Você sente que sua equipe está madura e trabalhando bem unida? Ou acha que poderia evoluir cada vez mais?
O team building é o investimento mais importante que você pode fazer pela sua equipe. Mas será que você saberia como montar um team building? Voltando uma passo atrás: você sabe o que significa team building?
Pensando no termo traduzido do inglês, se relaciona com a “construção de equipes”.
Na prática, vai além. Significa dizer que, mais do que contratar profissionais qualificados para uma vaga, você deve desenvolvê-los para que se desafiem em suas próprias habilidades. E, assim, alcancem seus melhores resultados, com vontade e motivação.
Significa também:
Como montar um team building, portanto, envolve muito mais o lado humano do que puramente estratégico.
A ideia é levar para a empresa profissionais qualificados. Mas também engajados, que se identifiquem com a cultura da empresa, que compartilhem objetivos em comum e que possam complementar uns aos outros em relação às suas competências.
Os resultados? Bem, serão consequência de ações eficientes como estas:
Vamos às 6 dicas de como montar um team building e alcançar o clima ideal dentro e fora da empresa!
Leia também: Gestão de conflitos nas empresas: Uma Visão Mais Abrangente!
A principal dica de como montar um team building está na aposta de atividades diferenciadas para a equipe.
Saia da zona de conforto e veja como experiências externas podem gerar boas vibrações entre os colaboradores e uni-los de maneiras totalmente novas.
Treinamentos externos, por exemplo, são muito mais descontraídos do que aqueles que acontecem dentro da empresa, que passam a impressão de algo chato, sério e monótono. E por que não propor um dia totalmente diferente pensado em bem-estar?
Uma ida a um sítio ou resort, uma aventura na mata ou na água, como o rafting, ou, caso tenha pouca verba para o momento, a prática de outros esportes mais convencionais?
De toda forma as atividades fugiriam do cotidiano e poderiam auxiliar no desenvolvimento do trabalho em equipe muito mais rapidamente e naturalmente do que no dia a dia.
Trabalhar a comunicação interpessoal e valorizar todo o relacionamento entre os membros de uma equipe é essencial.
Seja observador, perceba como eles trabalham juntos e estabeleça as melhores medidas para incentivar a comunicação e cooperação entre a equipe.
O ambiente deve ser sempre saudável e acolhedor para todos e, mesmo quando houver conflitos, eles devem ser resolvidos de maneira amigável.
Nada de apontar o dedo e fazer críticas. O foco deve ser nas soluções – tanto para o momento como para o futuro.
Aliás, perceber que até mesmo os conflitos servem como oportunidades e implementar mudanças em conjunto nestas horas também é parte de como montar um team building fortalecido.
Veja também: Como fazer gestão de equipes: as 6 dicas fundamentais para impulsionar seus colaboradores
Existem várias atividades dinâmicas que você pode propor, pelo menos uma vez ao mês, para a equipe se divertir e, claro, aprender algo com isso. A ação quebra gelo de “duas verdades e uma mentira”, por exemplo, é clássica para que todos possam se conhecer melhor.
Ou seja, cada um escreve 2 verdades e 1 mentira sobre sua vida e depois espera para ver se o grupo acerta qual é a afirmação mentirosa. Esse tipo de atividade, assim como tantos outros de integração que você pode buscar em livros ou na internet, faz com que todos prestem mais atenção em seus colegas.
O que muitas empresas também têm feito é investir em técnicas de gamificação, colocando elementos lúdicos de jogos em um contexto do dia a dia. Algo em que você possa juntar pontos e trocar por prêmios e outros benefícios, por que não? Um almoço especial, um day off, as possibilidades são inúmeras e o engajamento com certeza muito maior.
Você conhece a dinâmica “quem eu levaria”? Então, confira este vídeo de nosso canal no YouTube:
Saiba mais: Confira modelos divertidos de dinâmica de grupo para motivação no trabalho
Você não precisa afirmar sua autoridade para mostrar que é o líder de sua equipe. Ao invés de focar em ordens e processos, use a cultura da empresa para orientá-los e potencializar suas habilidades.
Demonstre que é um líder de alta performance ao se mostrar comprometido, destemido, inspirador.
Aproxime-se e escute o que todos têm para falar. Além de apostar no diálogo, esteja por perto e sempre atrás de melhorias para a empresa e para a equipe. Sua liderança deve ser transformadora.
Por fim, use a honestidade e a transparência para conquistar a confiança do time. Assim, você vai perceber que, mesmo quando não estiver por perto, sua liderança ainda será sentida – e seguida.
Veja algumas diferenças entre chefe e líder:
Leia também: Confira 8 dicas de como um líder deve agir com a sua equipe
O ambiente deve ser sempre propício à inovação e de forma alguma os colaboradores devem se sentir bloqueados para criarem algo novo.
Além disso, como líder, é seu papel envolver os colaboradores no processo de tomada de decisão. Não delegue simplesmente tarefas para seguirem.
Abra as possibilidades e discuta projetos com a equipe de maneira aberta e transparente. Encoraje todos a buscarem soluções junto com você e assim desenvolver suas capacidades para resolver problemas.
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Saber como montar um team building vai além de um passo a passo definido ou uma atividade isolada. A motivação da equipe pode sim ir embora caso as atividades de team building sejam realizadas e depois totalmente esquecidas.
Por isso, mantenha a energia positiva no escritório – ou qualquer que seja seu ambiente de trabalho – e procure incentivar e conectar todos sempre que puder.
O importante é não se contentar com as 8 horas diárias de trabalho em um mesmo lugar, da mesma maneira, todos os dias da semana.
Aposte em um momento descontraído para celebrar conquistas, debater novos projetos ou compartilhar sonhos e metas de vida. Só não vale comparar estes momentos com as reuniões semanais padrão, que mais parecem um monólogo e não dão a oportunidade de dialogar de verdade.
Se disponha a fazer um investimento real pensado na equipe e, mesmo quando não for possível, pelo menos valorize o tempo que todos têm juntos.
Logo você irá perceber os resultados superiores em comprometimento, relacionamento e a busca constante por desafios e conquistas na empresa!
Confira em nosso blog: 15 dicas para ter mais produtividade nas suas reuniões
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