Como implantar um programa de participação nos resultados na sua empresa em 4 passos

CONTEÚDO

Como implantar um programa de participação nos resultados
Como implantar um programa de participação nos resultados

CONTEÚDO

Toda empresa sonha em aumentar o nível de produtividade de todos os seus colaboradores. Mas em meio a tantas estratégias usadas hoje em dia, qual será a melhor para trazer esses de resultados?

Aqui você vai conhecer tudo sobre uma delas, o programa de participação nos resultados, e como implantar.

Também conhecido como PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), esse plano de participação é uma ótima maneira de motivar seus funcionários. Ele consegue incentivá-los a gerar maiores lucros para os negócios, além de melhorar a colaboração entre todos.

Esse é um modelo de benefício que se enquadra como contribuição direta, em que um funcionário recebe em função da lucratividade da empresa em cada período.

Essa também é uma forma de atrair novos talentos, além de trazer uma série de outras vantagens para o seu negócio.

Mas você não faz ideia de como começar a usar essa estratégia na prática? Não se preocupe! Porque aqui você terá o passo a passo completo de como implantar programa de participação nos resultados de maneira eficiente na sua empresa.

Saiba mais: Conheça as vantagens de usar e 4 modelos de remuneração estratégica

O que é um plano de participação nos lucros?

De forma simples, a participação nos lucros é quando uma empresa contribui com uma porcentagem dos lucros antes de impostos para seus funcionários.

Um plano de participação nos lucros dos funcionários conecta diretamente os resultados de um trabalhador aos lucros da empresa.

Portanto, os funcionários são automaticamente incentivados a trabalhar melhor para produzir grandes resultados para o negócio. Dessa maneira, recebem valores cada vez maiores em sua remuneração variável.

Dessa forma, a produtividade aumenta quando os funcionários são diretamente afetados pelos resultados da empresa, o que não ocorre quando são pagos apenas com salários fixos.

A dificuldade está mesmo em saber como implantar PLR na empresa. Como definir o que cada um vai receber?

Programa de participação nos resultados: como implantar?

Agora você está se perguntando como implantar programa de participação nos resultados?

Se você deseja se tornar uma das muitas empresas com um plano de participação nos resultados, siga estas regras simples. Assim, você vai aprender como implantar PLR e configurar um plano eficiente, que seja benéfico para ambas as partes.

1- Determine o propósito

Para garantir que seu plano de participação nos resultados seja bem-sucedido, você deve ter uma ideia sólida do que gostaria de realizar com ele.

Para as empresas que têm uma força de trabalho mais experiente, com um bom tempo de casa, um plano de participação nos lucros ajudará seus funcionários a se aposentarem com mais conforto.

Se a sua empresa procura atrair mais funcionários de nível sênior, um plano de participação nos lucros pode ajudar a atrair e mantê-los trabalhando por mais tempo.

Lembre-se: a tendência atual é ter profissionais passando menos tempo dentro de uma mesma empresa. A rotatividade está em alta. Esta pode ser uma maneira de combatê-la!

Saiba mais: O que é e como gerenciar a rotatividade de pessoal

2- Elabore seu plano

Para garantir o sucesso do seu plano de participação nos resultados, você deve ter tudo definido formalmente, em um documento.

Comece seu rascunho buscando contribuições não apenas de especialistas, mas também de profissionais que já implementaram essa estratégia com sucesso na sua empresa.

Ao incluir a opinião de seus funcionários em seu plano de participação nos resultados, você atenderá melhor às necessidades e metas individuais da sua empresa.

Mas é importante saber que nesse momento de elaborar o plano, é preciso preparar um documento escrito.

Ele será o responsável por especificar qual parte dos lucros os funcionários irão receber, seus requisitos para serem elegíveis nesse modelo e outros detalhes sobre a participação nos resultados que a empresa está implementando.

Leia também: Como estabelecer e dar exemplos de metas para os seus colaboradores?

3- Eduque e comunique seu plano

Muitos planos falham porque os funcionários não entendem como podem influenciar individualmente os resultados totais da empresa. Por isso, tenha sempre certeza de que seus funcionários entendam completamente os princípios por trás desses resultados e como eles funcionam.

Por isso, quando pensar em como implantar PLR, é preciso fazer um processo contínuo de comunicação, assim como alinhar quais serão os seus indicadores de desempenho, que vão impactar no passo seguinte.

4- Acompanhe

Com todo esse planejamento, fica mais fácil entender o programa de participação nos resultados e como implantar na sua empresa.

Depois de elaborar o plano e comunicar de maneira correta para os seus funcionários, é fundamental focar também na parte de acompanhamento.

Afinal, seus resultados precisarão passar por uma metrificação para assim ter certeza se os objetivos foram alcançados.

Logo no começo, ao se perguntar “como implantar PLR na minha empresa”, é importante saber que o acompanhamento é indispensável.

E, para isso, você deve se preparar definindo uma série de KPIs relacionados aos resultados, para remunerar seus colaboradores em função deles.

Você sabe como definir KPIs?

Confira neste vídeo do nosso canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=P2y0lkR-cRAu0026t=2s

O STRATWs One é o software ideal para quem quer implantar participação nos resultados. Ele permite acompanhar os indicadores de desempenho de cada funcionário e, com isso, determinar sua remuneração variável.

Baixe nosso e-book gratuito e entenda como fazer isso: Meritocracia: Planilha vs Software

Banner 16 Como implantar um programa de participação nos resultados na sua empresa em 4 passos