Exemplos de metas SMART: entenda o que é na prática e como você pode implementar na sua empresa

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Em busca de encontrar alguns exemplos de metas SMART para definir quais a sua organização deve acompanhar? Bom, sabemos que definir metas para uma empresa nunca é um caminho fácil, se não for feito de maneira estratégica.

Se preferir, ouça agora mesmo o nosso conteúdo sobre metas SMART e aproveite!

Afinal, a escolha de um objetivo vai impactar o trabalho de toda a equipe e irá exigir recursos para serem alcançados.

Além disso, muitas vezes existe o risco de deixar algo importante de lado e focar em ações desnecessárias. Dessa forma, embora escolher metas que cobrem diversas áreas da empresa é quase sempre benéfico, há algumas desvantagens em ter objetivos em excesso.

Para falar a verdade, muitas vezes elas são mal planejadas. Assim, mesmo se a organização atingir seu objetivo, isso pode não fornecer algum benefício significativo para o negócio.

E como diria Peter Drucker:

“Não há nada mais inútil do que fazer bem feito algo que não precisava ser feito”

Outras vezes, as pessoas estabelecem metas que não são alcançáveis. Embora elas possam inspirar as pessoas e engajar colaboradores no começo, geralmente elas levam à frustração e ao desapontamento por não terem sido alcançadas.

É por isso que você precisa trabalhar a partir de hoje com as metas SMART, uma metodologia para ser mais assertivo ao fazer essa definição de objetivos da organização.

Neste artigo, confira como definir os objetivos e alguns exemplos de metas SMART para aplicar o quanto antes na rotina das suas equipes de alta performance.

Além de definir as metas, é essencial acompanhá-las. Mas você sabe como escolher o melhor sistema para a sua empresa? Confira: Sistema de controle de metas: como escolher o melhor para sua empresa?

O que são metas SMART?

Na prática, as metas SMART podem ser definidas como a solução ideal para auxiliar pessoas, times e empresas a definirem onde e como querem chegar. Muitas organizações que fazem uso delas têm alcançado diferentes benefícios como aumento na produtividade, melhores resultados e também um aumento nas vendas.

Essas metas são definidas seguindo um padrão e com critérios específicos, que são facilmente lembrados usando a sigla SMART.

Cada letra representa uma palavra em inglês que deve fazer parte de cada meta e que podemos facilmente traduzir para o português como:

  • S – Specific (específico)
  • M – Measurable (mensurável)
  • A – Attainable (atingível)
  • R – Relevant (relevante)
  • T – Time based (temporal)

Ou seja, o método SMART foca em definir características para uma meta, definindo o que ela precisa ser de fato. Para isso, é necessário que ela tenha todas as cinco características citadas anteriormente. O objetivo é garantir que a definição de metas seja clara para todos os responsáveis.

Isso evitará que os colaboradores estejam olhando para uma meta com um foco diferente.

Imagine, por exemplo, que o seu time de marketing tenha o seguinte objetivo: “crescer com as redes sociais“. Essa é uma meta nada objetiva. Isso porque não fala o quanto quer crescer, não cita quais redes sociais e nem qual o prazo para ser alcançada, por exemplo. Ou seja, seus liderados não saberão onde e nem como acompanhá-la.

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Assim, definir metas SMART, vai ajudar a trazer o máximo de resultados para sua empresa e seus times. Mas como criar esse tipo de meta no seu dia a dia?

Como desenvolver as metas SMART?

Para trabalhar no desenvolvimento dessas metas, é preciso conhecer a fundo o significado por trás de cada uma das palavras relacionadas ao acrônimo SMART.

Fazendo isso, definir metas e objetivos SMART será cada vez mais simples. Tudo o que você precisa fazer é criar um plano de ação que atenda a cada um dos critérios que verá com detalhes a partir de agora.

S = Específico

Bons objetivos não podem ter duplo sentido. Por isso, para definir metas SMART, você precisa ter um objetivo claro e simples. Por exemplo, em vez de dizer “esse ano quero ter um corpo definido”, você poderia dizer “vou perder 10 quilos nos próximos 60 dias”.

Você pode ver como o exemplo é muito mais específico e, portanto, é um objetivo melhor? Com o tempo, nos acostumamos a criar metas abrangentes demais. Mas para ter resultados concretos, é importante ser cada vez mais específico.

Uma meta, quando ela não é específica, ela pode deixar cada um da sua equipe com uma visão de muito ou pouco. Ou seja, enquanto um colaborador vai estar satisfeito com os resultados, o outro pode estar vendo que ainda falta um longo caminho a ser percorrido.

Por isso, seja específico do que se trata a sua meta.

M = Mensurável

Aqui o foco é entender que precisamos sempre definir metas mensuráveis, ou seja, que podem ser medidas. Isso porque o acompanhamento de metas é uma parte importante da gestão de equipes e negócios e se não tiver o que ser acompanhado de fato, a meta ela será pouco estratégica.

Ao definir o quanto a meta será mensurável, isso permitirá que você defina marcos que podem ser comemorados quando conseguir atingi-los e também reavaliar quando não foram alcançados. É fundamental ter sempre algum aspecto da sua meta que possa ser medido e avaliado de forma numérica.

Ou seja, se a meta for “crescer as vendas em 20% no semestre“, por exemplo, a sua equipe pode criar pequenos marcos de 5%, 10% e 15% divididos ao longo das próximas semanas para fazer reuniões e validarem o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

A = Atingível

Muitas pessoas caem na armadilha de estabelecer metas impossíveis para si mesmas ou para suas equipes, com o intuito de alcançar um milagre. No entanto, objetivos impossíveis podem empurrá-lo para a frente por um tempo, no entanto, sua equipe certamente vai desistir deles em algum momento e isso causará frustração e desmotivação..

Em vez de impossíveis, seus objetivos devem ser desafiadores, mas sempre alcançáveis. Antes de definir uma meta, tenha certeza de que você ou seu time realmente tem a possibilidade de atingir.

A dica é convidar os seus analistas envolvidos nas metas, para que eles possam te dar uma visão do que é realmente alcançável, antes de defini-las. Dessa forma, ela terá muito mais chance de ser uma das metas SMART.

R = Relevante

Nem todas as metas valem como as outras. A menos que seu objetivo seja relevante para o seu plano estratégico, alcançá-lo pode não significar nada.

Para garantir que sua meta SMART seja relevante, certifique-se de que valha a pena e que alcançá-la proporcionará benefícios positivos à empresa, bem como o fato de que essa meta esteja alinhada com as outras que a empresa definiu.

Ao escolher metas pouco relevantes, você estará fazendo com que sua equipe gaste parte do tempo dela olhando para objetivos que gerarão pouco valor ao negócio.

T = Temporal

Boas metas SMART precisam ter um tempo limite associado a elas. Por exemplo, em vez de dizer “quero começar a ler mais livros”, você poderia dizer “vou ler dois livros nos próximos três meses”.

A pessoa que estabeleceu a segunda meta estará mais motivada para ter sucesso, já que tem um tempo específico em mente para cumprir.

Perceba também como essa segunda meta se encaixa perfeitamente no padrão SMART! Além de ser temporal (T), ela é bem específica (S) e focada em um caminho, é mensurável (M) tanto em relação ao tempo como a quantidade, é facilmente atingível (A) e também relevante (R). Afinal, um bom livro pode ajudar qualquer pessoa.

Por isso, sempre que estiver definindo uma meta nova, se pergunte: por quanto tempo ela estará ativa?

Confira este infográfico veja um resumo das metas SMART:

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17 Exemplos de metas SMART

Pensando na parte prática para escrever suas metas SMART, é uma boa ideia anotar cada um desses critérios e escrever uma frase ou duas sobre como seu objetivo se ajusta a cada um deles.

Se você puder escrever uma meta que atenda a cada um desses critérios, você terá uma meta SMART e uma mudança de atitude que vai ajudar muito mais do que uma meta padrão.

Vamos conferir agora 17 exemplos de metas SMART que podem servir de modelo para criar as suas:

  1. Contratar mais 5 pessoas para a área de vendas até dezembro deste ano;
  2. Diminuir em 50% os custos com aquisição de novos equipamentos em 6 meses;
  3. Duplicar o número de publicações no blog do site em 4 meses;
  4. Aumentar em 20% as vendas no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado;
  5. Aumentar a avaliação média da empresa no Google em 30% nos próximos 3 meses;
  6. Investir 15% do lucro do semestre anterior em 4 treinamentos para os colaboradores nos próximos 2 meses;
  7. Ler um livro sobre liderança por mês durante o próximo ano, começando em 1º de novembro;
  8. economizar R$5.000 para as férias até julho, guardando R$715 por mês a partir de dezembro;
  9. Correr 5km em menos de 25 minutos até o final de junho, treinando três vezes por semana;
  10. Buscarei uma promoção para gerente de departamento até o fim do próximo ano, assumindo pelo menos dois projetos de liderança nesse intervalo;
  11. Concluir meu curso de pós-graduação com no mínimo 90% de aproveitamento até dezembro;
  12. Participarei de um evento de networking ou workshop relacionado à minha indústria a cada dois meses durante o próximo ano;
  13. Tornar proficiente em Excel avançado até o final do terceiro trimestre, dedicando três horas por semana a cursos online;
  14. Farei um jantar especial para a família uma vez por mês, começando em janeiro, para fortalecer nossos laços;
  15. Aprender a tocar três músicas completas no violão até o final de setembro, praticando pelo menos 30 minutos todos os dias
  16. Conquistarei minha certificação PMP até junho, estudando pelo menos 5 horas por semana até a data do exame;
  17. Contribuirei com a comunidade local, voluntariando-me em um abrigo para animais duas vezes por mês ao longo do próximo ano.

Olhar cada um desses exemplos de metas SMART e analisar se cumprem com os critérios que definimos vai ajudar você a entender como desenvolver as suas próprias metas.

Transformando 5 metas vagas em SMART

Se no planejamento estratégico da sua empresa as metas já foram estabelecidas e você percebeu que ela não está nos padrões, não se preocupe. É possível transformar elas em padrões, confira a seguir alguns exemplos para transformar em metas SMART:

Exemplo 1: Quero aumentar as vendas da empresa

Aumentar as vendas da empresa em 15% nos próximos 6 meses, investindo em 3 novas campanhas de marketing e capacitando a equipe de vendas com 2 workshops de técnicas avançadas.

Exemplo 2: Desejo melhorar a satisfação do cliente

Elevar o índice de satisfação do cliente de 80% para 95% até o final do ano, implementando um novo sistema de feedback e realizando treinamentos mensais de atendimento ao cliente para a equipe.

Exemplo 3: Queremos expandir nossa presença nas redes sociais

Crescer o número de seguidores no Instagram em 25% e aumentar o engajamento em 10% nos próximos 4 meses, lançando duas campanhas promocionais e publicando conteúdo diário relevante para nossa audiência.

Exemplo 4: Precisamos reduzir os custos operacionais

Reduzir os custos operacionais em 10% nos próximos 5 meses, analisando e otimizando os processos atuais e renegociando contratos com pelo menos três dos principais fornecedores.

Exemplo 5: Quero melhorar a comunicação interna

Aumentar a eficácia da comunicação interna, reduzindo os mal-entendidos em 50% até o final do trimestre, implementando uma ferramenta de comunicação corporativa e realizando sessões quinzenais de alinhamento com os líderes de departamento.

Próximos passos

A Siteware desenvolve o STRATWs One, um software de gestão de performance corporativa que dentre diversas outras funcionalidades permite que você defina metas e acompanhe em tempo real, gerando mais transparência, alinhamento e engajamento em seu negócio.

Confira algumas de suas vantagens e usos práticos:

  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Facilitar a troca de informação e a comunicação entre departamentos;
  • Focar na busca dos resultados que sua empresa procura alcançar;
  • Criar e acompanhar KPIs de processos, projetos e pessoas;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Encontrar oportunidades de melhoria;
  • Fazer a gestão de reuniões e do portfólio de projetos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Empregar as principais metodologias de planejamento estratégico como BSC, OKR e SWOT;
  • Integrar pessoas, operação e estratégia.

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