Que um funcionário motivado trabalha com maior eficácia, ninguém tem dúvidas.
Agora, como é para a empresa mantê-lo entusiasmado boa parte do tempo para que ele possa render o melhor de si?
Em uma época em que as empresas brigam por um lugar no competitivo mercado e tentam se adequar às inúmeras mudanças que ocorrem ininterruptamente, uma poderosa vantagem é o conhecimento que cada funcionário possui.
Qual é a dinâmica diária que deve ser criada para que todos saiam ganhando?
A conta é simples: funcionários satisfeitos + gestão de qualidade = aumento de produtividade.
Porém, o resultado, na maior parte dos casos, não é satisfatório.
E as coisas, na prática, são bem mais complicadas do que simples sugestões ou conselhos.
Cada ambiente tem o seu próprio jeito de funcionar, por isso, é preciso estar muito atento. A linha entre o sucesso e o fracasso é tênue.
Ações momentâneas tendem a ter resultados passageiros.
O ideal na hora de pensar em como aumentar a produtividade da equipe é procurar por soluções duradouras.
Veja alguns estudos bastante esclarecedores sobre eficiência e produtividade nas empresas.
Separamos 5 estudos de universidades conceituadas e institutos de pesquisa internacionais para ajudar a responder essa difícil pergunta: Afinal, como aumentar a produtividade da equipe?
O primeiro estudo pertence ao IMD – International Institute for Management Development – famosa escola de negócios especializada no desenvolvimento de líderes, com sede na Suíça.
O estudo diz que a tecnologia é uma aliada importante para aumentar a produtividade da equipe.
Mas sem uma política de “Orientação da Informação” com o suporte da comunicação interna, o desempenho dessas equipes pode não sair como o esperado.
A “Orientação da Informação” é ir além do mero investimento em tecnologia e elaborar atividades de gestão centradas nas pessoas.
O objetivo é ajustar atitudes e valores que levarão a uma eficiência no trabalho de coleta, organização e disseminação de informações.
O segundo estudo é dos professores James Heskett, Earl Sasser e Leonard Schlesinger da Harvard Business School, EUA.
O trabalho provou cientificamente que a motivação interna dos funcionários e a lealdade do cliente estão intimamente ligadas e aumentam consideravelmente a produtividade.
Quando bem pagos, instalados e comprometidos, os funcionários fornecem níveis mais altos de trabalho, refletindo em fidelidade do cliente e aumento do desempenho da equipe.
O terceiro estudo é do professor Emilio Castilla, do MIT Sloan School of Management, EUA.
Ele usa o termo People Analytics para designar a melhor maneira de falar de meritocracia e produtividade de equipe, sem preconceitos e injustiças.
Seu artigo diz que na hora de pensar em como aumentar a produtividade da equipe, não se pode deixar de lado a meritocracia.
Ou seja, contratar, recompensar e promover as melhores pessoas, com base em seus méritos e testes reais de desempenho.
Mas para que isso aconteça de maneira adequada, sem discriminação ou mesmo preconceitos inconscientes, os processos de recursos humanos devem ser justos e objetivos.
Deve-se deixar muito claro aos funcionários o que a empresa espera deles e como serão avaliados.
O quarto estudo é do professor William Barnett da Stanford Graduate School of Business, EUA.
Ele diz que pode parecer estranho, mas buscar consenso na equipe, embora aparentemente ideal, pode nem sempre funcionar.
No desenvolvimento de um planejamento estratégico, muitos funcionários têm receio de expor ideias e acabam apoiando a visão geral do consenso.
Isso ocorre por acreditarem que falar algo diferente irá soar como tolo ou desinteressante.
E é aí que muitas ideias inovadoras se perdem.
Portanto, em vez de aumentar a produtividade e a participação dos funcionários, a busca por consenso pode levar a decisões simplistas e sem criatividade.
O quinto estudo é da professora Liane Davey, publicado pela Harvard Business Review, EUA. Ela diz que nem sempre é ruim ter uma equipe que sofre de estresse.
Chefes sabem que quando os prazos começam a apertar e os resultados não aparecem, um pouco de pressão pode motivar os funcionários a darem o melhor de si.
Uma técnica ensinada por Davey é expressar alguma demanda com um olhar preocupado e, em seguida, suavizar com uma pergunta.
Por exemplo:
– Já estamos na última semana do mês e ainda não atingimos 60% do nosso objetivo. Vocês acham que devemos desenvolver um novo material de vendas para ajudar as equipes de campo?
Com sutileza, atenção, objetividade e sem desespero, é possível unir a equipe numa intensa força-tarefa para a entrega dos trabalhos.
Ficou claro para você como aumentar a produtividade da equipe?
Engajamento é um dos fatores fundamentais.
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