R – Remuneração Variável

R – Remuneração Variável

Remuneração variável é um tipo de pagamento que varia com base no desempenho individual, de uma equipe ou da empresa como um todo. Diferente do salário fixo, ela é condicionada ao cumprimento de metas, resultados ou indicadores específicos.

Remuneração variável é um tipo de compensação que varia de acordo com o desempenho do empregado, da equipe ou da empresa como um todo. Diferente do salário fixo, que é pago regularmente sem mudanças, a remuneração variável é atrelada a metas, resultados ou indicadores específicos, e pode incluir bônus, comissões, participação nos lucros, entre outros incentivos.

Por exemplo, uma empresa pode definir que, se uma equipe atingir determinada meta de vendas, todos os membros receberão um bônus no final do mês. Esse bônus é a remuneração variável, pois depende do desempenho da equipe.

Baixe e aproveite gratuitamente nosso material exclusivo

Baixe nosso e-book exclusivo agora e aproveite conteúdo valioso que transformará sua jornada de aprendizado.

Perguntas frequentes

Nós te ajudamos!

O cálculo da remuneração variável depende dos critérios estabelecidos pela empresa. Pode ser baseado em percentuais de vendas (comissão), atingimento de metas (bônus), ou participação nos lucros. As regras de cálculo devem ser claras e comunicadas previamente aos colaboradores.

As metas são geralmente estabelecidas com base nos objetivos estratégicos da empresa e podem ser individuais, de equipe ou corporativas. Devem ser claras, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas em um prazo específico (SMART).

Não, a remuneração variável não é obrigatória por lei. Ela é uma prática adotada pelas empresas para incentivar o desempenho dos funcionários, mas sua implementação é facultativa e deve ser acordada entre a empresa e os colaboradores.

A remuneração variável pode aumentar a motivação e o engajamento, incentivando os colaboradores a atingirem metas. No entanto, se mal gerida, pode gerar competição excessiva, estresse ou comportamentos indesejados, como o foco em resultados de curto prazo em detrimento de estratégias de longo prazo.

Compartilhe
Copiar link

Posts relacionados

Artigos por ordem alfabética:
Artigos por ordem alfabética:
WCM é uma metodologia de gestão focada em melhorar a eficiência, a produtividade e a qualidade na manufatura, aplicando princípios de produção enxuta (lean manufacturing)....

Cadastre-se para receber mais novidades do Siteware