Se preferir, ouça o nosso conteúdo sobre comportamento organizacional!
Comportamento organizacional é a maneira como as pessoas agem dentro da empresa e a forma de lidar com assuntos relacionados a ela. Hoje, esse comportamento empresarial é uma temática que merece atenção especial de gestores, empresários e profissionais do RH.
Isso porque a maneira com que colaboradores e lideranças de diferentes níveis se comportam no ambiente de trabalho é determinante para o pleno funcionamento e sucesso de uma organização.
Ou seja, atentar-se às atitudes de caráter individual e coletivo é algo crucial para garantir uma experiência positiva para os colaboradores, o que acaba por se refletir na produtividade no trabalho, no engajamento, na motivação, na redução de conflitos internos e na imagem da empresa.
Por meio de estudos sobre valores e comportamentos organizacionais, é possível identificar e entender com mais clareza os pontos fortes e as fragilidades dos colaboradores. A partir disso, desenvolve-se um plano para efetuar as melhorias necessárias e potencializar o desempenho individual e coletivo.
Mas, afinal, o que é comportamento organizacional?
A resposta para esse e outros questionamentos você confere nas próximas linhas deste artigo.
Elaboramos aqui um guia completo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre comportamento organizacional. Convidamos você a continuar a leitura para descobrir:
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Podemos definir o que é comportamento organizacional como um conjunto de atitudes individuais e coletivas praticadas no ambiente empresarial. Ele se refere à maneira com que indivíduos e grupos agem e se comportam dentro de uma organização
O comportamento organizacional também tem a ver com a prática dos valores defendidos pela empresa e do compromisso com a sua missão e visão.
Dessa forma, o comportamento organizacional exerce influência sobre o clima da empresa e sobre a percepção que diretores, gestores e demais colaboradores têm sobre a organização.
Veja mais: Como implementar cultura organizacional? Descubra em 7 etapas
A origem do comportamento organizacional data do final da década de 1940. Pesquisadores daquela época buscavam entender como os indivíduos se comportavam no ambiente corporativo e no desempenho de suas funções.
Esses estudos tinham como objetivo analisar as condutas individuais e coletivas nas organizações e o impacto delas nas rotinas de trabalho e no desempenho dos colaboradores.
Dessa forma, ao observar o comportamento e o senso organizacional, passou-se a entender melhor as necessidades dos profissionais, garantindo as condições ideais para o desenvolvimento das atividades diárias.
Veja esse vídeo sobre os tipos de avaliação de desempenho:
Toda organização possui a sua própria cultura. Ela é formada por um conjunto de atitudes, crenças, objetivos, valores e comportamentos organizacionais que devem estar alinhados ao comportamento diário que vai das lideranças até os demais colaboradores.
Agora que você já sabe o que é e qual a origem do comportamento organizacional, é hora de conferir quais são os principais tipos de comportamento organizacional.
Neste tipo de comportamento organizacional, o foco está em desenvolver as atividades com base em normas de conduta e regras previamente estabelecidas. Há um forte preocupação em seguir os valores cultivados pela organização.
Além disso, esse tipo de comportamento valoriza a transparência das ações e o respeito ao próximo. Um exemplo comum para esse tipo de comportamento organizacional é o sigilo de informações sensíveis, que sabemos bem, deve ser mantido dentro da empresa.
O comportamento organizacional com foco na responsabilidade preocupa-se em garantir o pleno cumprimento de todas as obrigações e demandas de trabalho.
Nesse tipo de comportamento, entende-se que as atitudes do colaborador exercem impacto no coletivo, como ao sair desligar as luzes, por exemplo. A metodologia 5S dialoga bastante com esses pilares.
O tipo de comportamento organizacional com foco no controle gerencial dos processos trata do monitoramento das atividades e do desempenho individual e coletivo.
Quando não há um controle desse pilar, costuma existir uma cobrança maior por resultados, e isso tem muito a ver com a maneira com que os líderes se comportam com seus liderados.
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É comum encontrar empresas que incentivam o comportamento competitivo em seus colaboradores. O objetivo é fazer com que eles deem o melhor de si na busca por melhores resultados.
Mas é preciso ter cautela ao adotar esse tipo de comportamento, pois ele pode contribuir para a criação de um ambiente tóxico e prejudicial para a produtividade.
A remuneração variável, com base no atingimento de metas, por exemplo, condiz com esse pilar.
O comportamento organizacional autocrático é observado nos casos em que as lideranças não abrem espaço para que os colaboradores possam manifestar suas opiniões e contribuir com sugestões sobre o trabalho.
A verticalização das decisões é muito evidente em empresas que adotam esse tipo de comportamento. Há uma clara centralização do poder.
Esse é um tipo de comportamento organizacional que deve ser abolido da sua empresa. Não é nada benéfico quando líderes perseguem alguns subordinados.
Isso pode gerar sérios problemas jurídicos e ainda comprometer o bom desempenho dos colaboradores. Portanto, empenhe-se ao máximo em evitar esse tipo de comportamento.
Leia mais: 5 dicas de cultura organizacional para começar com o pé direito numa nova empresa
Veja algumas dicas para melhorar a cultura organizacional em sua empresa:
Basicamente, existem dois níveis de comportamento organizacional: o individual e o coletivo. Entenda melhor como funciona cada um desses níveis.
O nível individual de comportamento organizacional busca analisar e compreender os objetivos, as expectativas e as motivações das atitudes de cada colaborador.
Nesse nível, procura-se entender de que maneira os indivíduos que compõem a força de trabalho da organização conseguem se adequar aos valores e às normas da empresa.
Aqui também é feita uma análise das ambições, dos interesses, das percepções e das habilidades dos colaboradores em sua singularidade.
Já as análises do comportamento em grupo nas organizações buscam entender como as equipes se constituem e como funciona a dinâmica de cada uma delas.
A intenção é identificar como os colaboradores se comportam coletivamente e interagem entre si, bem como o impacto de suas atitudes na organização como um todo.
No nível coletivo, os estudos sobre o comportamento em grupo nas organizações também buscam apontar quem são os líderes de cada grupo e o poder de influência que eles têm.
Além disso, nesse nível do comportamento organizacional, procura-se compreender como os colaboradores trabalham juntos para alcançar os objetivos da organização.
Confira em nosso blog: 7 segredos da cultura organizacional do Google
A análise e a compreensão do comportamento organizacional são práticas indispensáveis para qualquer empresa.
Ter ciência sobre a maneira com que os colaboradores se comportam e também sobre aquilo que motiva determinadas atitudes é algo crucial para que a organização alcance um melhor desempenho.
Além de garantir uma boa experiência para os clientes, a empresa também precisa assegurar que os seus colaboradores também tenham uma experiência positiva em suas funções.
Dedicar-se ao estudo do comportamento organizacional favorece a adoção de melhores práticas voltadas à gestão de pessoas. Isso ajuda a melhorar o clima organizacional e a tornar os colaboradores mais satisfeitos, engajados com os resultados e produtivos.
Analisar o comportamento organizacional (individual e coletivo) também é importante para a criação de condições de trabalho favoráveis ao desempenho dos colaboradores e métodos mais efetivos de liderança.
Ao entender com mais profundidade o comportamento organizacional, é possível reter melhor os talentos da empresa e promover a melhoria contínua dos processos internos.
Confira também: Qual a importância da cultura organizacional? Por que é necessário sempre pensar nela?
O engajamento é um importante fator do comportamento organizacional, veja algumas dicas de como estimular esse comportamento:
Agora que você já sabe o que é e está convencido sobre a importância de compreender o comportamento organizacional, confira agora X dicas para você fazer esse tipo de avaliação na sua empresa.
Para fazer uma boa análise do comportamento organizacional, é importante que você:
Caso você esteja interessado em se aprofundar mais na temática do comportamento organizacional, fizemos aqui uma curadoria com os 6 melhores livros que tratam sobre esse relevante assunto. Veja a seguir quais são eles:
Autor: John W. Newstrom
Autoras: Camila Bruning, Cristiane Cecchin Monte Raso, Alessandra De Paula
Autor: Marcus Vinicius Gomes Pereira
Autor: Ricardo Luiz Freitas
Autor: Fabio de Biazzi
Autores: Neusa Salete Vitola Pasetto e Fernando Eduardo Mesadri
Veja mais algumas dicas de livros para quem quer se aprofundar na gestão de organizações, de processo e projetos:
Bom, diz pra gente: o que você achou deste guia completo sobre comportamento organizacional?
Agora que você já conhece mais sobre esse importante aspecto do negócio, dedique-se às análises sobre o comportamento dos colaboradores da sua empresa e, com base nisso, trace estratégias capazes de potencializar o desempenho de cada um deles.
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que pode ser bastante útil na avaliação e no acompanhamento do comportamento de seus colaboradores.
Ele foi adotado por mais de mil empresas no Brasil e no exterior e serve a cerca de 180 mil usuários dessas organizações.
Confira alguns dos motivos que fazem do STRATWs One o software escolhido por esses negócios:
Levando pessoas e empresas mais longe.
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