Depois de todo trabalho e esforço para criar aquele planejamento estratégico realmente incrível, ainda resta mais uma etapa desafiadora: apresentá-lo de forma convincente para a diretoria!
A idealização de um bom planejamento estratégico é um processo demorado, que requer uma visão detalhada da empresa e do mercado para definir as diretrizes para os próximos anos.
No entanto, após sua confecção, ainda resta uma etapa importante antes dele ser colocado em prática: convencer os gestores que aquele plano será capaz de levar a empresa para onde eles desejam.
E o melhor caminho para isso é realmente saber como apresentar um planejamento estratégico, mostrando um passo a passo de forma simples e transparente, alinhando as expectativas de todos em direção dos objetivos do negócio.
Por ser um assunto complexo, que envolve o futuro da empresa e dos seus gestores, pode ser um desafio. Mas, seguindo os passos que mostramos neste artigo, você conseguirá convencer e engajar sua audiência.
Veja como transformar a apresentação de planejamento estratégico em um verdadeiro show!
A primeira grande dificuldade na apresentação de planejamento estratégico é a didática para explicar como ele foi feito.
Para que a apresentação funcione, é importante criar um roteiro, ou seja, um passo a passo onde o conteúdo e o design dos slides consigam transmitir as ideias de maneira objetiva.
Saber como apresentar um planejamento estratégico é semelhante a contar uma história, onde é preciso que os conceitos e ideias estejam em uma sequência lógica e que se conectem entre si. Usar técnicas de storytelling pode ajudar bastante.
Assim, as pessoas conseguirão acompanhar a linha de raciocínio usada para a construção do planejamento, facilitando a compreensão.
Seja para a apresentação do planejamento estratégico ou para qualquer outro tipo de reunião, é fundamental que elas não sejam chatas!
Confira dicas neste infográfico:
Saber como apresentar um planejamento estratégico começa bem antes do início da apresentação propriamente dita.
Após a fase de preparação, o 2º passo é a apresentação de planejamento estratégico propriamente dita. Os primeiros slides devem conter uma breve introdução, com os assuntos que serão tratados.
Esse é o início da sua história e deve ser interessante o suficiente para capturar a atenção das pessoas, enfatizando a importância do que será mostrado.
Basicamente, você dirá, em linhas gerais, como irá responder às seguintes perguntas durante a apresentação:
A sua introdução deve criar expectativa e curiosidade nas pessoas e, à medida que for se desenvolvendo, mostrar com sua argumentação. Indique porque acredita que aquele seja o caminho ideal para a empresa.
O 3º Passo sobre como apresentar um planejamento estratégico é falar sobre o posicionamento de marca atual da empresa no mercado, ou seja, sua identidade organizacional e o que ela deseja alcançar por meio de seus diferenciais e do público-alvo definido.
Basicamente, o conteúdo dos slides deve abranger:
É importante mostrar como a cultura organizacional está estabelecida porque todo o planejamento estratégico deve estar alinhado com esses princípios. E você pode ir fazendo essas conexões ao longo do restante da apresentação.
No 4º passo da apresentação de planejamento estratégico deve ser mostrado o diagnóstico empresarial e as análises relativas ao momento atual que a empresa vive.
Para embasar essas análises, inclua os resultados obtidos com as ferramentas utilizadas na concepção do planejamento, como a análise das 5 forças competitivas de Porter ou a matriz SWOT, por exemplo.
Nesse contexto, você deve mostrar números que comprovem a participação de mercado da organização, levantamento do público alvo e a análise dos concorrentes.
O 5º passo sobre como apresentar um planejamento estratégico será mostrar o crescimento desejado para a empresa nos próximos anos.
Para isso, devem ser apresentadas as metas e objetivos, bem como a comprovação de que eles são alcançáveis dentro da realidade da organização.
Uma boa maneira de convencer os gestores é apresentar as ferramentas e técnicas que você utilizou para organizá-las. Algumas sugestões são:
Também é importante mostrar quais indicadores de desempenho ou métricas serão usados para o monitoramento e medição dos resultados obtidos durante a fase de execução do planejamento estratégico.
A conclusão da sua apresentação pode ser um resumo de tudo o que foi visto. Concentre-se nos custos, nas receitas, nos resultados esperados e uma linha do tempo com os marcos mais importantes do planejamento estratégico.
Também é importante pontuar como será a empresa após alcançar os objetivos. Relacione os benefícios mais subjetivos, como a maior satisfação e engajamento dos colaboradores, prêmios que a empresa poderá receber por se tornar destaque na sua área de atuação, entre outras coisas.
O conjunto dos números e desses elementos emocionais ajudarão a fechar a apresentação de forma positiva e motivadora.
Depois que sua apresentação de planejamento estratégico for um sucesso, você terá que implementá-lo e acompanhá-lo, veja a melhor maneira de fazer isso:
O STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa ideal para fazer o acompanhamento das metas e indicadores definidos em seu planejamento estratégico. Ele conta com diversos módulos, como gestão de desempenho individual, de reuniões, de portfólio de projetos e muito mais.
Levando pessoas e empresas mais longe.
A Siteware
Aprenda
Sua parceira de tecnologia para te conectar com o que realmente importa.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |