
A meritocracia nas empresas ajuda os gestores a identificar o desenvolvimento de cada membro da equipe e de seus respectivos grupos. Exalta os que agregam mais valor à empresa e propõe treinamento e motivação para os que contribuem menos.
Mas você deve ter percebido que não tem como implantar meritocracia nas empresas de forma improvisada, pois é isso que gera seus maiores problemas e desafios. Por isso, tome cuidado com a implantação, que deve ser feita de forma cuidadosa.
A competitividade e o individualismo não podem ser mais fortes do que a cooperação do trabalho em equipe.
Dessa forma, a meritocracia nas empresas pode ser um instrumento importante que ajuda a aumentar a produtividade e impulsiona as pessoas a darem o seu melhor pela organização.
Próximos passos
Após você entender como a meritocracia nas empresas pode transformar a dinâmica da sua organização, é hora de dar o próximo passo e garantir que o sistema seja implementado de forma eficiente e eficaz. Como te falei várias vezes, essa etapa é fundamental.
Para isso, contar com uma ferramenta especializada pode fazer toda a diferença, tornando o processo mais estruturado e transparente.
No nosso software de gestão, o STRATWs One, você consegue tirar seu planejamento do papel e engajar seus colaboradores de uma forma simples e inovadora.
Com ele, é possível integrar metas individuais, indicadores de desempenho e avaliações em um único lugar, simplificando a gestão e eliminando planilhas desconectadas. Isso reduz significativamente o risco de erros manuais e garante que a meritocracia seja aplicada de forma justa e eficaz em toda a organização.
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