Saber o que é o conceito de employee experience é fundamental se você deseja atrair e reter talentos em sua empresa.
Até um passado não tão distante, o conceito de felicidade no trabalho para muitas pessoas era ligado diretamente à remuneração. Ou seja, se o colaborador recebia muito, ele era feliz com o seu trabalho. No entanto, essa visão se tornou ultrapassada, principalmente com a chegada da Era da Experiência.
A lógica é que ao ter uma cultura voltada para a boa experiência dos seus colaboradores, a empresa passa a alcançar diversos benefícios, como: melhor employer branding, mais receita, menor taxa de turnover e até mesmo mais inovação.
Se ficou interessado, continue a leitura deste conteúdo sobre employee experience e conheça mais a Era da Experiência que vivemos.
Employee experience – ou experiência do colaborador – é um tipo de lógica em que a empresa (principalmente o RH) coloca o colaborador como um dos focos centrais das suas ações. Seu objetivo é promover uma boa convivência entre empresa e pessoas desde o processo seletivo, passando pelo dia a dia, até o momento do possível desligamento.
O conceito se baseia no fato de que, ao passar 8h do seu dia na empresa, o colaborador precisa estar em um ambiente saudável para ele, tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Afinal, nunca ouvimos tanto falar sobre estresse, ansiedade e esgotamento mental quanto na atualidade.
Para você ter ideia, segundo uma avaliação da Gartner, apenas 13% dos colaboradores estão realmente satisfeitos com a sua experiência no ambiente de trabalho.
Ou seja, há muito o que ser melhorado e trabalhado, para que as pessoas se sintam realmente satisfeitas com o seu emprego.
Dessa forma, muitas empresas têm usado boa parte dos seus investimentos na área de gestão de pessoas, desdeferramentas a treinamentos que vão ajudar a valorizar o capital humano, gerando todos os benefícios que o employee experience é capaz de promover.
Essa jornada implica em colocar o colaborador no centro, aumentando a qualidade de vida da empresa e também do funcionário. Um ponto que merece destaque é a era do home office. Afinal, com a ampla adoção desse modelo de trabalho, muitas empresas de várias partes do país – e também do mundo – estão em busca de talentos que irão gerar mais resultados para a organização.
Além da lógica básica que toda empresa precisa de pessoas para funcionar, as organizações já entenderam a real necessidade de ter pessoas realmente capacitadas e satisfeitas dentro do seu quadro de colaboradores. Por isso, o acompanhamento do clima organizacional é uma tarefa rotineira na atualidade.
Afinal, ter um alto movimento de entrada e saída de pessoas, além de contribuir para uma alta taxa de turnover, também dificulta que o conhecimento cresça e fique retido nos domínios empresariais.
Dessa forma, ao investir no employee experience, a organização consegue:
Entre os principais pilares de experiência do colaborador, existem três que são fundamentais para sustentar o employee experience: o ambiente físico da empresa, a cultura do local e os recursos tecnológicos que são disponibilizados durante a jornada de trabalho.
Imagine que você está buscando um emprego. Por mais que o salário seja importante, a sua saúde mental também é, afinal, você não planeja chegar a um burnout!
Dessa forma, você pode até escolher uma empresa que não possui uma boa reputação em relação aos seus colaboradores (afinal, não deseja estar desempregado), mas não ficará lá por muito tempo.
É comum que todo colaborador possua as suas expectativas e necessidades quando entra em uma empresa. Se elas não são alcançadas, o seu funcionário estará desestimulado a permanecer lá.
A seguir, veja com mais detalhes cada um dos três pilares do employee experience!
O lugar físico da sua empresa deve ser agradável para as pessoas que estão lá. Espaços de descompressão, por exemplo, se tornam cada vez mais comuns dentro de empresas que se preocupam com um ambiente físico saudável.
Além disso, lembre-se que estar em um cenário pouco confortável gerará desconforto e consequentemente desgaste físico e mental.
Um termo que se tornou bastante comum nos dias atuais é “cultura organizacional”. O conceito indica que cada empresa possui pilares que sustentam a forma como a organização vê e age em relação ao mundo em que ela está inserida.
E isso move também o radar de novos talentos. Afinal, uma empresa que tem em sua cultura a visão de inovação, com certeza vai querer atrair pessoas que estão dispostas a terem novos pensamentos, testar novas possibilidades e aprender rápido com os erros.
Dessa forma, a sustentação dos seus pilares é fundamental para gerar um employee experience que faça sentido aos colaboradores, sobretudo os que se identificam com a forma como a empresa se organiza e atua.
Nunca se falou tanto sobre transformação digital quanto nos últimos anos. Além de todo o contexto de modernização e adequação no mercado, a tecnologia também se faz presente no employee experience.
Isso porque, hoje, existem ferramentas capazes de otimizar a rotina de trabalho e garantir uma melhor gestão de talentos, o que contribui para um ambiente de alta performance. Dessa forma, soluções com avaliação de desempenho, ferramentas de PDI, 9-Box, Avaliação 360° e feedbacks deixam de ser opcionais e passam a ser fundamentais para construir um ambiente de trabalho estratégico para uma melhor experiência do funcionário.
E aí, ficou interessado em investir no employee experience para construir um ambiente saudável e estratégico para os seus colaboradores? A seguir, separamos algumas ações que o seu time pode utilizar para promover essa prática:
A meritocracia é algo que deve ser implementado na cultura organizacional. Isso porque a ideia é que os méritos sejam devolvidos para os colaboradores que de fato merecem. Nesse caso, seja uma promoção ou um aumento, os benefícios sempre recaem sobre aqueles que merecem. Uma forma de fazer isso é por meio da Matriz 9 Box. Com ela, é possível avaliar de forma visual e prática o potencial dos profissionais, levando em consideração as suas respectivas competências, comportamentos e resultados na hora de direcionar um feedback ou mesmo bonificação.
O People Analytics se encaixa em um processo em que se coleta, organiza e analisa diferentes fontes de dados dos colaboradores para identificar possibilidades de melhoria na gestão de pessoas.
Esse tipo de metodologia pode ser aplicado ao adotar uma ferramenta, como softwares capazes de entregar insights valiosos para os líderes e gestores a respeito do employee experience.
Benefícios são ferramentas importantes para a aquisição e manutenção de talentos dentro da empresa. Um erro bastante comum entre os líderes é achar que os benefícios são uma forma de complementar o valor do salário.
E é essa mentalidade que muitas vezes afastam bons profissionais, afinal, benefícios são diferentes de salário. Além disso, no mercado, existem vários alternativas de benefícios, como:
Como citado ao longo do artigo, as ferramentas para uma gestão de talentos conectada se faz cada vez mais presente dentro das organizações, principalmente para alcançar o exployee experience.
Afinal, automatizar todos os processos da empresa e garantir que as informações estejam presentes apoia na autonomia e gerenciamento do seu time de Recursos Humanos.
O STRATWs One, por exemplo, é uma dessas soluções. Com ele é possível oferecer visibilidade ao seu RH, apoiar na retenção de talentos e garantir uma visão estratégica para os seus líderes por meio de diversas funcionalidades, como:
Ele é um ótimo exemplo de software de recursos humanos, que ajuda a identificar e desenvolver os talentos da sua empresa. O que, consequentemente, favorece a retenção.
Além disso, investir em um sistema de gestão de pessoas proporciona muitas vantagens ao RH, como maior autonomia e automatização de processos. Tudo isso para tornar a gestão de talentos mais assertiva.
Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One!
Levando pessoas e empresas mais longe.
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