Para falar como um líder, pense sobre o que, quando e como você fala

CONTEÚDO

falar como um lider
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Quer saber como falar como um líder? Acompanhe o exemplo:

Nancy começou seu dia se sentindo preparada para apresentar para sua equipe um projeto de alto risco no qual ela estava trabalhando nos últimos dois meses. Ela ensaiou repetidamente seus slides, até o ponto em que ela tinha todo o conteúdo praticamente decorado.

Chegou cedo à reunião e, apesar de estar ansiosa, esperou pacientemente pela sua apresentação. A reunião começou e, depois de minutos, Jack, um dos co-presidentes, pediu que ela informasse os executivos sobre seu projeto.

Nancy iniciou entusiasticamente sua apresentação, atingindo todos os pontos de discussão que ela ensaiou meticulosamente. Com domínio do material, ela se sentiu no controle da situação.

Ela ficou aliviada por ter passado tanto tempo praticando e se preparando para essa reunião. Mas Jack a interrompeu e disse: “Nancy, agradeço o seu trabalho duro neste projeto, mas ele não é relevante para nossa agenda e não condiz com os objetivos de negócio que nós estamos perseguindo agora.”

Envergonhada, Nancy sentou na sua cadeira e ficou em silêncio durante o resto da reunião. Ela mal podia esperar para sair da sala quando a reunião terminou para poder refletir sobre como aquele momento – que ela esperava que fosse um ponto alto em sua carreira – se transformou num completo desastre.

O que aconteceu aqui? Enquanto Nancy estava preparada para participar da reunião, ela não conseguiu pensar estrategicamente. Esse é um problema que atinge muitos gestores, executivos e líderes competentes quando se trata do papel que eles desempenham em reuniões e encontros com a equipe. Aprender a desenvolver e transmitir uma voz executiva mais estratégica pode ajudar os líderes a evitarem se verem em uma situação potencialmente prejudicial para a carreira.

Por que você precisa saber falar como um líder? 

Independentemente se você é um gerente associado ou um executivo sênior, o que você diz, como, quando, para quem e em qual contexto são componentes críticos para explorar todo o seu potencial como líder estratégico.  

Se você quer passar credibilidade e influenciar pessoas, é importante ser conciso e deixar com que elas saibam claramente o papel que você espera delas. Também é importante desmistificar o conteúdo de toda e qualquer mensagem que você entrega. Evite jargões e seja uma pessoa de poucas – mas eficazes – palavras. 

Todos esses fatores se relacionam com o desenvolvimento da sua capacidade de falar como um líder. Ela não tem tanta relação com o seu desempenho, mas sim com seus instintos estratégicos, compreensão do contexto e consciência dos sinais que você envia nas suas interações diárias. Assim como a presença executiva, sua característica irmã, a voz executiva pode parecer algo intangível e, portanto, difícil de definir.

Mas o fato é que todos nós temos uma maneira preferida de nos comunicar com os outros. Portanto, tente fazer isso com intenção estratégica e uma sólida compreensão do contexto. Isso pode significar a diferença entre sucesso e fracasso em sua comunicação e estilo de liderança.

Um dos aspectos mais importantes de ter uma voz executiva e saber falar como um líder diz respeito a ser um líder estratégico. Frequentemente vejo executivos querendo promover seus líderes, mas não acreditando que eles sejam estratégicos o suficiente. Quando eu ouço gestores dizerem isso, devolvo a questão e sugiro que talvez o problema não seja a falta de potencial de liderança estratégica do candidato. Talvez o problema seja que os gestores não consigam explorar as habilidades estratégicas desses líderes de maneira correta.

Apresentaremos algumas estratégias de coaching utilizadas com líderes – homens e mulheres – para dar mais estratégia às suas vozes estratégicas. Confira:

1. Compreenda o contexto

Quantas vezes você já se viu lançando uma ideia mal formulada em uma reunião, não compartilhando suas ideias quando as pessoas estão à procura delas, ou dizendo algo que não é muito adequado à pauta e, de repente, ficando em “estado de choque”? Se essas situações parecem familiares, o que é que deu errado? Geralmente, esses tipos de erros ocorrem pela falha em compreender o contexto da apresentação ou reunião em que se encontra.

Por exemplo, se você é a principal autoridade no assunto, é provável que o contexto exija que você conduza a reunião e tome decisões finais. Mas se você é um dos muitos executivos que podem contribuir, seu papel deve ser apenas compartilhar sua visão. Dessa forma, você pode somar suas ideias às dos outros sem roubar os holofotes com suas ótimas ideias.

Se você for um novato e não for convidado a se apresentar em uma reunião, então o seu papel, no que tange à comunicação, seria observar e ouvir. Saber ou descobrir com antecedência qual é o papel que esperam de você em um fórum ou evento pode orientá-lo na determinação do tipo de voz necessária para esse local específico e também ajudá-lo a garantir que compreenda o contexto antes de se expressar.

2. Seja um visionário

Às vezes, deixamos de explorar nossa voz executiva porque nos concentramos demais em nossa própria função ou papel. Dessa forma, acabamos esquecendo de desenvolver a capacidade de falar como um líder. Os líderes estratégicos são mais visionários do que isso, tendo uma visão empresarial que se concentra menos em si e mais na organização como um todo. Outro lado de ser visionário é desenvolver a capacidade de articular expectativas para o futuro e ter motivação para mudanças.

Este tipo de visão executiva ajuda a guiar as decisões em torno da ação individual e empresarial. Você deve trabalhar no sentido de, com as suas recomendações, ligar os pontos a fim de mostrar como suas decisões afetam os outros ao redor da mesa, incluindo sua equipe e a organização como um todo.

3. Cultive relacionamentos estratégicos

Uma das melhores maneiras de construir um pensamento estratégico é alavancando relacionamentos de forma intencional. Construir relacionamentos e fazer networking focando em objetivos específicos de negócios é uma ótima estratégia. Isso exige que os líderes tragam uma perspectiva mais estratégica das prioridades da organização, essas que normalmente não possamos acessar. Quando você cultiva relacionamentos estratégicos amplos, isso o ajuda a não ficar preso a detalhes do dia a dia.

É fácil perder de vista a importância de cultivar relacionamentos novos e diversos quando você já tem muitos. Porém, para ter uma voz executiva forte é preciso expandir seus conhecimentos para além da sua posição específica, departamento ou área de especialização.

Para desenvolver a sua voz executiva e saber falar como um líder, reserve um tempo para se aproximar de pelo menos uma pessoa por semana que esteja fora da sua equipe rotineira. Tente aprender:

  • Como elas se encaixam no negócio de maneira geral;
  • Seus objetivos e desafios;
  • Maneiras de apoiá-las como parceiras de negócios estratégicos.

 4. Traga soluções, não só problemas

A maioria dos executivos se sente frustrada quando as pessoas apontam desafios, mas não oferecem nenhuma resolução. Liderar estrategicamente com uma forte voz executiva envolve não somente o apontamento de problemas difíceis, mas também a resolução deles.

Você pode se mostrar de forma mais estratégica estudando sobre os assuntos e assumindo a liderança na análise das situações. Faça um brainstorming de ideias novas que vão além do óbvio. Mesmo que você não tenha a resposta perfeita, pode demonstrar sua capacidade de encontrar soluções inteligentes.

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5. Se mantenha calmo em situações de tensão

Pessoas que sabem falar como um líder e que têm uma boa voz executiva não podem ser irritar facilmente. Se pergunte: você consegue fornecer uma boa liderança mesmo quando todos estão perdendo a compostura? Quando você consegue focar nos fatos ao invés de ter um colapso emocional independentemente do quão estressado você se sinta, você consegue liderar com uma voz mais eficaz.

Pode ser desconfortável reconhecer e admitir desafios pessoais em relação à sua voz executiva. A princípio, você pode enfrentar resistência da equipe ao fazer sugestões para melhorar a voz dos membros da sua equipe. Mas, uma vez que você consegue superar essa resistência inicial, seja com você ou com os outros, você vai ver que o esforço inicial de descobrir formas mais eficazes de contribuir em reuniões importantes vale a pena. Ao fazer os ajustes necessários à sua abordagem de participação, você evita voar às cegas e começa a aparecer de forma mais estratégica em diferentes situações.

Texto adaptado daqui.

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