Liderança e gestão para a diversidade: por que e como alinhar esses dois conceitos

CONTEÚDO

liderança e gestão para a diversidade
liderança e gestão para a diversidade

CONTEÚDO

Liderança e gestão para a diversidade são dois conceitos que precisam caminhar juntos nas empresas para que a equidade realmente se faça presente no ambiente de trabalho.

O principal motivo para isso é que não cabe apenas ao departamento de Recursos Humanos (RH) a responsabilidade de adotar ações e medidas para contratar profissionais de diferentes características físicas e gêneros. No dia a dia, sem a colaboração dos líderes, reter esses talentos pode se tornar um tanto difícil.

Mas por quais razões garantir a diversidade tem se mostrado tão importante no mundo corporativo? Um dos pontos que podemos destacar é o impacto no crescimento das empresas.

Companhias com diversidade cultural e étnica são 33% mais propensas a terem desempenhos melhores, em comparação àquelas que não agem dessa forma.

Essa constatação foi apontada em um estudo feito pela McKinsey, o qual também revelou que empresas com diversidade de gênero em suas equipes executivas podem alcançar 21% mais lucros e 27% mais chances de criarem valor em longo prazo para a marca.

Ou seja, esse conceito ajuda significativamente no sucesso de um negócio, inclusive, é potencializado quando é aplicado em diferentes níveis hierárquicos.

E como alinhar liderança e gestão para fomentarem a diversidade na rotina de uma empresa? Qual o verdadeiro papel dos(as) líderes nesse contexto? Continue a leitura deste artigo para conferir essas e outras respostas sobre esse tema!

Qual a relação entre liderança e gestão para a diversidade?

Um dos principais pontos que relacionam liderança e gestão para a diversidade é o fato que os(as) líderes estão em contato direto, e diário, com os profissionais dos grupos minorizados. 

Por conta disso, eles(as) têm uma boa percepção de quais são as maiores dificuldades enfrentadas por essas pessoas no dia a dia, e o que pode ser feito para resolver essas questões.

Apenas para deixar mais claro, por grupos socialmente minorizados, entenda a presença de mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQIA+, PcDs (pessoas com deficiência), entre outros que ainda estão em posição de opressão e luta contra os privilégios dos grupos dominantes.

Aqui, é preciso considerar também características que, infelizmente, seguem fomentando o preconceito, afetando tanto a vida pessoal quanto profissional dessas pessoas, tais como religião, nacionalidade, traços linguísticos (sotaque), particularidades físicas, entre outras.

Qual o papel das lideranças na garantia da diversidade nas empresas?

Mas se a liderança e a gestão para a diversidade devem caminhar juntas, qual deve ser o real papel dos(as) líderes para que a empresa alcance esse objetivo?

Entre as boas práticas que podem ser adotadas por quem está ocupando um cargo de chefia estão:

  • dar a mesma chance de crescimento para todos;
  • orientar adequadamente como devem ser as formas de tratamento entre os profissionais;
  • se posicionar corretamente frente às diferenças;
  • colocar em prática as ações da empresa voltadas para a diversidade;
  • garantir a segurança psicológica de todos os(as) membros(as) da equipe. 

Dar a mesma chance de crescimento para todos

Como mencionamos, os líderes estão em contato direto com os(as) profissionais, inclusive, muito mais do que o RH. Por conta disso, conseguem identificar de forma mais rápida e com mais clareza quem são os(as) colaboradores que têm capacidade de crescimento e/ou já estão aptos(as) para receber promoções.

No entanto, na hora de fazer essa seleção, é fundamental que a pessoa que está ocupando o cargo de chefia não faça qualquer tipo de discriminação ou diferenciação, além de fazer uma avaliação com base na evolução observada e não no ponto de partida – que para cada pessoa é diferente. Esse é um posicionamento fundamental para que os profissionais que fazem parte do grupo minorizado tenham a mesma chance de crescimento dentro da empresa que os do grupo majoritário.

Em outras palavras, é garantir a mesma oportunidade para mulheres, gays, lésbicas, negros(as), deficientes físicos, entre outros grupos que tendem a ter mais barreiras para desenvolver suas carreiras. 

Orientar adequadamente como devem ser as formas de tratamento entre os profissionais

Lembra que falamos que as pessoas desse grupo enfrentam uma série de problemas diariamente? Pois bem, para exemplificar isso, destacaremos o uso correto do pronome para se direcionar a um(a) colega de trabalho que faz parte da comunidade LGBTQIA+.

Na implementação do conceito de liderança e gestão para a diversidade, é essencial que quem está no cargo de chefia peça para que o(a) colaborador(a) diga de qual forma ele(a) prefere ser tratado(a) e, ao obter essa informação, transmitir para toda a equipe, a fim de garantir que não haja constrangimento ou desentendimento nas tratativas.

Se posicionar corretamente frente às diferenças

Caso a chefia presencie ou receba a informação de algum ato de diferença nos tratamentos, ou posturas e falas preconceituosas, independentemente de qual seja o grupo minorizado atingido, é fundamental se posicionar corretamente frente a essa situação, além de acolher a vítima em questão.

Colocar em prática as ações da empresa voltadas para a diversidade

Isso remete a outro posicionamento dos(as) líderes em prol da diversidade, que é colocar em prática as ações definidas pela empresa em prol da diversidade.

Aqui, é bem importante destacarmos que quem está no cargo de chefia acaba sendo um exemplo a ser seguido pelos subordinados(as). Dessa forma, se o(a) próprio(a) líder não segue as diretrizes da companhia, dificilmente conseguirá com que seu time siga.

Garantir a segurança psicológica de todos os(as) membros(as) da equipe 

E tão importante quanto os outros papéis, cabe à liderança promover a segurança psicológica da sua equipe. No caso, estamos nos referindo a entregar um ambiente que “acolha” os(as) profissionais, por meio de práticas como:

  • escuta ativa;
  • cultura do feedback;
  • aumento de tolerância a falhas;
  • inclusão dos profissionais nas tomadas de decisão, sempre que possível;
  • motivação e incentivo à criatividade e tomada de riscos.

Quais são as vantagens da diversidade para as companhias?

Logo na abertura deste artigo dissemos por quais motivos o tema diversidade tem sido tão comentado e trabalhado no mundo corporativo, se lembra?

Ainda nesse cenário, as empresas que conseguem alinhar liderança e gestão para a diversidade podem obter vantagens como:

  • melhora do ambiente de trabalho;
  • fortalecimento da imagem da marca tanto dentro quanto fora da companhia;
  • aumento do poder de atração e retenção de talentos.

Por fim, vale destacarmos que se a diversidade já for colocada em prática logo na contratação de líderes — a exemplo de ter no quadro de funcionários(as) lideranças femininas, LGBTQIA+, negras, etc — as chances de aplicar e fortalecer esse conceito são bem maiores.

Este artigo foi escrito pela Movile, empresa que realiza investimentos de longo prazo em empresas de tecnologia na América Latina e visa ser a maior ‘thesis maker’ da região. 

Por meio de sua expertise em cultura, estratégia, M&A, finanças e gestão, apoia companhias como Afterverse, a55, iFood, MovilePay, Sympla, Sinch, Zoop, Mensajeros Urbanos e Moova. 

A Movile conta com um portal de conteúdo proprietário, o Movile Orbit, no qual compartilha conhecimento de seus especialistas sobre os temas mais relevantes do mundo dos negócios.