A comunicação empresarial é indispensável para o bom funcionamento de uma empresa. Afinal, é ela garante o alinhamento entre os colaboradores e os gestores, permitindo que eles conheçam os objetivos estratégicos do negócio e as dificuldades operacionais do dia a dia.
Além disso, ela é responsável por garantir que os colaboradores trabalhem engajados, integrados e alinhados aos objetivos da empresa.
A comunicação corporativa favorece a sensação de pertencimento, impactando positivamente no desempenho e na produtividade das equipes.
Afinal, é por meio da comunicação interna que é criado um ambiente favorável à troca de ideias e sugestões.
Se quiser saber mais sobre a comunicação empresarial, continue a leitura deste conteúdo e confira!
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A comunicação empresarial refere-se ao conjunto de atividades, estratégias e técnicas que uma organização utiliza para se comunicar de forma eficaz com seus diversos públicos, seja internamente (com seus colaboradores) ou externamente (com clientes, fornecedores, acionistas, comunidade, entre outros).
Ela é fundamental para estabelecer e manter uma imagem positiva da empresa, promover seus valores, missão e visão, e garantir que todas as partes interessadas estejam alinhadas e informadas.
Alguns aspectos-chave da comunicação empresarial incluem:
Existem diversas maneiras para uma empresa se comunicar com o público interno e externo.
É importante envolver as diferentes formas de comunicação empresarial, a fim de atingir um número grande e variado de pessoas.
Veja quais são os principais tipos de comunicação interna (e externa) que uma organização pode adotar:
Veja dicas para melhorar a comunicação da sua empresa:
A comunicação empresarial integrada refere-se à coordenação e unificação de todas as formas de comunicação dentro de uma organização para garantir consistência, clareza e eficácia na transmissão de mensagens. Ao adotar uma abordagem integrada, as empresas podem colher vários benefícios:
Para te ajudar a melhorar os processos comunicacionais da sua empresa, separamos aqui 6 dicas de gestão da comunicação.
Para se comunicar, é essencial considerar quem vai receber a mensagem. Afinal, você sabe com quem está falando? Como já mencionamos, uma empresa geralmente lida com dois tipos de comunicação e seus respectivos públicos: interno e externo.
Enquanto o público interno é composto por colaboradores, sócios, fornecedores e prestadores de serviços, o público externo são os clientes, leads, prospects, a comunidade no entorno etc.
Quando você tem seus públicos bem definidos, fica mais fácil direcionar a mensagem certa, no momento ideal e para a pessoa correta, por meio de estratégias de comunicação empresarial que façam sentido para cada stakeholder.
Por isso, é importante que você saiba como cada público se organiza, a linguagem ideal, a melhor forma e o momento adequado para fazer a abordagem e garantir uma boa comunicação.
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Outro ponto muito importante a ser levado em consideração na gestão da comunicação é que um fluxo de comunicação disperso tende a causar ruídos e informações desencontradas.
Quando o seu time de marketing envia um e-mail, por exemplo, e o colaborador responde com uma mensagem pelo WhatsApp ou outras redes sociais, é possível que essa resposta se perca no grande volume de mensagens recebidas neste aplicativo.
Com isso, você acaba não lendo o que o colaborador disse sobre o referido e-mail.
Muitas crises são causadas quando o fluxo de comunicação não é direcionado corretamente para os melhores canais de comunicação.
Portanto, para evitar problemas no envio e recebimento de mensagens, vale a pena investir em softwares que centralizem a comunicabilidade, como o Slack ou Discord.
Saiba mais: Ferramentas de comunicação empresarial que estão revolucionando a maneira de trabalhar
Ser transparente é uma das dicas mais importantes para a comunicação empresarial.
Por isso, na medida do possível, mostre para os colaboradores todas as informações que sejam do interesse deles e o que acontece na empresa, como resultados, indicadores, metas alcançadas etc. Adicionalmente, deixe clara a importância do trabalho de cada um no alcance dos objetivos da empresa.
Isso fará com que os colaboradores confiem mais na gestão e se sintam motivados a dar o seu melhor. Afinal, eles entendem como seu trabalho impacta na performance da organização.
Uma boa gestão da comunicação empresarial não pode deixar de lado uma das ferramentas mais valiosas dentro das organizações: o feedback.
Em uma boa conversa, é possível expor para o colaborador seus pontos fortes e os aspectos em que ele precisa melhorar.
Assim, se o colaborador estiver desmotivado, por exemplo, mostre todas as metas que ele conseguiu alcançar até agora e reforce o fato de que ele tem o potencial necessário para fazer melhor.
Dessa forma, ele vai se sentir mais engajado a executar suas tarefas da melhor maneira possível, além de poder contribuir para os resultados da empresa.
Outra dica importante é realizar os feedbacks periodicamente, sem grandes espaços de tempo. É por conta desse cenário que muitas organizações têm implementado a cultura do feedback.
Tem dúvidas de como fazer um bom feedback? Então, acompanhe este vídeo do nosso canal no YouTube:
A comunicação empresarial está associada com as relações interpessoais que são construídas dentro da empresa. Quando são baseadas na formalidade excessiva, o convívio fica engessado e difícil de levar no dia a dia, o que prejudica o clima organizacional.
Portanto, procure a linguagem ideal para se comunicar com a sua equipe, o que ajuda a reduzir toda a tensão proveniente das obrigações diárias e deixar os funcionários mais motivados e felizes.
Confraternizações, festinhas para aniversariantes do mês, lanches coletivos, reuniões ao ar livre e encontros virtuais, por exemplo, contribuem para construir uma atmosfera mais leve no ambiente de trabalho.
Utilizar ferramentas adequadas faz toda a diferença no processo de comunicação empresarial. Cada público, externo ou interno, e cada “subgrupo” (setores, departamentos, tipo de cliente etc.) possui especificidades que devem ser consideradas no momento de se comunicar.
Murais, jornais internos, TV corporativa, newsletter e intranet são exemplos de ferramentas muito eficazes para se comunicar com o público interno.
Já com o público externo, você pode utilizar as mídias tradicionais, como rádio, TV e jornais, ou recorrer às estratégias de marketing digital.
A escolha das ferramentas vai depender do orçamento disponível e dos objetivos que você deseja alcançar por meio da comunicação.
Para garantir que as mensagens não sejam perdidas ou ignoradas, é essencial priorizar e segmentar a comunicação, usando análises para entender quais canais são mais eficazes para diferentes públicos.
Além disso, com a diversidade de canais de comunicação disponíveis, desde e-mails até redes sociais, é crucial identificar os canais mais relevantes para o público-alvo e manter uma mensagem consistente em todos eles. Para empresas globais, a diversidade cultural e geográfica apresenta o desafio adicional de comunicar-se efetivamente com públicos de diferentes culturas e regiões.
Uma solução é investir em treinamento intercultural e considerar a contratação de especialistas locais.
Além disso, as mudanças rápidas no ambiente de negócios exigem que as empresas se adaptem rapidamente a novas tendências, tecnologias e regulamentações. Para isso, é fundamental estabelecer canais de comunicação ágeis e promover uma cultura de adaptabilidade.
Por fim, o feedback e o engajamento são vitais para a comunicação bidirecional. Estabelecer canais de feedback e promover fóruns de discussão pode incentivar a participação ativa. Além disso, garantir que a equipe tenha as habilidades necessárias para comunicar eficazmente é crucial, o que pode ser alcançado através de treinamento regular.
Tão importante quanto saber o que dizer, é conhecer a melhor forma de se comunicar, lembrando que a comunicação empresarial contribui para a imagem da corporação, além de melhorar a relação entre gestores e colaboradores.
E como fazer isso? Usando a tecnologia ao seu favor! Um bom sistema de gestão empresarial pode agilizar o monitoramento de indicadores estratégicos, táticos e operacionais, além de mantê-los centralizados em um só local.
Ter acesso a essas trocas de informações pode contribuir para tomadas de decisões mais certeiras.
Em paralelo, um sistema de comunicação interna permite acesso a relatórios personalizados, tornando as reuniões e feedbacks mais produtivos.
Se você quer investir na comunicação empresarial do seu negócio e ter estes benefícios ao seu alcance, conheça o STRATWs One.
Trata-se de um software de gestão da performance corporativa que torna a comunicação na empresa mais ágil e transparente. Com ele, a execução do dia a dia e a estratégia da empresa ficam mais próximas e claras para os colaboradores.
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