Como engajamento pode afetar seus resultados

CONTEÚDO

CONTEÚDO

Todos sabemos que colaboradores engajados produzem mais e melhor, mas você sabe o tamanho do impacto negativo que um empregado desmotivado pode ter na sua empresa?

Qual a importância do engajamento para a melhoria nos seus resultados?

O Gallup fez, em 2016, uma pesquisa sobre o engajamento em empresas de 142 países, conseguindo quantificar a importância de se ter um time motivado.

As descobertas foram preocupantes, mas fica a lição de que devemos melhorar o ambiente de trabalho, visando aumentar o engajamento e, por consequência, melhorar os resultados da empresa.

Seus colaboradores não estão engajados

Dentre os milhões de colaboradores entrevistados, apenas 13% dos empregados estão efetivamente engajados com seu trabalho, fazendo contribuições positivas para a empresa, 63% estão desmotivados e menos interessados em se esforçar para atingir objetivos estratégicos da empresa e melhorar seus resultados e, ainda mais preocupante, 24% dos trabalhadores estão ativamente desinteressados com seus trabalhos, ou seja, espalhando negatividade para os outros colegas. Estão infelizes e improdutivos, podendo causar a perda de receita para sua empresa.

Ao olhar para a pesquisa por continente, descobrimos que o grau de insatisfação na América Latina só perde para o da África e Oriente Médio. Isso acaba impactando no desenvolvimento econômico e social dos países.

Ainda segundo a pesquisa, as pessoas passam uma parte substancial do seu tempo no trabalho. Como resultado disso, sua experiência no ambiente de trabalho afeta, inevitavelmente, a qualidade de suas vidas. A descoberta de que a maioria dos empregados está insatisfeito no trabalho pode explicar porque a economia global não consegue se reerguer e o motivo de tanta inquietação social em vários países.

Melhore seus resultados

Os líderes devem se esforçar para aumentar o engajamento dos colaboradores, garantindo o crescimento sustentável de suas empresas, comunidades e países.

Veja a pesquisa na íntegra.

E o que você achou dos números da pesquisa? Como você mantém sua equipe engajada? Deixe um comentário nos contando!