Capital humano: o que é, importância, desafios e gestão

Maria Clara Amorim

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É uma verdade universalmente reconhecida (ou pelo menos deveria ser) que as pessoas são a parte mais importante de uma empresa. São elas que impulsionam a inovação, tomam decisões estratégicas e garantem que os negócios continuem crescendo.

Por conta disso, o capital humano é um conceito essencial na gestão estratégica e está diretamente ligado à produtividade, inovação e crescimento organizacional.

Neste artigo, vamos explorar a importância do capital humano, os principais desafios na sua gestão e como aprimorá-lo para impulsionar os resultados da sua empresa.

Mas, antes de começarmos, você sabe qual é o conceito de capital humano?

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O que é capital humano?

Capital humano, portanto, representa o conjunto de competências, conhecimentos, experiências e habilidades de cada colaborador, ou seja, os recursos imateriais conquistados por meio dos estudos e vivências individuais.

Já que capital, na Administração, corresponde aos recursos de uma empresa, você pode perceber que o conceito de capital humano busca justamente tratar as pessoas como os principais ativos empresariais.

Em outras palavras, é o valor econômico das capacidades e do potencial das pessoas dentro da empresa.

Isso porque é justamente nas particularidades de cada um que estão as principais riquezas de uma organização. Assim, o grande destaque é entender que gerir o capital humano significa sustentar a base do crescimento da sua empresa!

Mas, afinal, onde surgiu o termo capital humano?

O ano era 1961, e o professor Theodore Schultz publicava o artigo “Investment in Human Capital (Investimento em Capital Humano) na revista American Economic Review.

Nessa primeira aparição, o economista usou o termo capital humano como “a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho, de modo a produzir valor econômico.”

Na época, as empresas estavam ganhando muita produtividade, o que ocorreu após o investimento em educação profissional. Com isso, ele queria demonstrar como os países que tinham empresas que investiam em seus profissionais conseguiam aumentar drasticamente seu Produto Interno Bruto (PIB). Interessante, não?

Mais que isso, Schultz mostrou que essas empresas também atingiam melhores índices de performance e satisfação ao valorizar seus profissionais e proporcionar condições dignas de trabalho.

Dezoito anos após a publicação, em 1979, a teoria foi reconhecida no Prêmio Nobel da Economia por ter revolucionado a maneira como as empresas enxergavam os profissionais naquele momento.

Capital humano x Capital intelectual

Um ponto que costuma gerar muitas dúvidas é a diferença entre capital humano e capital intelectual.

No fim das contas, o que difere é a abrangência. O capital intelectual aborda além do desempenho dos funcionários, buscando trazer também o conjunto de conhecimentos da organização.

Dessa forma, podemos concluir que o capital intelectual engloba o capital humano ao capital estrutural (interno e externo, ou seja, envolve processos e relações).

Agora que você consegue aplicar essa diferença, continue a leitura para entender melhor qual é a importância do capital humano.

Qual é a importância do capital humano para as empresas?

Bom, até aqui você já deve ter percebido que o capital humano é parte primordial de qualquer empresa.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), o capital humano no Brasil cresceu 2,2% ao ano entre 1995 e 2023, sendo, então, o principal responsável pelo crescimento econômico do país. No entanto, a pesquisadora Janaína Feijó acredita que é preciso fomentá-lo ainda mais.

Por isso que negócios que investem nas pessoas colhem benefícios como maior inovação, engajamento e competitividade no mercado, além de contribuir para o crescimento do próprio país.

Mas qual é, de fato, a importância do capital humano nas empresas?

1- Diferencial competitivo

Já parou para pensar que uma equipe capacitada e engajada não só executa bem suas tarefas, mas também contribui para o crescimento do negócio?

É por conta disso que empresas que investem no desenvolvimento do capital humano conseguem inovar mais, oferecer melhores soluções e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Além disso, o capital humano é o motor da cultura organizacional. São os colaboradores que disseminam os valores da empresa, garantindo que a estratégia saia do papel e se torne realidade no dia a dia.

2- Produtividade

Quando a empresa investe em treinamentos, bem-estar e cultura organizacional, ela encontra um time mais eficiente, que entrega resultados consistentes e de alto valor agregado.

As empresas que negligenciam o capital humano enfrentam problemas como alta rotatividade, baixa motivação e dificuldades em atingir metas. Já as organizações que valorizam seus talentos maximizam o desempenho e a satisfação dos colaboradores, criando um ambiente mais produtivo e sustentável.

3- Retenção de talentos

Sabemos que atrair talentos pode ser um grande desafio, mas mantê-los na empresa pode ser ainda mais difícil. O que normalmente acaba colocando essa retenção em risco é pensar que o capital humano se resume ao momento da contratação.

Quando o talento chega na sua empresa, é preciso garantir que tenha oportunidades de crescimento, reconhecimento e um ambiente de trabalho saudável.

Dessa maneira, uma gestão de talentos que planeje o desenvolvimento do capital humano por meio de planos de carreira, feedbacks contínuos e programas de capacitação diminui as taxas de turnover.

4- Capital humano e inovação

Nada acontece sem pessoas, e com a inovação não seria diferente. O capital humano é o grande responsável por transformar ideias em soluções, além de promover um ambiente de melhoria contínua dentro da empresa.

Fomentar um ambiente de aprendizado e experimentação tende a destacar sua empresa no mercado, pois estimula seus colaboradores a desenvolverem novas habilidades e resolverem desafios com eficiência.

Afinal, inovação não depende apenas de tecnologia, mas principalmente das pessoas por trás dela. Com equipes bem preparadas, você impulsiona a criatividade e a busca por novos caminhos.

E quais são os maiores desafios na implementação do capital humano?

Como vimos ao longo deste artigo, investir no capital humano é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Mas, como nem tudo na vida são flores, nem sempre esse processo é simples. A seguir, exploramos os principais desafios que as empresas encontram ao lidar com o capital humano e, mais para frente, você verá como superá-los.

No cenário em que vivemos, encontrar profissionais qualificados e alinhados à cultura da empresa não é uma tarefa fácil. Muitos candidatos buscam mais do que um salário competitivo e procuram propósito, crescimento e um ambiente de trabalho saudável.

Mas você sabe que atrair talentos é só o primeiro passo. Um grande desafio está em manter os colaboradores engajados e motivados no dia a dia. Isso pode acontecer com a falta de reconhecimento, oportunidades de crescimento limitadas e uma cultura organizacional fraca.

E perder um talento é uma grande dor de cabeça. Significa abrir uma nova vaga, perder conhecimento, experiência e investimento feito no desenvolvimento daquele profissional. O turnover elevado é um problema muito sério, que pode comprometer o crescimento da sua empresa.

Além disso, com o mercado se transformando cada vez mais rápido, os profissionais devem estar sempre atualizados. No entanto, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para oferecer desenvolvimento para seus colaboradores.

4 elementos do capital humano

Segundo artigo publicado por Franciele Teresa Petry e Walmir Guntzel, “Para Davenport (2001), o capital humano distingue quatro elementos: capacidade, comportamento, empenho e tempo, ou seja, a maneira como o trabalhador executa uma tarefa depende de sua capacidade, comportamento e empenho e a escolha de uma tarefa em vez de outra, exige uma decisão de tempo.”

Como você deve imaginar, os elementos possuem nomes bastante auto descritivos:

  • Capacidade: é a soma de competências, conhecimentos e habilidades de cada colaborador,
  • Comportamento: a ética profissional é mais que importante em um ambiente de trabalho e faz toda a diferença na construção da relação de confiança entre empresa e colaborador.
  • Empenho: pode ser visto como o engajamento do colaborador.
  • Tempo: como qualquer outro recurso, não é ilimitado. Por isso, envolve a capacidade de gestão, organização e delegação de tarefas.

Gerenciando o capital humano

Depois de passar por todos os conceitos, chegou a hora de colocar tudo isso em prática. Para superar os desafios e impulsionar o crescimento organizacional, gerir o capital humano é um dos principais pilares que permitem alcançar o sucesso.

Veja como a Cialne conseguiu integrar gestão de pessoas e performance com o STRATWs One:

A seguir, vamos explorar os principais aspectos da gestão do capital humano (HCM) e as melhores estratégias para desenvolver o potencial das pessoas dentro da sua empresa.

1- Defina os objetivos da sua empresa

Parece óbvio, mas, para gerenciar o capital humano, você precisa começar a definir com clareza onde a  sua empresa quer chegar e como os colaboradores podem contribuir para isso. Isso porque funcionários que entendem seu papel dentro da organização e têm metas bem definidas são mais engajados e produtivos.

Uma boa prática é alinhar os objetivos da empresa com os dos colaboradores, criando PDIs (Planos de Desenvolvimento Individuais) e estabelecendo indicadores de desempenho que tornem o crescimento profissional mais tangível. Assim, a sua empresa não apenas impulsiona resultados, mas também fortalece seu capital humano a longo prazo.

2- Recrutamento e seleção de talentos

Com os objetivos bem definidos, você pode começar a colocar em prática os pilares da sua empresa já na hora do recrutamento e da seleção de talentos.

Para isso, fortalecer sua marca empregadora, deixando claro seus valores, benefícios e diferenciais é fundamental. Além disso, processos seletivos bem estruturados, que avaliem tanto competências técnicas quanto comportamentais, fazem toda a diferença.

Assim, você amplia as suas chances de acertar em cheio na contratação, recrutando profissionais alinhados à sua empresa e aos objetivos planejados. Por consequência, você ainda ajuda a diminuir as taxas de rotatividade.

3- Desenvolvimento contínuo e capacitação

Quando Schultz usou o termo capital humano pela primeira vez, ele já observou a importância da capacitação e do investimento em educação para o desenvolvimento dos profissionais.

Por isso, investir na capacitação e no aprendizado é essencial para manter o capital humano atualizado e preparado para novos desafios.

Treinamentos internos, workshops, mentorias e cursos on-line são algumas formas eficazes de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais dentro das empresas.

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4- Feedbacks e cultura de reconhecimento

Todo mundo precisa de um retorno para saber se está no caminho certo. No mundo corporativo, não é diferente: colaboradores precisam de feedbacks assertivos sobre seu desempenho para continuar evoluindo.

Uma gestão eficaz do capital humano envolve um ciclo contínuo de feedbacks, em que gestores e equipes trocam informações sobre desafios, conquistas e oportunidades de melhoria.

Além disso, reconhecer boas práticas e valorizar os esforços dos funcionários é essencial para manter o time motivado. Empresas que constroem uma cultura de reconhecimento observam um aumento na satisfação dos colaboradores e, consequentemente, na produtividade geral.

Como medir o capital humano em uma empresa?

Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de mensurar os resultados obtidos com a implementação da gestão de capital humano.

Mesmo o capital humano sendo um ativo intangível, ele pode (e deve) ser medido para garantir uma gestão mais eficiente.

Existem diversas métricas e indicadores que ajudam a avaliar o impacto dos colaboradores no desempenho da empresa. Medir o capital humano de forma estratégica te permite tomar decisões mais assertivas sobre desenvolvimento, retenção e engajamento dos talentos.

Além disso, usar análises detalhadas de dados obtidos com a avaliação de desempenho te permitirá tomar decisões estratégicas, visando o bem-estar dos colaboradores e da empresa.

Próximos passos

O STRATWs One é uma solução completa para empresas que desejam potencializar o desenvolvimento do capital humano, garantindo que a gestão de pessoas esteja diretamente conectada à estratégia organizacional.

A nossa plataforma permite que você acompanhe, desenvolva e retenha talentos de forma eficaz, promovendo uma cultura de crescimento e alta performance.

Com o STRATWs One, você pode:

  • Alinhar o crescimento das pessoas à estratégia: conecte a gestão de talentos aos objetivos estratégicos do negócio, aumentando a eficiência e o engajamento dos colaboradores.
  • Monitorar indicadores de desempenho: utilize KPIs estratégicos para medir o capital humano, garantindo que os investimentos em desenvolvimento de talentos estejam gerando impacto real na performance organizacional.
  • Realizar avaliações de desempenho: conte com o apoio da nossa IA para analisar os dados obtidos e transformá-los em ação para o capital humano.
  • Gerenciar Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs): crie, acompanhe e analise PDIs com facilidade, contando com o apoio da nossa IA.
  • Aplicar feedbacks contínuos: acompanhe a evolução dos colaboradores por meio de feedbacks estruturados, promovendo uma cultura de aprendizado e melhoria contínua.

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