Como fazer uma crítica construtiva: 4 passos para entregar o melhor feedback

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Como fazer uma crítica construtiva
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Algumas pessoas não respondem bem às críticas. Isso se deve principalmente ao fato de preferirmos ser elogiados por nossos pontos fortes e não criticados por nossas fraquezas.

Nesse contexto, surge a pergunta: como fazer uma crítica construtiva sem desmotivar a pessoa?

Dentro do espaço de uma empresa, as críticas são uma parte essencial do processo de aprendizado dos colaboradores. Assim, eles podem ajustar seu comportamento e alcançar as metas traçadas.

Uma crítica construtiva eficaz tem o poder de corrigir atitudes, melhorar a forma de trabalhar e ajudar a desenvolver seu crescimento pessoal e evolução profissional.

Pensando nesse cenário, preparamos um conteúdo explicando a fundo o que é e como fazer uma crítica construtiva seguindo 4 dicas básicas.

Leia também: Como dar feedback negativo e porquê as pessoas não gostam deles?

Ou veja nosso vídeo sobre o tema:

O que é uma crítica construtiva?

Quando as pessoas pensam na palavra crítica, logo surge algo negativo em mente. Só que, na verdade, existem 2 tipos de críticas:

  • Críticas destrutivas, que realmente são sempre negativas e soam mais como uma reclamação;
  • Críticas construtivas, que surgem como um apoio ao trabalho de qualquer pessoa. Ou seja, têm um sentido muito positivo. Um exemplo comum é a prática do feedback.

Mas quando falamos de crítica construtiva, não podemos pensar da forma negativa. Ela é uma maneira de ajudar as pessoas a melhorarem em algum ponto ou alguma atividade que não está sendo realizada da melhor maneira possível.

A crítica construtiva é feita para ajudar em determinada situação e corrigir os erros no trabalho, e não prejudicar uma relação profissional.

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Como identificar uma crítica construtiva?

Uma grande dificuldade que muitas pessoas têm no ambiente de trabalho é identificar uma crítica construtiva.

Para ser mais fácil identificar, basta pensar nas perguntas a seguir, relacionando-as com a crítica:

  • Ela está te encorajando a melhorar?
  • A pessoa está depositando confiança em você, mesmo fazendo um alerta?
  • Ela está fornecendo dicas de como melhorar em algum aspecto?

Se a resposta for positiva para ao menos uma delas, então tenha certeza que a pessoa que se dispôs a fazer a crítica quer realmente ajudar você a se desenvolver e a melhorar no ambiente de trabalho.

Como lidar com esse tipo de crítica?

Talvez mais difícil do que saber identificar e como fazer uma crítica construtiva é entender como você pode lidar com elas.

Para que tenha mais facilidade com esse ponto, tente ver sempre o objetivo da outra pessoa. Sabemos que ninguém é perfeito, e se ela está dispondo de um tempo para apontar uma falha que você pode melhorar, é sinal de boa intenção.

Em seguida, analise a crítica. Percebendo que realmente precisa melhorar em determinado aspecto, não importa o quão difícil possa parecer a princípio, você precisa começar a listar formas de mudar a situação.

Confira também este infográfico com dicas de como fazer um feedback construtivo:

como fazer uma critica construtiva

Veja também: Você sabe como desenvolver equipes de alta performance? Confira 8 dicas que funcionam

Como fazer uma crítica construtiva em 4 passos

Separamos 4 passos importantes que você deve seguir para entender como fazer uma crítica construtiva:

1- Relacione a crítica com as metas da empresa

Antes de fornecer algum feedback, encontre um ponto comum entre ele e a meta compartilhada do seu time ou da sua empresa. Por exemplo: aumentar as vendas ou finalizar um projeto.

Fazer uma crítica construtiva usando essa meta como o fator determinante ameniza o feedback negativo, esclarecendo melhor sua intenção. Além disso, mostre formas de como a pessoa pode melhorar. Se possível, tracem, juntos, um plano de metas de melhoria.

2- Faça parte do contexto da crítica construtiva

A melhor maneira de fazer uma crítica construtiva é evitando usar frases que colocam o outro colaborador na posição defensiva.

É preciso falar do problema como algo que “todos nós” temos que melhorar.

Falar dessa forma é bem mais motivador do que usar apenas “você fez”. Isso acaba jogando um peso de culpa e negativamente. Também é importante ter cuidado para evitar palavras que possam ser interpretadas como um julgamento ou um ataque pessoal.

3- Seja sempre o mais específico possível

Para entregar uma ótima crítica construtiva, você deve ser capaz de fornecer detalhes específicos sobre o que a outra pessoa fez de maneira incorreta e como ela pode melhorar. Só assim seu feedback será realmente eficaz.

Por exemplo: se houve alguns prazos para o cumprimento de determinados objetivos e eles não foram cumpridos, então seja claro sobre sua importância.

4- Tenha empatia no momento de fazer uma crítica construtiva

Mostrando empatia e se portando de forma natural, você pode dar críticas construtivas que não geram nenhum ressentimento. Não tenha medo de dar um feedback crítico, mas sempre faça com humildade, positividade e muita empatia.

Uma dica útil de como fazer uma crítica construtiva é reformular o que você falou e perguntar se está correto para a outra pessoa. Essa é a melhor forma de saber se conseguiu se expressar bem e se realmente foi compreendido.

Confira em nosso blog: Saiba o que é Feedback Canvas e como usar nos negócios

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