Você já sentiu que, por mais que compartilhe informações e direcione sua equipe, engajar colaboradores está cada vez mais difícil? É como se houvesse um muro invisível entre o que você comunica e o que realmente chega até eles.
Embora uma pesquisa do Gallup sugere que os gestores podem melhorar o engajamento da equipe por meio da comunicação .A realidade é que as empresas nunca tiveram tantos canais e ferramentas disponíveis para compartilhar informações, mas, paradoxalmente, os colaboradores nunca pareceram tão desconectados. O que está acontecendo?
A resposta vai além de dizer que “falta clareza” ou que “os colaboradores estão desmotivados“. A questão é que, em muitas organizações, a comunicação não é vista como uma ponte para criar conexão e significado.
Pelo contrário, ela acaba reduzida a fluxos de informação, metas a serem comunicadas ou cobranças, deixando de lado o elemento mais importante: as pessoas.
E é aqui que começa o desafio. Como líderes, precisamos compreender que comunicação não é apenas o que falamos, mas como ouvimos, nos conectamos e mostramos que cada membro da equipe é uma peça essencial do todo.
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o tema? Continue a leitura que eu te conto.
Empresas não são feitas apenas de processos, metas e resultados. Elas são feitas de pessoas. E quando essas pessoas estão conectadas emocional e intelectualmente ao trabalho que realizam, os impactos positivos são significativos e duradouros.
Imagine uma equipe onde os colaboradores realmente acreditam no propósito da empresa, sentem-se valorizados e têm clareza sobre como suas ações contribuem para os objetivos maiores. Essa é a definição de engajamento.
E o contrário? Colaboradores desengajados, que executam tarefas no piloto automático, podem gerar atrasos, falta de inovação e, no pior dos cenários, afastamento emocional da equipe e da cultura organizacional.
Organizações que estão olhando para isso, tem conquistado uma série de benefícios como: maior retenção dos talentos, maior produtividade dos colaboradores, melhor clima organizacional e fortalecimento da cultura da empresa.
E uma das chaves para engajar colaboradores é a comunicação.
Dentre os milhões de colaboradores entrevistados pela Gallup, apenas 13% dos empregados estão efetivamente engajados com seu trabalho, fazendo contribuições positivas para a empresa, 63% estão desmotivados e menos interessados em se esforçar para atingir objetivos estratégicos da empresa e melhorar seus resultados.
Ainda mais preocupante, 24% dos trabalhadores estão ativamente desinteressados com seus trabalhos, ou seja, espalhando negatividade para os outros colegas. Estão infelizes e improdutivos, podendo causar a perda de receita para sua empresa.
Ao olhar para a pesquisa por continente, descobrimos que o grau de insatisfação na América Latina só perde para o da África e Oriente Médio. Isso acaba impactando no desenvolvimento econômico e social dos países.
Ainda segundo a pesquisa, as pessoas passam uma parte substancial do seu tempo no trabalho. Como resultado disso, sua experiência no ambiente de trabalho afeta, inevitavelmente, a qualidade de suas vidas.
A descoberta de que a maioria dos empregados está insatisfeito no trabalho pode explicar porque a economia global não consegue se reerguer e o motivo de tanta inquietação social em vários países.
Se engajar colaboradores é uma prioridade, a comunicação é o caminho para chegar lá. Muitas vezes, as empresas investem em benefícios, treinamentos e ferramentas, mas deixam de lado um aspecto fundamental: a forma como as mensagens são transmitidas, recebidas e compreendidas dentro da organização.
A comunicação é a ponte que conecta os líderes aos colaboradores, os objetivos da empresa às atividades diárias e, acima de tudo, as pessoas entre si. Sem uma comunicação clara, consistente e significativa, qualquer esforço para engajar colaboradores corre o risco de ser mal interpretado ou, pior, ignorado.
Imagine um time onde ninguém sabe exatamente como suas ações influenciam nos resultados da empresa. É impossível engajar colaboradores se eles não entendem as metas da empresa ou seu papel dentro delas.
Uma comunicação clara e transparente cria alinhamento, permitindo que todos saibam como suas atividades impactam os resultados.
Colaboradores engajados não são movidos apenas por tarefas. Eles precisam de propósito. E é por meio da comunicação que os líderes podem mostrar como o trabalho de cada pessoa contribui para algo maior. Sem essa conexão, é fácil sentir que o trabalho é apenas mais uma obrigação.
A comunicação eficaz não é uma via de mão única. Escutar é tão importante quanto falar. Quando os líderes abrem espaço para ouvir as opiniões, preocupações e ideias dos colaboradores, isso não só os engaja, mas também cria um ambiente de confiança e melhoria contínua.
Engajar colaboradores também passa por valorizá-los. E isso é feito, principalmente, pela comunicação. Reconhecer conquistas, agradecer por esforços e dar crédito onde é devido são formas simples, mas poderosas, de manter a motivação em alta.
Muitas vezes, a falta de engajamento vem de problemas não resolvidos: falta de recursos, metas conflitantes ou até desentendimentos entre equipes. A comunicação é a ferramenta que permite identificar e resolver essas barreiras antes que elas comprometam o engajamento.
Se a comunicação tem sido um desafio aí na sua empresa, a seguir te apresento 4 dicas para engajar colaboradores aí na sua empresa:
Apesar das metas e objetivos da empresa serem padrão, estamos lidando com pessoas. Bons chefes sabem que não podem gerir cada colaborador da mesma maneira:
Quando for considerar como se comunicar, entenda que as pessoas absorvem informação de maneira diferente. Alguns gostam de bater papo ao telefone, outros preferem diálogo face a face.
Utilize todos os meios disponíveis e adote o melhor modo de comunicação para cada colaborador.
Entenda, também, suas habilidades: se você é bom redator, mas não fala bem, use a escrita a seu favor para melhorar a comunicação com a equipe.
A ação de engajar colaboradores melhora quando o gestor define com clareza sua job description. Muitas vezes, a razão real da falta de engajamento é a falta de definição de papéis e objetivos. Se você não comunica as responsabilidades de cada um, como pode cobrar um funcionário pelo resultado do trabalho?
Após compartilhar as expectativas que tem de cada um, estabeleça reuniões regulares para aumentar a comunicação com seu time. É sua chance de criar laços com a equipe. Outra pesquisa do Gallup indica que quando o colaborador tem reuniões frequentes com seu gerente, ele é três vezes mais feliz no trabalho.
Uma forma de conquistar isso pode ser por meio da one on one.
Certifique-se de que sua disponibilidade ande lado a lado com suas habilidades comunicativas. A pesquisa mostra que funcionários que podem abordar seus chefes com qualquer tipo de questionamento são 54% mais engajados no trabalho.
Você já teve um chefe que gritava muito? Ele com certeza dificulta qualquer ação para engajar colaboradores.
Todos sabemos que assim que o grito começa, a comunicação acaba. Se você tem dificuldade em se comunicar com seus liderados e sempre perde a calma, é hora de reavaliar sua abordagem.
Se você quer engajar colaboradores com sucesso, considere:
Um estudo afirma que profissionais que lidam com ligações de clientes raivosos e bravos têm problemas em lembrar até qual era a reclamação para início de conversa. A emoção passa por cima de qualquer conteúdo que queiramos compartilhar.
Nunca há um momento em que gritar com os membros da sua equipe seja aceitável. O grito desmoraliza o empregado e o deixa sem vontade ou incapaz de executar seu trabalho de maneira eficaz.
Os melhores gestores criam um ambiente no qual seus colaboradores queiram ser excelentes.
Todos querem se sentir valorizados. Respeito mútuo é conquistado por meio de elogios, apoio e incentivo constantes. Ambientes de trabalho positivos criam, naturalmente, uma força de trabalho mais engajada.
Quando você foca em engajar colaboradores e se comunica com positividade, em vez de negatividade, seus funcionários se sentem empoderados, apoiados e farão o máximo possível para realizar o melhor trabalho para sua empresa.
Atenção, chefes: Se você adapta sua comunicação pessoal ao estilo de cada colaborador e foca em positividade em vez de raiva, você vai engajar colaboradores para o sucesso da sua empresa. Essa abordagem vai lhe ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo para sua equipe.
Com funcionalidades que integram planejamento, acompanhamento e análise de desempenho, o STRATWs One oferece às empresas a clareza e as ferramentas necessárias para engajar colaboradores de maneira consistente e sustentável.
Entre seus diversos módulos, o Módulo de Gestão de Talentos é um dos destaques quando o assunto é engajar colaboradores. Esse módulo centraliza informações sobre desempenho, metas individuais e desenvolvimento profissional, criando um ambiente onde o colaborador sabe exatamente como seu trabalho impacta os resultados da organização.
Por meio de dashboards intuitivos e relatórios personalizados, líderes conseguem acompanhar o progresso de suas equipes, reconhecer conquistas e identificar pontos de melhoria. Isso fortalece o alinhamento, fomenta a transparência e aumenta o senso de pertencimento dos colaboradores.
Solicite uma demonstração e saiba mais!
Levando pessoas e empresas mais longe.
Belo Horizonte
Rua dos Timbiras, 2352 – 5º andar – Lourdes, Belo Horizonte – MG, 30140-069
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |