F – Feedback

F – Feedback

Feedback proporciona aos colaboradores informações claras sobre como seu desempenho é percebido em relação às expectativas da empresa. Clique no vídeo e saiba mais!

A prática do feedback é essencial para o desenvolvimento individual e coletivo dentro das empresas, atuando como uma ferramenta chave para o aprimoramento contínuo, a motivação, a eficiência e a harmonia no ambiente de trabalho.

Por meio do feedback, os gestores podem identificar problemas e obstáculos enfrentados pelos colaboradores em estágios iniciais. Isso permite intervenções oportunas, evitando que pequenos problemas se tornem grandes complicações no futuro.

Além disso, uma cultura que valoriza o feedback é geralmente uma cultura que valoriza a aprendizagem e a melhoria contínua. Dessa forma, incentiva uma mentalidade de crescimento onde erros são vistos como oportunidades de aprendizado, não como falhas.

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Perguntas frequentes

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Feedback eficaz deve ser específico, construtivo e focado em comportamentos observáveis, não em características pessoais. É importante ser honesto e respeitoso, oferecendo feedback de maneira clara e direta, e, quando possível, oferecer sugestões de melhorias ou alternativas.

Feedback não deve ser limitado a avaliações de desempenho anuais, mas sim ser um processo contínuo. Idealmente, feedback deve ser dado regularmente para reconhecer sucessos e corrigir desvios de curso de maneira oportuna.

Enquanto gestores são frequentemente responsáveis por fornecer feedback, uma cultura de feedback eficaz envolve todos na organização. Colegas e liderados também podem fornecer feedback valioso por meio de avaliações 360 graus ou por meio de sistemas de feedback peer-to-peer.

Embora feedback negativo possa envolver crítica, seu objetivo não é censurar, mas ajudar a pessoa a melhorar. É diferente de crítica pura, pois deve sempre incluir orientações claras e práticas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Para implementar uma cultura de feedback, a liderança deve primeiro endossar e modelar as práticas de feedback. Além disso, treinamentos sobre como dar e receber feedback de forma eficaz podem ser providenciados. É também crucial criar sistemas e processos que facilitem o feedback regular, como avaliações periódicas e canais abertos de comunicação.

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