Você já ouviu falar em accountability dentro das empresas? Bem, cada vez mais, adeptos no mundo inteiro e muitas organizações recorrem ao termo accountability para se referirem a um método de controle interno e à prestação de contas.
Apesar de não estar errada, essa visão sobre accountability é um pouco limitada. Isso porque o termo está relacionado também ao comprometimento organizacional de líderes e liderados com os bons resultados da empresa, à transparência dos atos, à responsabilização e ao protagonismo na execução de suas próprias tarefas.
A fim de esclarecer essa importante temática, explicaremos nas próximas linhas o que é accountability empresarial e sua importância para os negócios.
Continue a leitura e confira!
O significado de accountability, em tradução quase que literal do termo, seria algo como “prestação de contas”, “responsabilização”. Trazendo esse conceito para a esfera corporativa, podemos definir o que é accountability empresarial como uma expressão que remete à ideia de transparência: nos atos, nas metas, políticas públicas, nos objetivos, nas entregas de resultados, na definição de responsabilidades e, claro, na prestação de contas.
Dessa forma, o termo accountability é bastante amplo. No campo organizacional, ele se refere às práticas de controle de fiscalização e responsabilidades internas e não apenas no âmbito quantitativo. A intenção é garantir que as tarefas sejam executadas de maneira mais transparente possível, deixando claro o que, como, quando, porquê e por quem foi feito.
Além disso, accountability tem a ver também com tratar todos os colaboradores como os reais responsáveis pelos resultados alcançados, gerando um maior comprometimento e engajamento das equipes.
A função da accountability nas empresas é incentivar a cultura da proatividade e do comprometimento com resultados mais satisfatórios e processos mais eficientes.
Existem basicamente dois tipos de accountability empresarial: o horizontal e o vertical.
Além disso, é importante destacar que o trabalho de uma equipe ou departamento interfere, direta ou indiretamente, nos resultados de outro setor. Nesse caso, a “prestação de contas” é feita horizontalmente, o que também pode ser observado em relação a membros de uma mesma equipe.
Mas quando a cobrança por responsabilização vem da diretoria ou do líder de um departamento para com seus liderados, estamos falando de accountability vertical.
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de accountability empresarial, veja a seguir um passo a passo com as etapas básicas de como desenvolver accountability na sua empresa.
O primeiro passo para o desenvolvimento de accountability empresarial consiste em esclarecer as expectativas. Ou seja, deixar claro para os colaboradores o que se espera deles.
É de extrema importância que as equipes e departamentos saibam exatamente quais são suas atribuições e quais tópicos lhes competem. Dessa forma, evita-se adentrar em território alheio, desempenhando funções que são de responsabilidade de outro setor.
No caso de equipes dentro de um mesmo departamento, promover esse alinhamento é importante para que cada colaborador possa fazer a sua parte, evitando que haja aquele “empurra-empurra” de responsabilidades e até mesmo conflitos.
Dessa forma, se porventura acontecer alguma falha ou os resultados não estiverem de acordo com o esperado, ficará mais fácil saber a quem responsabilizar.
Faz parte também da accountability nas empresas contar com metas e objetivos muito bem definidos. Assim como no passo anterior, aqui também é fundamental que haja clareza sobre os resultados que se pretende alcançar.
As tarefas, metas e os objetivos precisam ser específicos, alcançáveis e relevantes para a empresa ou setor. Além disso, é imprescindível que eles sejam possíveis de mensurar e tenham um prazo pré-determinado para serem atingidos.
Nesse cenário, ferramentas como a Matriz RACI pode ajudar na delegação das tarefas, planos de ação e objetivos que foram mapeados no planejamento.
Vale ressaltar também que é extremamente importante que as metas e objetivos sejam amplamente compartilhados com todos os envolvidos. Certifique-se de que todos estejam devidamente cientes dos resultados que se espera alcançar.
Para isso, é importante que a empresa conte com uma ferramenta de gestão que permita esse acompanhamento de indicadores.
Para a correta implementação de accountability na sua empresa, é necessário também definir as diretrizes para o alcance das metas e objetivos estabelecidos.
Mostre para os colaboradores os caminhos que eles deverão seguir e os métodos necessários para atingir os resultados propostos.
Para esta etapa de desenvolvimento de accountability nas empresas, você pode utilizar a ferramenta Objective and Key-Results (OKR), ou objetivos e resultados-chave, em livre tradução.
O OKR consiste, basicamente, em definir um objetivo e os resultados necessários para que tal objetivo seja alcançado.
Se quiser saber como desenvolver os seus OKR de maneira estratégica e fugir dos erros, baixe o nosso kit com um e-book e planilha e confira agora mesmo!
Objetivo:
Resultados-chave:
Perceba que cada resultado-chave pode ser desdobrado em outros resultados-chave, gerando um efeito cascada. Os Key-results são como degraus para alcançar algo maior.
Os OKRs contribuem para a geração de um senso de responsabilidade e de pertencimento entre os colaboradores, os quais passam a se engajar mais na busca pelos resultados.
Nesta etapa do desenvolvimento de accountability dentro das empresas, é necessário avaliar quais habilidades são necessárias para executar as atividades e atingir os objetivos propostos.
Atentar-se a esse importante aspecto fará toda a diferença nos resultados da organização. Isso porque com colaboradores devidamente capacitados para exercer suas funções, evitam-se falhas e retrabalhos que podem custar caro para o caixa da empresa e para a produtividade geral.
Tendo isso em vista, aloque os seus recursos humanos de acordo com as habilidades de cada colaborador. Se necessário, invista em educação corporativa para o desenvolvimento de tais habilidades.
Reskilling é um termo utilizado para se referir a atualização de competências. Para implementação da cultura de accountability na sua empresa, talvez seja preciso que os colaboradores atualizem certas práticas, conhecimentos e habilidades que já possuem.
Também faz parte da cultura de accountability estabelecer quais serão os métodos de avaliação do desempenho dos colaboradores. Afinal, como saber se as metas e objetivos estão próximos (ou não) de serem alcançados?
As ferramentas muito utilizadas para isso são os indicadores-chave de desempenho (KPIs). Por meio deles, é possível mensurar o progresso individual e coletivo para, a partir disso, propor os ajustes necessários e saber exatamente de quem cobrar resultados mais satisfatórios ou reconhecer esforços.
A definição dos indicadores de desempenho nos leva ao próximo passo para accountability nas empresas.
O feedback é uma das ferramentas mais valiosas no ambiente corporativo. É por meio dele que líderes e liderados conseguem entender melhor seus erros e acertos para, então, procurar maneiras de melhorar cada vez mais.
Tendo isso em vista, é de extrema importância que o gestor busque se reunir periodicamente com seus colaboradores para atualizá-los sobre os resultados apontados recentemente pelos indicadores-chave de desempenho.
Esses momentos são essenciais não só para mostrar em que pontos é possível melhorar, mas também para dar os devidos reconhecimentos quando um trabalho for bem executado ou quando uma meta for alcançada.
Dessa forma, o feedback é uma arma poderosa para manter os colaboradores motivados, engajados e comprometidos com os resultados da equipe e da organização como um todo.
Vale a pena lembrar também que o feedback é uma via de mão dupla. Logo, o líder deve estar disposto a ouvir críticas construtivas de seus liderados e aberto para mudar o que for necessário.
Aumentar o senso de responsabilidade das equipes e dos departamentos de uma empresa é determinante para o sucesso dela.
Ao implementar o accountability, todos os níveis hierárquicos se tornam mais comprometidos em obter melhores resultados. Mas, para isso, é fundamental que diretores, gestores e colaboradores tenham plena clareza sobre suas metas e objetivos, bem como sobre as tarefas que cabem a eles executar.
Outro aspecto importante para o accountability é a comunicação. É necessário que indivíduos e setores possam se comunicar de maneira transparente eficaz, evitando desencontro de informações e interpretações equivocadas.
Uma comunicação eficiente ajuda a dar mais agilidade às operações e a corroborar para o senso de unidade da organização.
O STRATWs One é um software de gestão de indicadores corporativos que vai ajudar sua empresa a implementar um política de accountability, pois permite criar, acompanhar e compartilhar os indicadores de desempenho de seu negócio.
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