Kanban Maturity Model: o que é, por onde começar e dicas

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Kanban Maturity Model
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Projetado para líderes e equipes que buscam conectar os valores culturais da empresa e alinhar os esforços com os objetivos estratégicos, o Kanban Maturity Model oferece um caminho claro. Este modelo é uma jornada evolutiva que guia as organizações do caos inicial para a maturidade em excelência operacional. 

Para líderes interessados em aprimorar a eficiência operacional e promover um ambiente colaborativo, o Kanban Maturity Model oferece um caminho claro.

Por isso, este artigo é destinado a praticantes do método Kanban, gerentes de projetos, gerentes de produtos e qualquer profissional que busque introduzir e sustentar a orientação a serviços dentro de suas organizações, um pilar fundamental para a agilidade empresarial.

Aqui, te ajudo a desvendar os níveis de maturidade do Kanban, explorar suas práticas relacionadas ao alívio da sobrecarga de trabalho e entender como essas estratégias promovem a colaboração e a melhoria contínua em diferentes níveis da organização.

Continue a leitura e confira!

gestão de projetos

O que é o Kanban Maturity Model?

O Kanban Maturity Model (KMM) é uma estrutura concebida para ajudar as organizações a avaliar e melhorar a maturidade de seus processos de negócios utilizando o Método Kanban. É um método direcionado para empresas e equipes que buscam aprimorar sua eficiência operacional, colaboração e agilidade nos negócios por meio de práticas de Kanban mais refinadas e alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.

O modelo é estruturado em vários níveis de maturidade, que vão desde o nível básico, onde os processos podem ser caracteristicamente reativos e desorganizados, até o nível mais avançado, onde os processos são otimizados, previsíveis e alinhados estrategicamente com as necessidades do negócio. Cada nível inclui práticas, políticas e resultados esperados específicos.

Dessa forma, o Kanban Maturity Model é uma ferramenta valiosa para organizações que desejam melhorar a maneira como trabalham, tornando os processos mais eficientes, previsíveis e alinhados com seus objetivos estratégicos. Ele oferece um roteiro estruturado para a melhoria contínua por meio da adoção de práticas de Kanban e do desenvolvimento de uma cultura de trabalho colaborativo e orientado a resultados.

Como e onde surgiu o Kanban Maturity Model?

O Kanban Maturity Model foi desenvolvido por David J. Anderson e Teodora Bozheva. David J. Anderson é um dos principais expoentes do Método Kanban, uma abordagem para melhoria contínua, gestão de fluxo de trabalho e mudança organizacional, baseada nos princípios Lean e Agile. 

Inclusive, o Kanban Maturity Model é inspirado em modelos de maturidade anteriores, como o Capability Maturity Model Integration (CMMI), mas é especificamente adaptado para refletir os valores e princípios do Kanban e do gerenciamento ágil de projetos. 

Dessa forma, o método Kanban Maturity Model surgiu da necessidade de fornecer às organizações um caminho claro e estruturado para a adoção do Método Kanban e a melhoria contínua dos seus processos de negócios.

Além disso, o Kanban Maturity Model foi projetado para ajudar as empresas a diagnosticar seu nível atual de maturidade em termos de práticas de gestão de fluxo de trabalho e fornecer orientações passo a passo sobre como avançar para níveis mais altos de maturidade, melhorando assim a eficiência, a capacidade de resposta e a satisfação do cliente.

Quais são os níveis de maturidade do Kanban Maturity Model?

O Kanban Maturity Model é dividido em sete níveis de maturidade, cada um representando um estágio diferente no desenvolvimento e na eficácia dos processos de uma organização. A seguir, confira quais são eles, do menor nível de maturidade para o maior.

Nível 0: Obrigação

Neste estágio inicial, os processos são praticamente inexistentes ou altamente caóticos. As ações são tipicamente reativas, baseadas em crises ou demandas urgentes. A falta de previsibilidade e estrutura resulta em estresse elevado entre os membros da equipe e qualidade de trabalho inconsistente.

Alguns desafios desse nível costumam ser sobrecarga de trabalho, baixa qualidade, alto estresse, e falta de visibilidade.

Dessa forma, o objetivo de melhoria desse nível começa com iniciar a visualização do trabalho para identificar padrões de sobrecarga e começar a estabelecer uma consciência coletiva sobre a necessidade de mudança.

Nível 1: Consciência

Aqui, as organizações neste nível começam a reconhecer a importância da gestão do fluxo de trabalho. Há esforços para visualizar o trabalho e identificar os problemas principais, mas os processos ainda são imprevisíveis e desorganizados.

Os desafios comuns neste nível tendem a ser a resistência à mudança, processos imprevisíveis, falta de padrões.

Por isso, os objetivos de melhoria passam por implementar sistemas básicos de Kanban para gerenciar o trabalho e criar a primeira versão de um fluxo de trabalho visualizado, identificando e abordando os maiores pontos de dor.

Nível 2: Emergente

Neste nível do Kanban Maturity Model, a organização começa a controlar o trabalho em andamento e a melhorar a entrega do trabalho. Os processos começam a se tornar mais previsíveis, e a equipe ganha uma melhor compreensão de sua capacidade de trabalho.

Não é à toa que os desafios costumam ser a variabilidade no fluxo de trabalho, início de gestão de WIP (trabalho em progresso), e práticas de entrega inconsistentes.

Para solucioná-los, os objetivos costumam ser a estabilização do fluxo de trabalho por meio da gestão do WIP, definir políticas explícitas e introduzir métricas básicas para avaliar a eficácia do processo.

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Nível 3: Definido

No nível 3 do Kanban Maturity Model os processos da empresa estão mais definidos e gerenciados. A organização entende claramente o fluxo de trabalho e começa a usar classes de serviço para melhor atender às diferentes demandas e expectativas dos clientes.

Por isso, nesta etapa os desafios envolvem a definição e implementação de classes de serviço, gerenciamento da capacidade e demanda de forma eficaz e melhorar a colaboração entre as equipes.

Para se tornar uma empresa do nível 4, ela precisará ter objetivos de melhoria que envolvem o refinamento das políticas de fluxo de trabalho, implementação de um sistema de gestão de filas e estabelecer feedback loops regulares para aperfeiçoar continuamente os processos.

Nível 4: Gerenciado

Neste nível, a organização usa métricas para gerenciar e melhorar os processos quantitativamente. Os processos são previsíveis, e a entrega é baseada em compreender a capacidade e a demanda.

Além disso, os desafios do nível 4 do Kanban Maturity Model envolvem melhorar a previsibilidade, quantificar a capacidade de entrega e gerenciar riscos. Já os objetivos de melhoria envolvem a implementação de métricas avançadas e análises para otimizar o fluxo de trabalho, melhorar a previsibilidade e aumentar a eficiência.

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Nível 5: Otimizado

Já no nível 5, a organização deve focar na otimização contínua e na melhoria do processo global. Há uma cultura de inovação, e a equipe procura constantemente maneiras de melhorar a eficácia e eficiência.

Os desafios desta etapa envolvem a inovação contínua, otimização de todo o fluxo de valor, adaptação às mudanças de mercado.

E os objetivos de melhoria devem envolver a promoção de uma cultura de melhoria contínua, alinhar melhorias com as necessidades do cliente e do mercado, e otimizar todo o sistema de entrega.

Nível 6: Congruente

No último nível da análise do Kanban Maturity Model os processos e práticas de Kanban da organização estão completamente alinhados com os valores, a missão e os objetivos estratégicos da empresa. A congruência entre as práticas de gestão e a cultura organizacional é alcançada, refletindo um estado de maturidade onde as melhorias são contínuas e integradas na forma como a organização opera diariamente.

Mesmo no nível mais alto de maturidade, a liderança e demais colaboradores precisam lidar com desafios contínuos envolvendo a manutenção da congruência entre as práticas operacionais e os objetivos estratégicos em um ambiente em constante mudança, garantir que a melhoria contínua seja sustentável e adaptar-se às novas oportunidades e desafios do mercado.

Para isso, será necessário continuar a inovar e a adaptar práticas que sustentam a estratégia de negócios e os valores organizacionais, garantindo que a organização permaneça resiliente e responsiva às mudanças do mercado e do ambiente externo. Refinar continuamente os processos para não apenas manter, mas melhorar a harmonia entre as ações operacionais e as metas estratégicas.

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Quais são os objetivos do KMM?

Primeiramente, o Kanban Maturity Model objetiva fornecer um mapa claro para as organizações que desejam evoluir suas práticas de gestão de trabalho. Ele oferece uma estrutura para avaliar o nível de maturidade atual dos processos de negócios e identificar caminhos pragmáticos para o desenvolvimento gradual, assegurando que as mudanças sejam sustentáveis e alinhadas com as capacidades da equipe e as necessidades da organização.

Além disso, o Kanban Maturity Model visa melhorar a eficiência e eficácia operacional. Ao identificar e implementar práticas adequadas de Kanban para cada nível de maturidade, as organizações podem reduzir o tempo de ciclo, melhorar a qualidade do produto e aumentar a satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que diminuem o estresse e aumentam a transparência no ambiente de trabalho.

Outro objetivo do KMM é promover um alinhamento mais forte entre as atividades operacionais e os objetivos estratégicos da organização. O modelo ajuda a garantir que as práticas de Kanban e os processos de negócios estejam em sintonia com a visão geral da empresa, facilitando uma melhor tomada de decisão e priorização que apoiam a estratégia de negócios a longo prazo.

O Kanban Maturity Model também se destina a fomentar uma cultura de melhoria contínua. Ao estabelecer um caminho claro para o desenvolvimento, o modelo encoraja as equipes e as organizações a adotarem uma mentalidade de crescimento, onde a aprendizagem e a adaptação contínuas se tornam parte integrante da maneira como trabalham. Isso não só melhora o desempenho atual, mas também prepara a organização para enfrentar desafios futuros.

Próximos passos

O STRATWs One é uma plataforma de gestão de desempenho empresarial projetada para otimizar a comunicação, a colaboração e a execução de estratégias dentro das organizações.

A plataforma permite que os usuários definam e monitorem indicadores de desempenho chave (KPIs) em tempo real. 

A ferramenta promove uma comunicação eficaz entre as equipes, permitindo compartilhar informações, atualizações e feedback de maneira centralizada. Essa característica é vital para manter todos na mesma página e garantir que a colaboração seja fluida e produtiva, contribuindo para a cultura de transparência e engajamento.

Além disso, a plataforma facilita a implementação de processos de melhoria contínua ao permitir que as equipes revisem continuamente seus processos, identifiquem gargalos e implementem melhorias. O STRATWs One pode ajudar a estabelecer um ciclo virtuoso de planejamento, execução, revisão e ajuste por meio do método PDCA, que é fundamental para a melhoria contínua e a agilidade organizacional.

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