O Papel da Tecnologia da Informação na Execução da Estratégia das Empresas - Parte Final

CONTEÚDO

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Como a Tecnologia da Informação pode se tornar protagonista na execução da estratégia, contribuindo para a melhoria dos resultados e o aumento da governança das organizações?

Ao longo desta série de postagens, apresentamos cada um dos componentes que formam o Motor Estratégico (Estratégia, Execução, Engajamento e Ambiente), seu combustível (Pessoas) e também o lubrificante (Tecnologia da Informação).

Na parte 8 ligamos o motor e descrevemos 2 das energias produzidas: a Melhoria dos Resultados e Aumento da Governança. Nosso motor se demonstra, na prática, capaz de produzir uma energia adicional e é sobre ela que falaremos agora.

Leia também: Investimento em tecnologia nas empresas: por que fazer?

A Energia Adicional

Quando fizemos o primeiro desenho do Motor Estratégico, ficou claro que ele era capaz de produzir mais energia do que somente a Melhoria dos Resultados e o Aumento da Governança. Esta energia adicional é produzida quase que naturalmente pelo motor quando ele entra em funcionamento e está “na moda” atualmente. Estamos falando da Inovação.

Durante muito tempo, quando mencionávamos Inovação, em nossa mente imaginávamos empresas de pequeno porte, com seus produtos de base tecnológica… se a imaginação levasse para uma empresa de grande porte, com certeza o primeiro nome que aparecia era o da 3M.

Atualmente o tema Inovação está na agenda de todas empresas, deixa de ser privilégio de um determinado setor. Aliás, não faltam exemplos de inovações que transformaram completamente o jogo de forças de um setor, criaram novos setores e até mesmo ocasionaram a extinção de outros.

Implantar a cultura de Inovação em uma empresa tradicional não é fácil. Uma empresa inovadora é resultado da criação de um ambiente onde todos se sentem engajados, se beneficiam da fluidez da comunicação, são estimulados a colaborar, além de estarem focados na melhoria dos resultados. Tudo isso está presente em nosso motor estratégico que, para gerar a inovação, precisa apenas de um aditivo: uma politica de estímulo e gestão da inovação.

Iniciativas simples capazes de criar uma empresa inovadora

Nas empresas tradicionais, até mesmo iniciativas simples como a implantação de Grupos de CCQ (Melhoria Contínua) geram inovações capazes de reduzir significativamente os desperdícios dos processos, aumentar de forma expressiva a segurança na execução de tarefas de maior risco ou serem submetidas ao registro de patentes.

Presenciei o resultado destas iniciativas nas ocasiões em que fui convidado por empresas e pela UBQ (União Brasileira da Qualidade) a participar de bancas avaliadoras de projetos dos Grupos de Melhoria.

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Última palavra

Esta série, replicada também nas redes sociais, acabou atraindo uma grande quantidade de pessoas com diferentes perfis profissionais. Obtivemos retorno positivo dos leitores, o que valida a forma com que abordamos o assunto e nos motiva a tratar de outros temas relacionados à gestão da mesma maneira. Este é o propósito da Siteware, simplificar a gestão.

Inovação

Como uma empresa de TI, podemos ajudar no funcionamento do motor fornecendo a melhor solução do mercado para a Gestão dos Resultados e da Melhoria Contínua dos processos. Convido-lhe a conhecer cada um de nossos produtos: acesse nossas soluções!

Leia também os outros textos dessa série:

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 | Parte 9

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