No mercado de trabalho atual, os colaboradores já não veem uma excelente cultura organizacional como um plus, e sim como uma necessidade. E empresas que têm uma cultura enriquecedora já estão colhendo os benefícios disso. Mas como manter coesa a cultura empresarial em trabalho remoto?
Como já mostramos em outros artigos do blog, estudos indicam que empresas com colaboradores felizes em seu trabalho possuem desempenho 20% melhor do que de seus concorrentes, além de um aumento de 12% em produtividade da equipe.
Assista ao nosso webinar para uma aula de como manter o engajamento na sua equipe:
No entanto, conquistar uma cultura sólida não é fácil, ainda mais tendo a equipe pulverizada e sem compartilhar do ambiente físico da empresa. Para superar esse desafio acelerado pelo isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, nós preparamos algumas dicas que vão ajudar você e sua empresa a criarem uma cultura organizacional em trabalho remoto. Leia nos tópicos a seguir!
Para responder a essa pergunta, vamos primeiro passar pela definição geral de cultura, a partir da sociologia. O acadêmico galês Raymond Williams, uma das referências mundiais nos estudos culturais, define cultura como “todo um modo de vida”. Isso significa que todos os hábitos, as tradições, os rituais, a organização para o trabalho, os valores, os espaços das cidades etc. fazem parte da cultura de um povo.
Se nós pensarmos nesse conceito aplicado a uma empresa, não fica difícil entender o que é cultura organizacional. Estamos falando, mais concretamente, dos códigos de conduta, das crenças, do ambiente de trabalho, do clima organizacional, dos valores, da missão e de todos os aspectos que caracterizam a forma como as pessoas se relacionam dentro da empresa e de como a própria organização se relaciona com a sociedade e conduz os negócios.
A cultura, tanto na sociedade quanto no ambiente empresarial, é um produto quase natural das relações humanas. Nós podemos não saber qual cultura irá emergir das interações de um grupo de pessoas, mas é certo que alguma será criada.
Para as empresas, é importante que exista um certo controle sobre a cultura organizacional. Isso vai garantir que as relações estejam de acordo com os valores e a identidade da marca. Por isso, a organização deve cuidar da sua cultura organizacional por meio de registros formais, como um código de conduta, as normas éticas, os valores e outros documentos que ajudem novos colaboradores a se adaptarem à cultura da empresa.
Se a cultura em uma organização está tão relacionada às relações, já deu para perceber que o desafio para manter a cultura empresarial em trabalho remoto é grande, certo? Mas existem algumas dicas de gestão de pessoas que vão tornar essa tarefa mais simples e mais eficiente. Acompanhe nos próximos tópicos.
Uma boa comunicação é um fator chave para criar cultura organizacional em trabalho remoto. Quando estão no ambiente da empresa, é muito fácil virar para a mesa ao lado e esclarecer alguma dúvida com o colega, ou pedir um feedback para o líder. No home office, é preciso criar mecanismos para que essa comunicação seja tão fácil quanto, mesmo que as pessoas estejam fisicamente distantes.
A comunicação deve ser constante, e todos os canais devem estar abertos para que os colaboradores interajam entre si. Dessa forma, será mais fácil alinhar expectativas e discursos. Outra vantagem de uma boa comunicação em todos os níveis é evitar fofocas e mal-entendidos que podem ameaçar a cultura organizacional.
Ainda tem dificuldade para se adaptar ao home office? Leia nosso guia:
Enquanto nos relacionamos, damos e recebemos feedback o tempo todo. Uma sobrancelha franzida que indica uma dúvida, um sorriso que indica a compreensão do tema, um abanar de cabeça para dizer que não está de acordo com o que está sendo apresentado. Essa troca de impressões é essencial para uma boa gestão da equipe.
Mais uma vez, a falta do contato físico precisa ser substituída por outras ações que permitam ao feedback chegar à equipe e também ao líder. Uma dica essencial de como adotar o home office com sucesso é começar a desenvolver o hábito do feedback. Crie momentos para isso durante a rotina, faça reuniões de feedback com a equipe, pequenos encontros virtuais de status dos projetos ao fim de cada dia e outras medidas.
Estando distantes do ambiente físico da empresa, é fácil que os colaboradores se esqueçam de alguns aspectos básicos da cultura — a começar pelo dress code, que pode mudar radicalmente! Por isso, é importante reforçar a comunicação com mensagens que levem alguns aspectos da cultura organizacional para o home office.
Crie ações de engajamento, envie mensagens com dicas alinhadas à cultura, incentive a troca e a colaboração entre os integrantes da equipe, de modo a manter viva a cultura empresarial.
Para saber mais sobre engajamento, baixe o material no link abaixo:
O trabalho remoto foi possibilitado, em grande parte, pelo avanço tecnológico e pela quantidade de ferramentas que surgiram e nos permitem colaborar mesmo à distância. Portanto, use esses recursos a seu favor e da sua equipe.
Algumas ferramentas, como o Trello, permitem uma ótima organização das tarefas e da gestão operacional. Já outras, como o Slack, são boas para a interação entre os integrantes da equipe. Pesquise e veja quais ferramentas fazem mais sentido para as suas necessidades.
Ter processos bem definidos é uma ótima forma de desenvolver a cultura empresarial em trabalho remoto, uma vez que as pessoas vão executar as tarefas da mesma forma. Além de criar uma coesão na maneira como as coisas são feitas, ainda possibilita que um colaborador se atualize rapidamente sobre trabalho do outro e possa continuar de onde o primeiro parou.
Para isso, a melhor maneira é apostar em um software de gestão de processos, como o STRATWs One. A plataforma transforma em processos a metodologia da sua empresa. Com isso, gera-se uma automatização das tarefas mais mecânicas e repetitivas, resultando no aumento da eficiência. Assim, sobra mais tempo para os feedbacks e a troca de informações, além de os colaboradores ficarem mais livres para investir em ações mais estratégicas e criativas.
Atualmente, o STRATWs One é usado por cerca de 180 mil profissionais em quase 1.000 empresas ao redor do mundo. São nomes como Vivara, Centauro e Unimed que já descobriram as vantagens de automatizar os processos e monitorar de perto os indicadores.
Faça como elas, solicite uma demonstração gratuita e revolucione a gestão estratégica da sua empresa!
Levando pessoas e empresas mais longe.
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