4 dicas de gestão de pessoas para otimizar os resultados e unir sua equipe

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dicas de gestão de pessoas
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Fazer a gestão de pessoas é um dos trabalhos mais importantes para qualquer empresa.

Mas a verdade é que nem sempre os responsáveis por essa atividade estão preparados para a tarefa. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de gestão de pessoas.

Você está na posição de gestor? Então, é sua função dar feedback e manter um ambiente de trabalho inspirador para sua equipe. Tudo isso deve ser feito ao mesmo tempo em que lida com diferentes personalidades, agendas e opiniões.

Além disso, você deve dominar a arte de delegar as tarefas, já que o seu trabalho não é fazer tudo sozinho. Esse, aliás, é um dos grandes erros dos gestores atualmente.

Se está precisando de apoio para conseguir executar tudo isso, então veio ao lugar certo.

Vamos apresentar agora uma série de 4 dicas de gestão de pessoas que pode aplicar na prática para ter resultados cada vez melhores.

Confira também esta excelente dica de liderança: Você sabe o que é pipeline de liderança? Acelere sua carreira com ele

4 dicas de gestão de pessoas para aplicar na prática

Falar de dicas de gestão de pessoas pode envolver diversos fatores e ações diferentes, mas separamos aqui uma relação de pontos que podem ser desenvolvidos, na prática, no seu dia a dia de trabalho.

1- Sempre olhe para os números

Poucos gestores param para pensar nisso, mas a verdade é que dificilmente eles relacionam os números da empresa com a área de gestão de pessoas. Mas, na prática, a relação entre esses pontos é fundamental para fazer um bom trabalho.

Você deve sempre observar os números. O fluxo de caixa e os rendimentos mensais são fundamentais para o crescimento e a manutenção de um negócio.

Então, por que não olhar para eles para ajudar seu time a evoluir no trabalho que realizam?

Dar visibilidade do impacto que as atividades que cada componente de uma equipe executa nos resultados e números da empresa faz toda a diferença.

O nível de produtividade tende a subir quando há uma visão clara da evolução da empresa a partir dos números mais relevantes.

A chamada gestão à vista usa os principais indicadores de desempenho de seu negócio, ou ao menos os mais relevantes para sua equipe, para que eles saibam a todo tempo se estão atendendo aos objetivos da empresa.

Saiba mais: Como fazer gestão à vista e trazer mais transparência e engajamento para seu negócio?

2- Entenda profundamente o negócio

Você precisa estar preparado para responder a perguntas dos seus colaboradores sempre que eles precisarem tirar dúvidas sobre a operação da empresa.

Da estratégia atual à cultura implementada, você precisa saber o que está acontecendo em toda a empresa. Assim, poderá tomar decisões conscientes e fornecer orientações com total confiança no que está falando.

Para conseguir alcançar esse nível de preparação, passe um tempo com líderes mais experientes. O ideal é que faça perguntas para entender melhor como desempenhar seu papel.

  • Por que a estratégia escolhida foi essa?
  • Por que certas decisões foram tomadas?
  • O que sua equipe pode fazer para apoiar outras partes do negócio?

O fato é que quanto mais você souber, mais poderá ajudar seu time a se concentrar e melhorar os resultados.

3- Ajude seu time no dia a dia

É provável que você tenha sido chamado para ser um gestor de pessoas porque era ótimo em fazer o que era solicitado. Você trabalhou duro e conseguiu um certo nível de sucesso como resultado.

Agora que você é um gerente, não significa que não precisa fazer parte do trabalho operacional que o ajudou a ter sucesso. Você deve evitar fazer trabalhos operacionais, mas, se necessário, mostrar disponibilidade e capacitação técnica pode ser uma forma de conquistar seu time!

Seus colaboradores vão respeitar ainda mais quando estiver disposto a fazer qualquer trabalho, a qualquer momento, para ajudá-los a progredir.

Mas como fazer isso da maneira certa? Fique de olho nas atividades realizadas no dia a dia e quando houver uma oportunidade de entrar e ajudar, aproveite para apoiar seu time. Mas não faca disso um hábito!

Lembre-se: seu papel é planejar, orientar, delegar, controlar e ajustar!

No final de cada período (mês, trimestre ou semestre), o sucesso do negócio é o que importa e todos devem estar dispostos a fazer o que for preciso para realizar as coisas. É essa cultura que irá prosperar e durar.

4- Seja o melhor exemplo

Seja nos bons ou nos maus momentos, quem é a pessoa que os integrantes da sua equipe vão procurar quando precisam fazer uma tomada de decisão mais importante? A resposta é simples: você!

Para fechar nossa lista de dicas de gestão de pessoas, precisamos dizer que a sua posição exige ser o exemplo que os outros precisam seguir.

Todos vão observar pontos como:

  • Os valores em que você acredita;
  • A maneira como você lida com a adversidade;
  • A forma como se comporta frente aos maiores desafios.

Como você faz isso na prática e com sucesso? É preciso estar muito consciente de suas emoções e de como reage em certas situações.

Você precisará desacelerar e ser paciente para poder liderar de uma maneira que as pessoas admirem e se espelhem no seu trabalho.

Aja sempre demonstrando muita confiança no que faz!

Quer mais dicas de gestão de pessoas? Então, confira este vídeo do nosso canal no YouTube:

Leia também: Liderança baseada em motivação e desenvolvimento pessoal

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