O crescimento de uma empresa não está ligado apenas nas vendas, mas também na gestão de seus talentos.
Com a escalada do meio digital e a flexibilização do trabalho remoto, a comunicação virou um ponto crucial nas empresas. Afinal, pesquisas já apontam que uma gestão transparente, que comunica seus objetivos com clareza, tem mais chances de satisfazer os seus colaboradores.
Quer saber como realizar uma comunicação da estratégia do seu negócio para o público interno e manter os colaboradores alinhados aos objetivos da empresa? Esse conteúdo é para você!
Toda empresa tem as suas próprias estratégias, independente do seu tamanho. Traçar planos de crescimento – ou apenas organizar um negócio – requer a elaboração de estratégias que envolve desde os setores a serem implementados até as responsabilidades específicas de cada colaborador.
A comunicação da estratégia serve justamente para comunicar esses planos traçados internamente pela diretoria a todos que compõem a empresa, diminuindo o ruído entre os tomadores de decisões e aqueles que a executam.
Presentes em empresas tradicionais há diversos anos através de circulares, a comunicação da estratégia ganhou destaque novamente com a ascensão das startups, empresas que dependem de talentos para determinadas funções e não podem se dar ao luxo de perdê-los.
Agora que você já sabe o que é essa parte tão importante da organização interna de uma empresa, confira como elaborar uma estratégia de comunicação eficiente.
O primeiro passo para um plano de comunicação da estratégia que vai surtir efeitos positivos é escutar os colaboradores. Afinal a mensagem será entregue para eles.
A realização de uma pesquisa interna, por exemplo, pode ser eficiente para entender a visão dos colaboradores. Algumas das perguntas que ajudarão a entender o comportamento dos funcionários são:
Os objetivos da empresa, assim como sua missão e posicionamento, que serão demonstrados através da comunicação da estratégia, devem caminhar com a realidade dos colaboradores.
Para que isso ocorra, é fundamental que os tomadores de decisões tenham conhecimento sobre todas as etapas dos processos que compõem o negócio e como elas são realizadas.
Com uma melhor compreensão sobre a necessidade dos colaboradores e dos objetivos que podem ser alcançados através da realidade financeira e da força de trabalho da empresa, é hora de traçar as estratégias.
Ferramentas como a metodologia OKR podem ser utilizadas para facilitar a compreensão de quais caminhos devem ser tomados para atingir o resultado esperado.
Após a definição das estratégias, um cronograma deve ser estabelecido para acompanhar os resultados, assim como registrar quando e como as comunicações dessas estratégias ocorrerão.
Depois da elaboração e implementação da comunicação da estratégia, o trabalho continua por meio da monitoração dos níveis de engajamento dos colaboradores com o que foi comunicado.
Esse monitoramento pode ser incluído nos KPIs de RH e analisado de maneira recorrente.
Organizações com grande números de funcionários devem apostar em mais de um canal para comunicar suas estratégias. Dentre os canais mais utilizados, vale citar:
Trazendo os avanços digitais e o uso massivo de celulares por toda a população para o mundo corporativo, empresas de médio e grande porte têm na criação do aplicativo próprio uma excelente saída para a comunicação da estratégia.
Para isso, o negócio pode optar pela contratação de um fornecedor que prestará o serviço, alimentando o aplicativo com as informações, ou contar com um time próprio focado na comunicação interna, que cuidará também do programa.
Utilizada por empresas de grande porte, a TV corporativa é uma das principais estratégias de comunicação em fábricas.
Com poucos minutos de transmissão durante horários específicos, como o almoço, é possível passar informações relevantes sobre o andamento do trabalho e novas demandas que estão surgindo. Dessa forma, é promovido o conhecimento sobre setores que se complementam.
Presente na vida de muitos graças à popularização do e-mail, a newsletter também é uma excelente solução para uma comunicação eficiente.
O maior desafio nesse caso é fazer com que as mensagens sejam abertas, por isso, vale apostar em uma linguagem descontraída e um design agradável.
Também é interessante avaliar a necessidade de criar uma newsletter focada na empresa, que será enviada para os colaboradores de todas as áreas, e outras específicas de cada setor.
Caso os colaboradores da empresa tenham dificuldade com o uso de tecnologias, ou necessitem de um reforço na comunicação, os murais de aviso espalhados pelos corredores ainda servem muito bem.
As informações repassadas nesses murais devem ser simples e objetivas, evidenciando apenas os objetivos macros e o que deve ser realizado para eles serem alcançados.
Além da comunicação da estratégia, os murais também podem apresentar frases de incentivo e apoio.
Montar o próprio plano de comunicação da estratégia e chegar nos melhores meios para divulgá-los requer um estudo sobre as necessidades dos colaboradores e os canais que vão fazer as informações chegarem até eles, além de um trabalho contínuo, onde diariamente novas informações são geradas.
Para isso, é necessário um processo de coleta, validação e consolidação de dados que pode ser trabalhoso e consumir muito tempo, quando feito manualmente.
Para resolver esse problema e automatizar a gestão da sua empresa, conheça o STRATWs One, o software que vai alinhar as metas do seu negócio em torno do mesmo objetivo, facilitando a comunicação da estratégia e a tomada de decisões.
Levando pessoas e empresas mais longe.
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