A comunicação é um aspecto muito importante dentro das organizações. Quando equipes e colaboradores não se comunicam de maneira clara e eficaz, abrem-se portas para erros. E, assim, isso pode impactar significativamente os resultados da empresa.
Nesse sentido, uma forma de promover uma melhor comunicação no ambiente corporativo é a implementação de um chat interno para empresas.
Trata-se de uma ferramenta para incentivar a troca de ideias e garantir que todos estejam na mesma página. Confira nas próximas linhas algumas dicas que separamos pra você.
Leia também: Exemplos de falha na comunicação em empresas: confira os 7 principais e saiba como evitá-los
Antes de conhecer os melhores chats internos, é bom relembrar algumas boas práticas de comunicação corporativa. Por isso, dê uma olhada neste infográfico:
A nossa primeira dica de chat interno para empresas é o Slack. Esta ferramenta é uma das preferidas das organizações.
Com o Slack você pode segmentar as suas conversas em tópicos distintos, fazer videochamadas e customizar do seu jeito.
O HipChat oferece uma rede de comunicação interna. Nele é possível compartilhar diversos arquivos e conversar em plataformas diferentes.
Para até 5 usuários, o uso do aplicativo é gratuito. Caso você queira grupos maiores, é possível assinar um plano a US$ 2,00 por usuário.
O Skype é uma ferramenta clássica de comunicação e bastante utilizada por empresas no mundo inteiro.
Dentre suas funcionalidades, podemos citar chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de tela, envio de arquivos, agendamento de reuniões, conversas em grupo e muito mais.
O Hibox conta com um sistema de Inteligência Artificial que ajuda os usuários em determinadas tarefas. Ele identifica padrões comportamentais automaticamente e recomenda ações.
Além disso, o Hibox possibilita fazer videochamadas, dispensa downloads adicionais e permite integrar os seus aplicativos favoritos, como Google Drive, DropBox e outros.
O Jaconda é um chat interno para empresas que suporta grandes equipes. A plataforma tem capacidade para 10GB de armazenamento na nuvem.
Assim, você pode compartilhar diferentes tipos de arquivo com espaço suficiente para guardá-los. Mas, caso você ache 10GB pouco para as suas necessidades, é possível contratar mais espaço pagando por um preço a mais.
O Campfire é uma excelente plataforma para quem quer organizar projetos e melhorar a comunicação entre as equipes de trabalho. Com ele é possível criar salas de conversas com qualquer quantidade de pessoas, delegar tarefas e fazer download de arquivos. Sua interface é bastante simples e intuitiva.
O Bitrix24 é um chat pensado para as empresas de pequeno porte. Parecida com o Slack, esta plataforma é fácil de manusear e possibilita a criação de planos e gerenciamento de projetos. Mais de 5 milhões de empresas já aderiram ao Bitrix24.
O Redbooth permite até 5 usuários gratuitamente e por tempo indeterminado. Além disso, o chat vem com 5GB de memória para armazenamento de arquivos, além de ser integrado ao Google Drive e ao Dropbox. Todas as conversas podem ser arquivadas também de forma gratuita.
O Glip é um aplicativo projetado para lidar com tarefas diárias. Nele é possível criar e armazenar anotações, listas de afazeres, agendas e, claro, bate-papos. Essa ferramenta tem como objetivo eliminar a verificação constante da sua caixa entrada e otimizar a comunicação.
Com o Flowdock é possível organizar fluxos de trabalho e oferecer um espaço aberto para suas equipes conversarem e colaborarem. A partir de 5 usuários, a plataforma cobra US$ 3,00 mensais para cada um deles.
As conversas podem ser organizadas por assunto e separadas por cores para que você possa identificar rapidamente um tópico e voltar à conversa. Há também a possibilidade de vídeo chamada e compartilhamento de tela.
O Troop Messenger conecta equipes e incentiva o compartilhamento de ideias por meio de mensagens individuais ou em grupo, além de chamadas de vídeo e de áudio.
Os recursos de navegação são contínuos e os fluxos de trabalho são ininterruptos. Utilize o Troop Messenger para compartilhar diferentes arquivos, fazer a gestão de projetos e realizar pesquisas a partir de filtros avançados.
O Fuze é uma plataforma que funciona tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Há a possibilidade de realizar videoconferências em alta definição e organizar reuniões. Com o Fuze Analytics, você pode analisar dados e relatórios com a sua equipe.
Essas foram as nossas dicas de chat interno para empresa. Qual deles você mais gostou e pretende usar no seu negócio? Conta pra gente nos comentários!
Saiba mais: Gestão da comunicação empresarial: confira 6 dicas para se conectar com seus colaboradores
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Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!
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